Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

Em uma aula de Geografia, o Professor pode apresentar aos seus alunos das séries finais do Ensino Fundamental, a charge a seguir:

Esta charge representa oportunidade de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos a respeito da seguinte temática:

Em Geografia, há dispositivos para determinar a presença, distância e velocidade de um objeto por meio de transmissões de microondas. Atualmente, podem ser utilizados em diversos campos de navegação marítima e aérea, a orientação automática de satélites e mísseis; a medição de fenômenos atmosféricos; os estudos geológicos; o controle de velocidade e fluxos de veículos. Podemos corretamente associar tal definição ao seguinte conceito:

Observe os indicadores sociais abaixo:


Analisando os indicadores sociais acima, podemos corretamente associá-los ao seguinte país:

Um Professor de Geografia que deseja desenvolver a temática “a formação dos blocos econômicos” com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Considere o seguinte IDH – Índice de Desenvolvimento Humano (2010): 0,497. Dentre os países abaixo e, no contexto dos indicadores sociais, podemos corretamente associar este IDH ao seguinte país:

No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia, ao aluno é possibilitado relacionar as transformações identificadas nas paisagens terrestres à interação entre a sociedade e o meio natural. Essa habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia, ao aluno é possibilitado desenvolver noções de conservação ambiental. Essa habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia, ao aluno é possibilitado compreender a diferença entre a agricultura moderna e a agricultura tradicional. Essa habilidade pode ser desenvolvida através do seguinte eixo norteador:

No ensino de Geografia, ao se trabalhar o tema “cotidiano de convivência, trabalho e lazer” com os alunos do Ensino Fundamental, espera-se que os mesmos desenvolvam a seguinte habilidade:

Um Professor de Geografia que deseja desenvolver a temática “diferentes dimensões da globalização” com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

No Ensino fundamental, a partir do ensino de Geografia, ao aluno é possibilitado relacionar o uso inadequado dos solos com problemas ambientais, como erosão e contaminação dos solos e dos lençóis freáticos. Essa habilidade pode ser desenvolvida, especificamente, através do seguinte eixo norteador:

No contexto dos caminhos ou orientações no espaço de referência, o ponto colateral Sudeste (SE) se encontra entres os seguintes pontos cardeais:

No ensino de Geografia, ao se trabalhar o tema “redesenhando o mapa do mundo: novas regionalizações” com os alunos do Ensino Fundamental, espera-se que os mesmos desenvolvam a seguinte habilidade:

Um Professor de Geografia que deseja desenvolver a temática “a geopolítica no Brasil” com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Em Geografia, a projeção cartográfica que não utiliza o conceito de superfície de projeção, antes sendo construída com base em critérios formulados matematicamente, pode ser corretamente associada ao seguinte conceito:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282