Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 25 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d

O Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, é um sistema que avalia:

I. A qualidade de ensino oferecido nas escolas de todo o país.

II. Exclusivamente a Avaliação Nacional da Alfabetização.

III. As áreas de Língua Portugesa, Ciências, Matemática, Geografia e História.

IV. O aluno individualemente em relação as suas competências.

V. As escolas públicas, sendo facultativo para as escolas privadas.

Está CORRETO apenas:

Um sistema educacional inclusivo não está relacionado somente a matrícula de estudantes com necessidades especiais, requer todo um trabalho especifico e adaptações que supram as carências física e intelectuais da criança e como avaliar a aprendizagem dos alunos sem que essa prática se torne instrumento de exclusão e de fracasso. A avaliação inclusiva deve ser:

Observe a imagem abaixo e responda.

A tendência pedagógica observada na imagem trabalha com a transmissão de informações. O professor com o auxílio do livro texto transmite o conhecimento aos alunos e o aluno não é visto como um construtor do conhecimento. A tendência pedagógica abordada é:

Ao longo da história, as concepções a respeito da Educação Especial passaram por ressignificações que se traduziram em mudanças tanto para a sua estruturação quanto para as suas finalidades. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, atualizada, à Educação especial deve:

Observe a imagem abaixo e responda.

A metodologia de ensino onde o professor traz o conteúdo pronto e o aluno se limita passivamente a escutá-lo e reproduzi-lo de forma automática e sem variações é a:

As políticas educacionais atuais para a realidade indígena partem dos fundamentos legais e conceituais presentes na Constituição de 1988, que colocou sobre novas bases os direitos indígenas. No que se refere à Educação Escolar Indígena na LDB 9.394/96, é assegurado às comunidades indígenas um ensino baseado:

O Atendimento Educacional Especializado tem por objetivo ampliar o ponto de partida e de chegada do aluno em relação ao seu conhecimento. Nesse sentido, ao planejar as atividades para os alunos com deficiência intelectual, o professor deve conhecer, EXCETO:

A educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os recursos e serviços e orienta quanto a sua utilização no processo de ensino e aprendizagem nas turmas comuns do ensino regular. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, atualizada, preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos estudantes:

Assinale a alternativa incorreta em relação ao Projeto Político Pedagógico.

O professor ao planejar antecipa de forma organizada as etapas do trabalho escolar. No plano de aula, o professor deve:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282