Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 20 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q672321

As Emissões Otoacústicas consistem no método objetivo, relativamente simples, rápido, não invasivo o qual dispensa o uso de eletrodos e que pode ser realizado em qualquer faixa etária. De acordo com a classificação das Emissões Otoacústicas marque a opção correta:

Carregando...
Q672326

A Deglutição Atípica ocorre quando a língua ou outro músculo trabalha de maneira inadequada no momento da deglutição, fazendo com que haja uma alteração na função de engolir. De acordo com as características mais frequentes em casos de deglutição atípica, marque verdadeiro “V” ou falso “F” nas opções abaixo: ( ) A característica mais frequente em casos de deglutição atípica é o posicionamento da língua nos dentes da frente, que muitas vezes faz com que abra um espaço entre eles; ( ) Devido a interposição da língua entre os dentes o indivíduo apresenta dificuldades em articular os fonemas: F, V, P e B. Esses fonemas têm seu ponto articular nos mesmos dentes onde a língua pressiona no momento da deglutição atípica; ( ) O fato desta musculatura não estar com seu tônus adequado, acarreta dificuldade para vedamento labial, facilitando o desenvolvimento do hábito da respiração bucal; ( ) O papel da fonoaudiologia em pacientes com deglutição atípica é reeducar o ato de deglutir, preparando os músculos para que consigam realizar de maneira adequada a função e, depois, adaptando os movimentos da língua na deglutição. A sequência correta de cima para baixo é:

Carregando...
Q672333

Alguns dos achados clínicos fonoaudiológicos mais encontrados em pacientes com a Doença de Parkinson são:

Carregando...
Q672319

Assinale a resposta correta no seguinte caso: Paciente 38 anos, apresenta perda auditiva neurossensorial na orelha esquerda e limiares auditivos normais na orelha direita. Marque a opção que responde a seguinte pergunta: O que pode ser observado na Acumetria deste paciente?

Carregando...
Q672318

A Acumetria é um método subjetivo de exploração da audição onde necessita da participação ativa do sujeito. A respeito da Acumetria, marque a opção correta:

Carregando...
Q672320

Sobre Potencial Evocado Auditivo de Tronco Cerebral (PEATE). Analise as afirmativas abaixo: I. É um exame auditivo que só pode ser realizado na idade adulta, pois o paciente necessita está acordado para que possa responder aos estímulos sonoros emitidos; II. O PEATE registra a atividade elétrica que ocorre no sistema auditivo da orelha interna até o córtex cerebral, em resposta a um estímulo sonoro. Deve ser indicado para identificar anormalidades neurológicas do nervo auditivo até o tronco encefálico; III. Através dos tempos de latência das ondas que compõem o PEATE é possível predizer o tipo de perda auditiva; IV. O PEATE é o exame mais utilizado na triagem auditiva neonatal e nas avaliações pediátricas. É correto o que se afirma em:

Carregando...
Q672325

Podemos definir deglutição como o ato de engolir, isto é, o transporte do bolo alimentar ou de líquidos da cavidade oral até o estômago. Assinale a opção correta quanto às etapas do processo de deglutição.

Carregando...
Q672332

Acerca da abordagem utilizada na rotina de avaliação do processamento auditivo central e os sinais do transtorno do processamento auditivo. Analise as afirmativas abaixo: I. A testagem é realizada em uma sala aberta, onde o indivíduo é colocado com fones auriculares através dos quais são aplicados testes gravados em CD e aleatório independente da faixa etária; II. Para realizar a avaliação é necessário apresentar uma audiometria recente. Ter um nível de linguagem expressivo e receptivo, atenção e cognição suficientes para que possa compreender as tarefas; III. Não apresentar perda auditiva assimétrica, índice padrão de reconhecimento de fala de no mínimo 70% e índice entre as orelhas não ultrapassar 20%; IV. Alguns dos sinais encontrados no transtorno são: fala acelerada, parece não ouvir/entender bem, não demonstra sentimentos de afeto, cansaço rápido e agitação ao assistir aulas, dificuldade para ouvir e prestar atenção em lugares barulhentos e necessidade constante de pedir para repetir. Assinale a opção correta quanto as afirmativas:

Carregando...
Q672317

Analise as afirmativas abaixo, informando se verdadeiro “V” ou falsa “F”, sobre os tipos de gagueira. Assinale a opção que representa a sequência correta: ( ) A Gagueira Neurogênica é uma das modalidades da gagueira de desenvolvimento, que é considerada como transtorno, quando a intensidade da perturbação incapacita a fluidez da fala; ( ) Gagueira Psicogênica pode surgir como uma reação psicológica a um distúrbio ou lesão neurológica. O critério de definição para este tipo de gagueira, segundo Mahrand Leith (1992), é uma mudança no padrão de fala sugerindo gagueira, uma relação com fatores psicológicos evidenciados pelo início do quadro associado com conflito emocional ou ganho secundário e ausência de uma etiologia orgânica. Está também associada com conflitos com uma história anterior de problemas de saúde mental; ( ) A Gagueira do desenvolvimento surge por volta dos 02 ou 03 anos de idade, na época da aquisição da linguagem. Podendo também ocorrer um pouco mais tarde, por volta dos 06 ou 07 anos, embora mais raramente na adolescência; ( ) Gagueira Neurológica ocorre com maior frequência na fase adulta, pode surgir em decorrência de qualquer fator que interfira no equilíbrio neurológico do indivíduo, como : Acidente Vascular cerebral, Traumatismos Cranianos e Tumores. A sequência correta de cima para baixo é:

Carregando...
Q672324

Relacione a 1ª coluna com a 2ª coluna de acordo com a Etiologia dos distúrbios da linguagem oral e escrita: (1) Atraso isolado da linguagem expressiva (constitucional); (2) Déficit cognitivo; (3) Déficit auditivo; (4) Autismo. ( ) Influencia a aquisição da linguagem após 6-9 meses, quando observam-se alterações da vocalização (perda da qualidade vocal, consoantes que desaparecem ou não chegam a surgir, modificação da sonoridade das vogais) até que apenas sons primitivos e guturais acabam por persistir; ( ) Nos primeiros anos, a evolução da linguagem na criança com atraso de desenvolvimento é semelhante à da criança normal, mas num ritmo inferior; ( ) Pode ocorrer ecolalia imediata ou tardia, perseveração (persistência inapropriada no mesmo tema) em associação a alterações da comunicação não-verbal, comportamentos estereotipados e perseverantes, interesses restritos e/ou não-usuais e comprometimento da capacidade social; ( ) Atraso de causa não-demonstrável associado a compreensão, pragmática e desenvolvimento não-verbal normais. Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:

Carregando...
Q672329

Nervo craniano do tipo misto (sensorial e motor) com prolongamentos periféricos dos neurônios sensitivos do gânglio que formam os três ramos do nervo: nervo oftálmico, nervo maxilar e nervo mandibular, responsáveis pela sensibilidade somática geral de grande parte da cabeça. A raiz motora dele é constituída de fibras que acompanham o nervo mandibular, distribuindo-se aos músculos mastigatórios. Estas são características do nervo:

Carregando...
Q672331

Várias habilidades podem ser verificadas na avaliação do processamento auditivo central. Uma destas capacidades é para eleger estímulos apresentados a uma orelha, ignorando informações apresentadas à orelha oposta e/ou reconhecer estímulos diferentes apresentados simultaneamente a ambas as orelhas. O uso dessas habilidades é extremamente importante numa sala de aula. Estamos nos referindo as habilidades auditivas de:

Carregando...
Q672316

Com relação a certos tipos de Afasia. Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. Afasia Transcortical Sensorial, as ligações entre a área de Wernicke. e o resto do cérebro são cortadas, mas a área em si é deixada intacta. Principais características para essa afasia são: dificuldade para entender a linguagem e expressar seus pensamentos, mas podem repetir o discurso; II. Afasia Global é causada por danos generalizados no hemisfério cerebral dominante. Caracterizado por uma perda quase total de todos os tipos de habilidade verbal, fala, compreensão, leitura e escrita; III. Afasia Semântica é causada por danos do hemisfério esquerdo, e não afetam as áreas de Broca e Wernicke. Geralmente ocorre depois da doença de Alzheimer. Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q672323

As dislexias podem ser divididas em dois tipos: central e periférica. Quanto a sua classificação podemos afirmar: I. As Dislexias fonológicas, de superfície e profunda são dislexias do tipo central; II. Naperiférica incluem as dislexias atencional e fonéticas; III. Dislexia literal (pura) apresenta leitura letra por letra preservada e lesões occipitais inferiores extensa à esquerda; IV. Dislexia por negligência apresenta dificuldades na leitura no campo visual do lado contralateral ao da lesão cerebral. Está correto o que se afirma em:

Carregando...
Q672330

João 03 anos e 10 meses foi conduzido ao Setor de Fonoaudiologia, onde foi realizada uma avaliação, observando alguns processos fonológicos do mesmo. A criança no 1º momento falou “O KASORU (cachorro) latiu “e posteriormente “O meu SINELU (chinelo)”. Assinale o processo fonológico correspondente ao apresentado pela criança:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) D
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) D
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) C
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282