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A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), em seu Art. 3º determina que o ensino será ministrado com base em alguns princípios. Dos princípios abaixo, qual foi incluído pela Lei nº 12.796, de 2013?

Sobre as Tendências Pedagógicas na educação, julgue os itens colocando “V” para Verdadeiro e “F” para Falso. ( ) As ideias pedagógicas de Comênio, Rousseau, Pestalozzi e Herbart formaram as bases do pensamento pedagógico europeu, difundindo-se depois por todo o mundo, dermarcando as concepções pedagógicas que hoje são conhecidas como Pedagogia Tradicional e Pedagogia Renovada. ( ) A Pedagogia Tradicional, em suas várias correntes, caracteriza as concepções de educação onde prepondera a ação de agentes externos na formação do aluno, o primado do objeto de conhecimento, a transmissão do saber constituído na tradição e nas grandes verdades acumuladas pela humanidade. ( ) A Pedagogia Renovada agrupa correntes que advogam a renovação escolar, opondo-se à Pedagogia Tradicional. ( ) O movimento de renovação da educação, inspirado nas ideias de Rousseau, recebeu diversas denominações, como Educação nova, Escola nova, Pedagogia ativa, Escola do trabalho. A sequência de julgamento correta de cima para baixo é:

Essa tendência “tem sido empregada com muito êxito em vários setores dos movimentos sociais, como sindicatos, associações de barro, comunidades religiosas. Parte desse êxito se deve ao fato de ser utilizada entre adultos que vivenciam uma prática política e onde o debate sobre a problemática econômica, social e política pode ser aprofundada com a orientação de intelectuais comprometidos com os interesses populares.” (LIBÂNEO, 2013, p. 73). A citação caracteriza a Tendência Pedagógica:

O reforço à valorização dos profissionais da educação significa também “valorizar a experiência e o conhecimento que os professores têm a partir de sua prática pedagógica" (VEIGA; CARVALHO, 1994, p.51). Sobre a relação do Projeto Político-Pedagógico e o princípio da valorização do magistério, é INCORRETO:

Para Gatti (2002), a pesquisa é o ato pelo qual procuramos obter conhecimento sobre alguma coisa. Considerando a pesquisa como estratégia de ensino e aprendizagem, analise os itens abaixo. I. Trata-se de um processo sistemático que propicia a formulação de conhecimento e contribui para o desenvolvimento da capacidade de questionar, levantar hipótese, coletar e analisar dados, fundamentar decisões, elaborar propostas. II. Na prática educativa escolar, como estratégia de ensino, a pesquisa não se confunde com uma investigação científica; todavia, como esta prática, ela também pressupõe preparação, acompanhamento sistemático por parte do professor e não existe a necessidade de publicização dos resultados. III. Em situações com crianças do ensino fundamental, por exemplo, cabe propiciar a vivência de práticas investigativas tendo em vista o desenvolvimento de habilidades como: observar, colher dados, registrar e analisar fatos. Está correto o afirmado:

Provas: Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Técnicas Agrícolas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Atendimento Educacional Especializado Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Matemática Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Artes Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Pedagogo 1º ao 5º Ano Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Geografia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Língua Inglesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Língua Portuguesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - História Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Educação Física Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Pedagogo do Ensino Infantil Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Filosofia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Ciências Físicas e Biológicas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Ensino Religioso
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Projeto Pedagógico

No contexto educacional, em que tendência pedagógica a “aprendizagem” é “baseada no desempenho”?

“Os objetivos são o ponto de partida, as premissas gerais do processo pedagógico. ” (LIBÂNEO, p.135). Sobre os objetivos gerais, é INCORRETO:

A Pedagogia Renovada inclui várias correntes. São correntes da Pedagogia Renovada, EXCETO:

Sobre os princípios que fundamentam o Projeto Político-Pedagógico, analise os itens a seguir.

I. Igualdade de condições envolve das condições para o acesso e permanência na escola. Igualdade de oportunidades requer, portanto, mais que a expansão quantitativa de ofertas; requer ampliação do atendimento com simultânea manutenção de qualidade.

II. Qualidade que não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. O desafio que se coloca ao Projeto Político-Pedagógico da escola é o de proporcionar uma qualidade para todos.

III. Liberdade está associada à ideia de autonomia. O significado de autonomia remete-nos para regras e orientações criadas pelos próprios sujeitos da ação educativa, sem imposições externas.

Está correto o afirmado:

É INCORRETO sobre o planejamento da ação didática.

Provas: Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Técnicas Agrícolas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Atendimento Educacional Especializado Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Matemática Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Artes Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Pedagogo 1º ao 5º Ano Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Geografia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Língua Inglesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Língua Portuguesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - História Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Educação Física Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Pedagogo do Ensino Infantil Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Filosofia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Ciências Físicas e Biológicas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Ensino Religioso
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Lei nº 9.394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN)

Não devem abranger obrigatoriamente, de acordo com a Lei nº 9.394/96, nos currículos do Ensino Fundamental:

Provas: Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Técnicas Agrícolas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Atendimento Educacional Especializado Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Matemática Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Artes Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Pedagogo 1º ao 5º Ano Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Geografia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Língua Inglesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Língua Portuguesa Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - História Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educ. Básica - Educação Física Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Pedagogo do Ensino Infantil Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Filosofia Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Prof. Educ. Básica - Ciências Físicas e Biológicas Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Caxias - MA - Professor da Educação Básica - Ensino Religioso
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: PNE - Plano Nacional de Educação

A ampliação do Ensino Fundamental para nove anos de duração, com a matrícula obrigatória a partir dos seis anos de idade, é uma meta almejada para a política nacional de educação. Em relação ao objetivo da ampliação do ensino fundamental para nove anos, analise as afirmativas abaixo: I. Distribuir livros e materiais didáticos diversificados visando aumentar a qualidade do ensino. II. Alfabetizar a criança mais cedo, de forma integral no primeiro ano. III. Assegurar a todas as crianças um tempo maior de convívio escolar, maiores oportunidades de aprender e, com isso, uma aprendizagem com mais qualidade. IV. Melhorar as condições de equidade e de qualidade da Educação Básica. Estão corretas apenas:

Sobre a estrutura, componentes e dinâmica do processo de ensino, é INCORRETO:

Uma das questões em destaque no livro Rumo a uma nova Didática de Candau (2013) é a questão da didática numa perspectiva multidimensional. Considerando a multidimensionalidade do processo ensino-aprendizagem, muitos autores advogam pela articulação consistentemente das dimensões, EXCETO:

“O trabalho docente, sendo uma atividade intencional e planejada, requer estruturação e organização, a fim de que sejam atingidos os objetivos de ensino.” (LIBÂNEO, 2012, p. 197). Sobre a estruturação didática da aula, é INCORRETO.

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