Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

São doenças de notificação compulsória imediata, em até 24 (vinte e quatro) horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública:

Carregando...

São complicações da alimentação por sonda enteral:

I- Aspiração pulmonar.

II- Diarreia.

III- Desequilíbrio de eletrólitos sérico.

IV- Desidratação hiperosmolar.

V- Restrição física.

Carregando...

A resolução do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) Nº 564/2017 aprova o novo Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem. Conforme o capítulo II, Art. 37, é dever do enfermeiro documentar formalmente as etapas do processo de Enfermagem, em consonância com sua competência legal. Contudo, faz-se necessário diferenciar as Anotações de Enfermagem da Evolução de Enfermagem. Quais das características descritas a seguir, são inerentes à Evolução de Enfermagem:

I- Elaborada por toda a equipe de enfermagem.

II- Dados analisados.

III- Registra uma observação.

IV- Referente ao período de 24 horas.

V- Privativo do enfermeiro.

Carregando...

As técnicas de higienização das mãos podem variar, dependendo do objetivo ao qual se destinam. A definição apresentada a seguir descreve qual técnica?

"Promover a remoção de sujidades e de microrganismos, reduzindo a carga microbiana das mãos, com auxílio de um antisséptico."

Carregando...

São fatores de risco para desenvolvimento de úlceras e amputações, sendo estas as principais complicações do Pé Diabético:

Carregando...

A Prática Baseada em Evidências requer a integração de quais elementos?

I- Melhor evidência disponível na literatura.

II- Experiência clínica do profissional.

III- Preferências do paciente.

IV- Recursos disponíveis na instituição.

Carregando...

Segundo a Wound, Ostomy and Continence Nurses Society (WOCN, 2010), qual o termo atual a ser utilizado para descrever a integridade cutânea prejudicada relacionada com a pressão não aliviada e prolongada?

Carregando...

Segundo o Cadernos de Atenção Básica N. 32 – Atenção ao Pré-natal de Baixo Risco, qual o número mínimo indicado de consultas de pré-natal para a gestação de risco habitual, realizada em Unidade de Saúde?

Carregando...

A farmacocinética é o estudo sobre como os medicamentos penetram no corpo, alcançam o seu local de ação, são metabolizados e excretados. Relacione os itens abaixo descritos com sua respectiva definição e assinale a alternativa correta, correspondente à sequência de cima para baixo.

I- Absorção.

II- Excreção.

III- Metabolismo.

IV- Distribuição.

( ) A biotransformação acontece sob a influência das enzimas que detoxificam, clivam e removem substâncias biologicamente ativas.

( ) Transporte do medicamento para os tecidos e órgãos e para o local de ação específico.

( ) Eliminação dos metabólicos por meio dos rins, fígado, intestino, pulmões e glândulas exócrinas.

( ) Ocorre quando as moléculas do medicamento passam para dentro do sangue a partir do local de administração do medicamento.

Carregando...

Quais as fases do processo de cicatrização?

Carregando...

Uma gestante procura a Unidade de Saúde com laudo laboratorial indicando resultado positivo de gravidez e afirma data da última menstruação (DUM) 13/09/17. Qual seria a data provável do parto?

Carregando...

Segundo a Resolução 358/2009 do Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) o Processo de Enfermagem deve ser realizado, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de Enfermagem. Frente a isso, quais etapas do Processo de Enfermagem são privativas do enfermeiro?

I- Coleta de dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem).

II- Diagnóstico de Enfermagem.

III- Planejamento de Enfermagem.

IV- Implementação.

V- Avaliação de Enfermagem.

Carregando...

De acordo com a PORTARIA Nº 2.349/2017, do Ministério da Saúde, considerando a Classificação de Risco dos Agentes Biológicos que afetam o homem, os animais e as plantas, estes são distribuídos em classes de risco. Relacione as classes de risco com sua respectiva definição e assinale a alternativa correta, correspondente à sequência de cima para baixo.

I- Classe de risco 1 (baixo risco individual e para a comunidade).

II- Classe de risco 2 (moderado risco individual e limitado risco para a comunidade).

III- Classe de risco 3 (alto risco individual e moderado risco para a comunidade).

IV- Classe de risco 4 (alto risco individual e para a comunidade).

( ) Inclui os agentes biológicos que provocam infecções no homem ou nos animais, cujo potencial de propagação na comunidade e de disseminação no meio ambiente é limitado, e para os quais existem medidas profiláticas e terapêuticas conhecidas eficazes. Exemplos: Schistosoma mansoni e Vírus da Rubéola.

( ) Inclui os agentes biológicos com grande poder de transmissibilidade, em especial por via respiratória, ou de transmissão desconhecida. Até o momento não há nenhuma medida profilática ou terapêutica eficaz contra infecções ocasionadas por estes. Causam doenças humanas e animais de alta gravidade, com alta capacidade de disseminação na comunidade e no meio ambiente. Esta classe inclui principalmente vírus. Exemplos: Vírus Ebola e Vírus da varíola.

( ) Inclui os agentes biológicos conhecidos por não causarem doenças no homem ou nos animais adultos sadios. Exemplos: Lactobacillus spp. e Bacillus subtilis.

( ) Inclui os agentes biológicos que possuem capacidade de transmissão, em especial por via respiratória, e que causam doenças em humanos ou animais potencialmente letais, para as quais existem usualmente medidas profiláticas e terapêuticas. Representam risco se disseminados na comunidade e no meio ambiente, podendo se propagar de pessoa a pessoa. Exemplos: Bacillus anthracis e Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV).

Carregando...

Sobre a classificação de feridas, relacione com sua respectiva definição e assinale a alternativa correta, correspondente à sequência de cima para baixo.

I- Início e duração: Agudo.

II- Início e duração: Crônico.

III- Processo de cicatrização: primeira intenção.

IV- Processo de cicatrização: segunda intenção.

V- Processo de cicatrização: terceira intenção.

( ) Ferida que é deixada aberta por vários dias; em seguida, as bordas da ferida são aproximadas.

( ) Ferida que não consegue prosseguir por meio de um processo ordenado e oportuno para produzir a integridade anatômica e funcional.

( ) Ferida que procede por meio de um processo reparador ordenado e oportuno que resulta na restauração sustentada da integridade anatômica e funcional.

( ) As bordas da ferida não são aproximadas.

( ) Ferida que está fechada.

Carregando...

Foi prescrito 4mg de Sulfato de Morfina, que se encontra em ampolas de 10 mg/ml. Qual volume deve ser administrado?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) B
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) B
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282