Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 1 a 15 de 19 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:

Um Código de Ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a auto-reflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas consequências no exercício profissional, de acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, assinale a alternativa CORRETA.

Carregando...

A Atenção Básica tem como um de seus princípios possibilitar o primeiro acesso das pessoas ao sistema de Saúde, inclusive daquelas que demandam um cuidado em saúde mental. Sobre a atual política de saúde mental brasileira, podemos afirmar:

Carregando...

Analise as afirmativas abaixo e assinale a opção CORRETA.

I. A população atendida pelos (as) psicólogos(as), e demais profissionais, é definida e delimitada pela política da Atenção Básica a Saúde, é bastante diversificada, organizada de acordo com programas, objetivos e pela territorialização.

II. As habilidades clínicas devem ser ampliadas dentro do SUS, de forma que se possa situar e contextualizar a compreensão dos processos psicológicos dentro da realidade histórica onde estes estão. Afinal, as psicopatologias precisam ser olhadas em sua etiologia, ações de prevenção devem ser desenvolvidas, e um fazer de promoção da saúde (mental) deve ser estruturado.

III. Um dos desafios colocados pelo Nasf à Psicologia enquanto ciência e profissão é o de superar a representação social do psicólogo como unicamente clínico, o que estabelece associações com uma clínica reducionista, individual e privatista.

IV. Para pensar relações e práticas na perspectiva da clínica ampliada e atuar na lógica do SUS, a Psicologia deve abdicar de seu arsenal teórico-técnico.

V. O profissional psicólogo precisa abrir mão da clínica individual, para transformá-la e integrá-la ao território.

Estão CORRETAS as afirmativas:

Carregando...

A partir da segunda metade do século XX, impulsionada principalmente por Franco Basaglia, psiquiatra italiano, inicia-se uma radical crítica e transformação do saber, do tratamento e das instituições psiquiátricas. Esse movimento inicia-se na Itália, mas tem repercussões em todo o mundo e muito particularmente no Brasil. Sobre a reforma psiquiátrica brasileira, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção CORRETA.

Carregando...

De acordo com os fundamentos e técnicas de exame psicológico e psicodiagnóstico, informe se é verdadeiro ou falso o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

( ) Ao fazer uma avaliação psicológica, o profissional deverá considerar o objetivo da avaliação, contextualizando-a e devendo recusar a demanda , caso perceba que tal procedimento poderá lesar o usuário ou beneficiário, ou possibilitar uma situação de caráter excludente da pessoa atendida.

( ) Toda pessoa avaliada tem o direito de receber informações sobre o trabalho a ser realizado, porém apenas aqueles quem contrata o serviço tem acesso ao resultado de uma avaliação psicológica.

( ) Dentre os motivos que levam a esse tipo de trabalho tem que se distinguir basicamente dois tipos: o motivo latente e o motivo manifesto.

( ) Os testes, os questionários e as entrevistas são métodos igualmente confiáveis, dependendo de quem os aplica.

( ) Os testes psicológicos são instrumentos que permitem fazer diagnósticos e prognósticos, ou seja, predizer o comportamento.

Carregando...

Sobre os critérios de normalidade e doença mental, podemos afirmar:

Carregando...

Sobre a Psicoterapia Breve, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção CORRETA.

Carregando...

Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. O termo alcoólatra confere uma identidade e impõe um estigma, que anula todas as outras identidades do sujeito, tornando-o tão somente aquilo que ele faz e que é socialmente condenado, não por fazê-lo, mas pelo modo como o faz. Enquanto o termo alcoolista não reduziria a pessoa a uma condição, como a de alcoólatra, mas a identificaria como uma pessoa que tem como característica uma afinidade com alguma coisa, com alguma ideia.

II. As práticas de Redução de Danos estão baseadas no esforço da preservação da vida, na tolerância e no não julgamento moral dos usuários, dessa forma valorizam prioritariamente quem já está disposto a interromper o consumo da droga.

III. Critério da CID-10 para USO NOCIVO (ou prejudicial) de substâncias: padrão de uso que causa prejuízo físico ou mental à saúde, que tenha causado um dano real à saúde física ou mental do usuário, sem que os critérios para dependência sejam preenchidos.

IV. A técnica de Intervenção Breve (IB), originalmente, foi desenvolvida a partir da necessidade de uma atuação precoce junto a pessoas com histórico de uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas,

V. Incentivando-as a parar ou reduzir o consumo das drogas. No entanto, ela pode ser utilizada em outros contextos e com outras populações, como em ambulatórios de diabéticos ou hipertensos.

VI. Com o objetivo de ampliar o acesso dos usuários de álcool e outras drogas em situação de rua, a rede de atenção básica lança mão das equipes dos Consultórios na Rua, que são equipes da Atenção Básica, compostas por profissionais de saúde com responsabilidade exclusiva de articular e prestar atenção integral à saúde das pessoas usuárias de álcool e outras drogas em situação de rua.

Carregando...

De acordo com o Manual de elaboração de documentos escritos produzidos pelo psicólogo, é CORRETO afirmar:

Carregando...

Sobre as intervenções grupais é CORRETO afirmar:

Carregando...

No que se refere as alterações das funções psíquicas elementares, numere a segunda coluna de acordo com a primeira:

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Carregando...

Sobre a Lei Federal 10.216 de 2001, informe se é V (verdadeiro) ou F (falso) o que se afirma abaixo e depois assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

( ) Um dos direitos da pessoa portadora de transtorno mental é ter livre acesso aos meios de comunicação disponíveis.

( ) A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. O tratamento visará, ao menos temporariamente, a reinserção social do paciente em seu meio.

( ) Somente a internação involuntária será realizada mediante laudo médico circunstanciado que caracterize os seus motivos.

( ) A internação psiquiátrica compulsória deverá, no prazo de setenta e duas horas, ser comunicada ao Ministério Público Estadual pelo responsável técnico do estabelecimento no qual tenha ocorrido, devendo esse mesmo procedimento ser adotado quando da respectiva alta.

( ) A pessoa que solicita voluntariamente sua internação, ou que a consente, deve assinar, no momento da admissão, uma declaração de que optou por esse regime de tratamento. Porém, o término da internação voluntária dar-se-á apenas por determinação do médico assistente.

Carregando...

Em relação aos conceitos, fundamentos e procedimentos básicos de Psicoterapia, é CORRETO afirmar:

Carregando...

Considerando a Psicologia Social, podemos afirmar que:

Carregando...

Sobre as Políticas de Saúde no Brasil, é CORRETO afirmar:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) A
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) A
  • 13) A
  • 14) A
  • 15) D
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282