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O conceito de descentralização pode ser entendido como uma dimensão da gestão democrática no contexto da reforma em que o Estado Brasileiro sofria na década de 1990. Assim, é correto afirmar que no âmbito da gestão educacional, a descentralização:

De acordo com a Política Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva, não são considerados alunos com deficiência:

Observe o quadrinho abaixo:


Marque a opção que melhor completa a sentença abaixo:

“A escola deve ser um espaço de busca (cultura formal) e criação de informação (cultura experienciada) que precisa ser pensada como _______".

Complete as lacunas do texto abaixo:

“Ao pensar a escola como espaço de _______, Libâneo afirma que é essencial que a prática _______ estabeleça uma vinculação do trabalho que se faz em sala de aula com a _______ que os educandos vivenciam fora da escola e com as diferentes capacidades e aptidões. Dessa maneira, promove-se o respeito à diversidade cultural e as diferenças no contexto escolar. O professor precisa contextualizar os objetos de estudo e discutir sobre eles nos mais diferentes enfoques - _______ - permitindo a _______ do senso comum" [adaptado].

Marque a opção que representa a sequência correta:

Após leitura do trecho abaixo, assinale V (verdadeiro) ou F (falso) nos itens apresentados acerca das garantias da Política Nacional de Educação Especial. "A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades / superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais, garantindo:” (Brasil, Ministério da Educação, 2008.) I. Articulação intersetorial na implementação das políticas públicas e acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação; II. Transversalidade da educação especial desde a educação infantil até a educação superior; III. Atendimento educacional especializado; IV. Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão escolar. Marque a opção correta:

“O ato de planejar está presente em todos os momentos da vida humana. A todo o momento as pessoas são obrigadas a planejar, a tomar decisões que, em alguns momentos, são definidas a partir de improvisações; em outros, são decididas partindo de ações previamente organizadas (KENSKI, 1995).” Sobre o Planejamento Escolar, é incorreto afirmar:

Marque o item correto que melhor se refere à organização do trabalho escolar:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional vigente assegura que o caráter da organização escolar deve ser:

O educador brasileiro Paulo Freire faz uma crítica à educação básica afirmando que há uma relação vertical entre o educador e o educando, com o objetivo intencional ou não, para a formação de indivíduos acomodados, não questionadores e submetidos à estrutura do poder vigente. Tendo como base o exposto é incorreto afirmar:

O artigo 14 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e o artigo 22 do Plano Nacional de Educação indicam que os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na Educação Básica obedecendo aos princípios da participação dos profissionais da educação na elaboração do Projeto Pedagógico da escola e a participação das comunidades escolares e locais em conselhos escolares. Sobre algumas características da Gestão Democrática é incorreto afirmar que:

Marque a opção que melhor completa o texto abaixo. Paulo Freire afirma que cada educando, seja ele criança, jovem ou adulto traz sua história, suas preferências e sua essência, portanto, cabe ao professor, como imperativo ético da profissão _______.

No trabalho docente, a avaliação deve fazer parte da ação didática e acompanhar todo processo de aprendizagem dos alunos. Uma das funções da avaliação é:

Marque a opção que representa o correto preenchimento da lacuna no texto a seguir, que trata sobre a Teoria do Desenvolvimento, formulada por Jean Piaget. “Segundo Piaget, os processos equilibradores da _______ e da acomodação são responsáveis por todas as mudanças associadas ao desenvolvimento _______. O Psicólogo suíço dividiu o desenvolvimento cognitivo em quatro estágios principais: sensório-motor, pré-_______, operatório _______ e operatório _______.

A formação permanente ou continuada do professor deve ter como base a reflexão sobre a prática docente. A respeito deste tema, analise os itens a seguir: I. A reflexão sobre a prática docente permite que o professor analise, compreenda e modifique sua realidade; II. A formação docente abarca a atualização científica e didática, pois trata-se de algo comum ao grupo de professores. Fatores mais específicos como a valorização da troca de experiências, reflexão teoria-prática e uma formação crítica do professorado são importantes, mas não essenciais aos espaços formativos; III. A formação continuada ou permanente deve ter como meta principal desenvolver no docente uma capacidade reflexiva sobre sua prática e a realidade que o cerca, entretanto também deve ser pensada para possibilitar o trabalho conjunto dos professores, transformando vivências exitosas individuais e isoladas em crescimento das instituições escolares envolvidas; IV. O professor deve aceitar-se como sujeito em constante “construção”, disposto a rever sua prática pedagógica através da reflexão e análise crítica de suas atitudes e ações. É correto afirmar que:

Sobre avaliação discente, marque a alternativa correta:

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