Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013), no que diz respeito ao Ensino Religioso, é possível afirmar que:
A professora Júlia, dos anos iniciais de uma Escola Municipal, em sua prática educativa, enfatiza o método da transmissão de conteúdos e a assimilação passiva. Sua prática é baseada na estimulação dos sentidos e na observação, na memorização, na repetição e na exposição verbal e nos cinco passos: preparação, recordação, associação, generalização e aplicação. A prática da professora está baseada na tendência pedagógica:
São incumbências outorgadas a Supervisão Escolar, para que a educação possa alcançar os fins a que se propõe, EXCETO:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica (2013), é adequado afirmar que:
Na construção e implementação do projeto político pedagógico, não é necessário:
“A Supervisão Escolar pode ser exercida de forma autocrática ou democrática.” Sobre isso assinale a alternativa INCORRETA:
No âmbito da Gestão Educacional, a avaliação de desempenho dos professores e dos trabalhadores da educação constitui um indicador do seguinte cenário educacional:
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) constituem um referencial de qualidade para a educação. Em relação aos seus princípios e fundamentos, analise as afirmativas abaixo. I. Os parâmetros desconsideram a diversidade regional, cultural e política existente no país, busca priorizar determinadas regiões carentes. II. Reconhece a importância da participação construtiva do aluno e, ao mesmo tempo, da intervenção do professor para a aprendizagem. III. A orientação proposta nos PCNs reconhece a importância da participação construtiva do aluno e, ao mesmo tempo, a intervenção do professor para a aprendizagem. IV. Têm como função subsidiar a elaboração ou a revisão curricular dos Estados e Municípios, dialogando com as propostas e experiências já existentes. V. Determina uma diretriz obrigatória sem adaptações, estabelecendo os currículos estaduais e municipais. Está correto o que se afirma em:
Segundo a LDB, o professor tem como incumbência não só ministrar os dias letivos e horas aulas estabelecidas, mas também participar de forma integral dos períodos dedicados ao planejamento.
Em relação ao planejamento, assinale “V” para as afirmativas verdadeiras ou “F” para as falsas.
( ) O bom planejamento de ensino é aquele que melhor adapta-se a realidade sociocultural em que o aluno está inserido.
( ) O planejamento é um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.
( ) O planejamento escolar é uma tarefa burocrática exclusiva do professor.
( ) O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente.
( ) O planejamento consiste em uma ações eventuais para a organização dos materiais didáticos.
A sequência CORRETA é:
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9394/96, assinale “V” para as afirmativas verdadeiras ou “F” para as falsas.
( ) A Educação de Jovens e Adultos é destinada apenas aos maiores de 18 anos de idade, moradores da zona rural.
( ) A finalidade da Educação Infantil é o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.
( ) A Educação Básica, no nível fundamental, será organizada com a carga horária mínima anual de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar.
( ) O Ensino Fundamental é obrigatório, com duração de oito anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos cinco anos de idade.
( ) A exibição de filmes de produção nacional constituirá componente curricular complementar integrado à proposta pedagógica da escola.
( ) O estudo da história e cultura afro-brasileira e indígena e as artes visuais, a dança, a música e o teatro não constituem um componente curricular.
A sequência correta de cima para baixo é:
Assinale a alternativa INCORRETA em relação ao supervisor escolar, parceiro político e pedagógico do professor.
Leia com atenção as proposições abaixo:
Considerando as afirmativas acima e firmados na abordagem da Tendência Liberal Renovadora Progressiva, é correto afirmar que:
Ao elaborar e iniciar a divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o Ministério da Educação propõe um norteamento educacional às escolas brasileiras, “a fim de garantir que, respeitadas as diversidades culturais, regionais, étnicas, religiosas e políticas que atravessam uma sociedade múltipla, estratificada e complexa, a educação possa atuar, decisivamente, no processo de construção da cidadania, tendo como meta o ideal de uma crescente igualdade de direitos entre os cidadãos, baseado nos princípios democráticos”. Essa igualdade implica:
Os temas transversais expressam as temáticas relevantes para a formação do aluno, todos os temas trazem conteúdos que, de acordo com a proposta de transversalidade, fazem parte do ensino das diversas áreas. Assinale a alternativa que apresenta um tema transversal expresso nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
A tendência pedagógica no qual a avaliação é mútua, é permanente e recíproca do professor para o aluno e do aluno para com o professor, em que os alunos, como os professores, saberão quais são as suas dificuldades e quais os seus progressos, é a: