Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 23 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correspondente. Constituem objetivos do Sistema de Avaliação da Educação Básica:

( ) Oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas;

( ) Identificar os problemas e as diferenças regionais do ensino;

( ) Produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciam o desempenho dos alunos;

( ) Proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade, uma visão dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem e das condições em que são desenvolvidos;

( ) Desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições educacionais de ensino e pesquisa.

Carregando...

Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:

E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:

Carregando...

Para avaliação do desenvolvimento de uma criança, o Psicopedagogo pode propor a ela uma atividade de enroscar e desenroscar de acordo com tamanho, como na imagem a seguir:

No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade possibilita observação do seguinte aspecto do desenvolvimento infantil:

Carregando...

Considerando os marcos de desenvolvimento infantil e, guardadas as proporções, é preocupante uma criança que constantemente apresente crises de fúria. Este fato constitui um sinal de alarme no desenvolvimento infantil da seguinte dimensão:

Carregando...

Considerando os problemas de aprendizagem existentes, as crianças que têm problemas de com dados matemáticos, com frequência apresentam a seguinte queixa:

Carregando...

Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:

E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo:

Carregando...

Para avaliação do desenvolvimento de uma criança, o Psicopedagogo pode propor a ela um jogo que implica ligar os pontos pré-estabelecidos no papel Kraft no chão.


No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade possibilita observação do seguinte aspecto do desenvolvimento infantil:

Carregando...

Para desenvolvimento da escola é importante que os professores usem e articulem técnicas variadas de ensino, incluindo tarefas e deveres individuais, discussão em sala, trabalho em grupo, exercícios e monitorias. No contexto do “ensino e aprendizagem” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

Carregando...

Para avaliação do desenvolvimento de uma criança, o Psicopedagogo pode propor a ela uma atividade onde a mesma verbalize, fale a letra que será indicada pelo Profissional, como no painel da imagem a seguir:

No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade possibilita observação do seguinte aspecto do desenvolvimento infantil:

Carregando...

Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:


E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:

Carregando...

Para desenvolvimento da escola é importante que o ritmo de instrução seja ajustado para atender aos alunos que aprendem com maior ou menor facilidade. No contexto do “ensino e aprendizagem" essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

Carregando...

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, marque a alternativa INCORRETA.

Carregando...

No contexto da temática transversal “Ética”, ao Professor que deseja desenvolver a temática transversal “Diálogo” com os alunos dos primeiros e segundo ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries sinalizam que o mesmo deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Carregando...

Para avaliação do desenvolvimento de uma criança, o Psicopedagogo pode propor à família da criança que brinquem de cabana na caixa de papelão ou com material que for possível ou tiver disponibilidade (imagem a seguir).

Uma vez realizada a atividade solicitada, o Psicopedagogo escutar a criança acerca da experiência vivida bem como suas impressões. De tal modo, esta atividade possibilitará ao profissional inferências e observações acerca do seguinte aspecto do desenvolvimento infantil:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) C
  • 3) B
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) D
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) D
  • 12) A
  • 13) D
  • 14) A
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282