Em sala de aula, através dos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Professor pode explorar a geografia do Estado do Maranhão, em especial sobre trabalho e rendimento. De tal forma, o mesmo pode apontar corretamente que:
No Ensino Fundamental, ao se trabalhar a temática “a natureza e a sociedade nas paisagens terrestres" espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Geografia que lhes permitam ser capazes de:
Em Geografia, a projeção em que a forma de figuras da superfície cartográfica e os ângulos em torno de pontos são corretamente representados pode ser corretamente associado ao seguinte conceito:
Muitos debates têm sido travados sobre as consequências nocivas do uso em larga escala do etanol e do biodiesel em substituição aos combustíveis à base de petróleo. E, acerca do etanol e do biodiesel é adequado afirmar que:
A letra “a" (letra a, minúscula) na classificação climática de Koppen é característica completar de temperatura:
Um professor de Geografia que deseja desenvolver a temática “a inserção do Brasil na economia-mundo" com os alunos deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:
Em uma aula do Ensino Fundamental, o Professor pode apresentar aos seus alunos a charge a seguir:
Esta charge representa oportunidade de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos a respeito da seguinte temática:
Recentemente, protestos tomam as ruas do Irã. Centenas de pessoas se manifestaram em diversas cidades contra a alta dos preços, contra o desemprego e contra o governo do presidente Hassan Rouhani. E, considerando o contexto geopolítico mundial, acerca do Irã é inadequado afirmar que:
Aos seus alunos, o Professor de Geografia pode apresentar o seguinte fragmento:
O Professor de Geografia poderá utilizar a oportunidade para esclarecer aos seus alunos que o Panamá se localiza na seguinte região:
Em sala de aula, através dos dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Professor pode explorar indicadores sociais do Estado do Maranhão, comparando- o com os demais Estados e analisando seus aspectos que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Para execução de tal intento pedagógico, o Professor poderá afirmar que, dos dados de 2010 do IBGE, o IDH do Estado do Maranhão é o seguinte:
Em sala de aula, através dos dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Professor poderá trabalhar a densidade demográfica do Estado do Maranhão, comparando- o com os demais Estados e analisando seus aspectos. E, para execução de tal ação educativa, o Professor poderá afirmar que, de acordo com dados de 2010 do IBGE, a densidade demográfica do Estado do Maranhão é a seguinte:
Um professor de Geografia que deseja desenvolver a temática “circulação e transportes" com os alunos deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo: