Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 24 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Marque V (verdadeiro) ou F (falso) e assinale a alternativa correspondente. Constituem objetivos do Sistema de Avaliação da Educação Básica:

( ) Oferecer subsídios à formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas e programas de intervenção ajustados às necessidades diagnosticadas;

( ) Identificar os problemas e as diferenças regionais do ensino;

( ) Produzir informações sobre os fatores do contexto socioeconômico, cultural e escolar que influenciam o desempenho dos alunos;

( ) Proporcionar aos agentes educacionais e à sociedade, uma visão dos resultados dos processos de ensino e aprendizagem e das condições em que são desenvolvidos;

( ) Desenvolver competência técnica e científica na área de avaliação educacional, ativando o intercâmbio entre instituições educacionais de ensino e pesquisa.

Considerando os marcos de desenvolvimento infantil e, guardadas as proporções, é preocupante uma criança que constantemente apresente crises de fúria. Este fato constitui um sinal de alarme no desenvolvimento infantil da seguinte dimensão:

Para avaliação do desenvolvimento de uma criança, o Psicopedagogo pode propor a ela uma atividade de enroscar e desenroscar de acordo com tamanho, como na imagem a seguir:

No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade possibilita observação do seguinte aspecto do desenvolvimento infantil:

Considerando os problemas de aprendizagem existentes, as crianças que têm problemas de com dados matemáticos, com frequência apresentam a seguinte queixa:

Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:

E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:

Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:

E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo:

Para desenvolvimento da escola é importante que os professores usem e articulem técnicas variadas de ensino, incluindo tarefas e deveres individuais, discussão em sala, trabalho em grupo, exercícios e monitorias. No contexto do “ensino e aprendizagem” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

É importante que pessoas que trabalham na escola gostem do trabalho que fazem. Sejam elas atuantes na infraestrutura, na área administrativa, na sala de aula ou na gestão. No ambiente educativo, tal fato sinaliza qualidade na educação, que pode ser corretamente associado ao seguinte indicador:

Para avaliação do desenvolvimento de uma criança, o Psicopedagogo pode propor a ela um jogo que implica ligar os pontos pré-estabelecidos no papel Kraft no chão.


No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade possibilita observação do seguinte aspecto do desenvolvimento infantil:

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, marque a alternativa INCORRETA.

Considerando que brinquedos e produtos educativos e pedagógicos auxiliam no desenvolvimento das crianças, observe e analise a imagem e a descrição a seguir:


E, de forma específica, o brinquedo / objeto demonstrado possibilita o seguinte objetivo de aprendizagem:

Para avaliação do desenvolvimento de uma criança, o Psicopedagogo pode propor a ela uma atividade onde a mesma verbalize, fale a letra que será indicada pelo Profissional, como no painel da imagem a seguir:

No contexto do desenvolvimento infantil e, de forma especifica, tal atividade possibilita observação do seguinte aspecto do desenvolvimento infantil:

No contexto da temática transversal “Ética”, ao Professor que deseja desenvolver a temática transversal “Diálogo” com os alunos dos primeiros e segundo ciclos do Ensino Fundamental, os Parâmetros Curriculares Nacionais 1ª a 4ª Séries sinalizam que o mesmo deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Para desenvolvimento da escola é importante que o ritmo de instrução seja ajustado para atender aos alunos que aprendem com maior ou menor facilidade. No contexto do “ensino e aprendizagem" essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282