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Na intenção de praticar a visão interdisciplinar e transversal do conhecimento, um profissional do Ensino Fundamental (Anos Iniciais) preparou uma aula que tem por objetivo propiciar o aprendizado de conceitos presentes na História, na Geografia e na Matemática. Em relação a essa temática, pode-se afirmar que:

Quem é o pensador da Filosofia da Educação que, em seus estudos, classificou a escola e seu modelo de tratamento do indivíduo, assim como a prisão, em um espaço especializado na produção de seres humanos que se aproxima muito do modelo das fábricas, ao que denominou "instituições disciplinares"?

Uma professora começa a perceber que o aluno chega sempre atrasado às aulas, cansado e apresentando sinais claros de irritação. Conversando com o mesmo, descobre que ele está trabalhando no período noturno como chapeiro em uma lanchonete no centro da cidade. Considerando que a professora atua no Sexto Ano do Ensino Fundamental, o aluno ingressou na escola em idade correta, nunca foi retido e não se encontra em situação de aprendiz, é importante que o a docente:

Um importante educador brasileiro influenciou fortemente o debate sobre metodologias de alfabetização e obteve reconhecimento internacional sobre seu trabalho. No método que criou, a preocupação inicial do professor consiste na descoberta de palavras significativas do meio social ou comunitário de origem dos alunos e, como momento complementar, a preocupação em promover a compreensão plena do sentido histórico / social da palavra encontrada, a fim de incrementar o processo de alfabetização com a transposição do limite de representação das palavras e ideias, alcançando a significação da vida do próprio indivíduo. Dessa forma, enfatiza que alfabetizar não é apenas um processo de suporte para o domínio técnico da linguagem, mas de iniciação do empoderamento do indivíduo e do grupo social ao qual faz parte. Esse método foi desenvolvido por:

O processo de planejamento de cada aula deve contemplar a forma de realização da avaliação que, na realidade, expressa a visão do professor sobre o que é e para quê serve "aprender". Sob esta perspectiva, se o profissional não iniciar sua aula ensinando algum elemento presente no currículo, mas aplicando uma avaliação diagnóstica, há sinais contundentes de que ele:

O professor atuante no Ensino Fundamental tem profundo preparo para condução de processos que levam a criança à plena alfabetização. Para alcançar esse preparo tão importante na garantia do pleno acesso ao conhecimento historicamente construído pela humanidade, o profissional estudou alternativas metodológicas para alfabetização, dentre as quais, o Método Sintético e o Método Analítico, corretamente definidos:

Um professor recebeu um kit contendo Punção e Reglete, acompanhado de um Informe da Direção e da Coordenação com orientações sobre o uso desses instrumentos, indispensáveis à inclusão do novo aluno que acaba de se matricular na escola. Visando pleno acolhimento desse aluno, pode-se afirmar que o kit trará grande valor ao trabalho docente, uma vez que este aluno provavelmente tem grau avançado de:

A Lei Federal n.º 13.005/2014, ao aprovar o Plano Nacional da Educação, estabelece uma periodicidade legal para que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP publique estudos para aferir a evolução no cumprimento das metas estabelecidas no Anexo da Lei. Qual a periodicidade dessa publicação, estabelecida pela lei?

Durante o processo de preparação das aulas, o(a) professor(a), muito atento(a) ao processo global de formação de seus(suas) alunos(as), estabeleceu estreita relação entre a avaliação e o conteúdo trabalhado, alcançando excelentes vias de aplicação, na vida cotidiana, dos conceitos estudados. Como forma de concluir adequadamente esse ciclo de trabalho, o(a) professor(a) não poderá se esquecer:

Uma professora conduziu uma espécie de "processo de investigação" que deveria ser todo realizado pelos alunos, permitindo-os viver interessantes e positivas experiências de "confrontos" com os colegas, de responsabilização por escolhas, reflexão sobre prazos e planejamentos. A avaliação dos resultados foi feita a partir de objetivos construídos de forma autônoma com suporte docente, visando solução ou amenização de problemas vividos realmente na comunidade. O conteúdo curricular, nessa ação pedagógica, ganhou profundo sentido, tornando-se ferramenta prática e não somente abstrações a serem decoradas para uma prova. Analisando a estrutura descrita, pode-se afirmar que a proposta apresenta grande afinidade com o modelo educacional proposto por:

A inclusão de crianças com deficiência na escola regular, para que tenham acesso à sua formação integral como todos os demais brasileiros, foi um grande ganho, visto que promoveu mútua oportunidade de aprendizado, ao proporcionar a real e diária convivência entre seres humanos separados a anos pelas "muralhas da divisão, do preconceito e do afastamento". Do ponto de vista docente, a inclusão demanda intensa reflexão sobre planejamento e prática de ensino, com vistas à plena inclusão, o que requer a busca incessante por atualização teórica e novas ferramentas. Um professor que recebe alunos surdo-cegos em sua turma, encontraria valoroso apoio em qual método de comunicação?

O Artigo 5º da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que a educação básica obrigatória é "direito público subjetivo". Analisando o conceito, a fim de melhor aplica-lo no cotidiano escolar, é correto afirmar que:

Valorizando a perspectiva transversal do conhecimento, um professor elencou, a partir dos Parâmetros Curriculares Nacionais, 06 temas que funcionarão como espécie de "cenário" por meio do qual serão desenvolvidas suas aulas. Conforme orientação do PCN, quais temas devem ser trabalhados em sala de aula?

Rudolf Steiner elaborou profundas reflexões sobre a formação das crianças na escola, propondo alternativas para garantia de novos caminhos educacionais, capazes de transpor os limites da visão clássica / tradicional, pouco eficaz na compreensão do ser humano em sua totalidade. Seu nome ficou profundamente ligado à Antroposofia, à Medicina Antroposófica, à Pedagogia Waldorf e à Agricultura Biodinâmica. Partindo desses princípios que definem fortemente algumas características da proposta de Steiner, assinale a alternativa que dialoga com sua visão sobre a educação.

A Base Nacional Comum Curricular aponta, para o 5º ano, a seguinte competência:

"Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva".

Considerando as ideias expostas e o conhecimento abrangente do documento, pode-se afirmar que esta competência pertence ao quadro de:

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