Assinale a alternativa abaixo que corresponde aos paradigmas da comunicação descritos abaixo: I. Esse paradigma tem relação direta com as reflexões culturais promovidas pela filosofia clássica alemã, além disso, aproxima as pesquisas sociológicas às reflexões sobre temas como a cultura, a ética, a psicologia e a psicanálise de Freud. II. Esse paradigma, tendo como base teórica o positivismo, tem foco nas pesquisas administrativas e empíricas, sendo o seu espaço de influência, os Estados Unidos. A sua proposta é tentar compreender a sociedade segundo as suas trocas e relações sociais entre os indivíduos e os grupos.
Nas afirmações abaixo sobre Plano de comunicação institucional, assinale “V" se forem verdadeiras ou “F" se forem falsas, e, em seguida, marque a alterativa correta:
( ) Três eixos são fundamentais para a construção de um plano de comunicação. A primeira etapa fundamental é a de Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico da organização; a segunda seria a etapa de Planejamento estratégico da comunicação organizacional; e a terceira corresponde à Gestão estratégica da comunicação organizacional.
( ) Na etapa de Pesquisa e construção de diagnóstico estratégico da organização, a identificação da visão da empresa refere-se à expressão das crenças, aos atributos ou às convicções filosóficas de seus fundadores e dirigentes.
( ) No planejamento da comunicação institucional, a definição de parâmetros de avaliação e mensuração dos resultados fazem parte de todo o processo, pois permitem uma visão crítica do que está sendo planejado e, posteriormente, do que foi realizado e dos resultados obtidos.
( ) As políticas da organização representam o conjunto de crenças, valores e maneiras de pensar e agir; enquanto a filosofia, o grande conjunto de orientações que servirão de base para a sustentação das decisões.
“Sua função para as organizações pode ser muito mais estratégica do que apenas registrar as inserções obtidas pelas assessorias de comunicação. Contudo, a maioria das equipes de assessores continua fazendo dela apenas um mecanismo para mostrar o resultado do próprio trabalho.” A afirmação acima refere-se a qual ferramenta no trabalho de assessoria de imprensa?
A respeito da História da Comunicação Social, assinale a alternativa incorreta:
Considere o seguinte trecho de uma planilha editada no Microsoft Excel 2013 em português:
Nas células B4 e B6 dessa planilha inseriram-se, respectivamente, as fórmulas
= MAIOR(A1:A8;4) e =MOD(A2+A3;4).
Os resultados obtidos nas células B4 e B6 decorrentes da inserção dessas duas fórmulas são, respectivamente,
Analise as seguintes afirmativas a respeito dos conceitos de Internet e intranet.
I. É possível acessar a intranet apenas de computadores que estejam com o mesmo sistema operacional do servidor.
II. A intranet é uma rede interna, com acesso somente para os funcionários de uma determinada empresa e, muitas vezes, liberado somente no ambiente de trabalho e em computadores registrados na rede.
III. Na internet são utilizados protocolos específicos como DNS e HTTPS, que não usados na intranet.
Opinião Pública é o resultado da discussão dos públicos a respeito de questões coletivas. Sobre isso, qual das características descritas abaixo não é verdadeira?
A imprensa brasileira tem duas datas como marcos fundadores. Qual dos jornais indicados abaixo é tido como um dos marcos fundadores da imprensa brasileira?
Nas afirmações abaixo sobre Comunicação Governamental, julgue-as se são verdadeiras. Em seguida, assinale a alternativa correta: I. A comunicação governamental deve ser mais uma infraestrutura de sustentação e gestão do Poder Público, do que uma necessidade social. II. A comunicação nos Poderes brasileiros sempre apresentou a comunicação social vinculada diretamente aos meios de comunicação de massa. O Poder Executivo é o que mais concede visibilidade às suas ações e conta com a melhor estrutura de comunicação. Porém, até então denominada preferencialmente como comunicação governamental, essa comunicação tem possuído natureza predominantemente educativa e secundariamente publicitária. III. A comunicação governamental pode ser classificada em dois tipos: comunicação política e comunicação pública. Porém, a comunicação governamental pode ser entendida como comunicação pública na medida em que ela é um instrumento de construção da agenda pública e direciona seu trabalho para a prestação de contas, o estímulo para o engajamento da população nas políticas adotadas, o reconhecimento das ações promovidas nos campos políticos, econômico e social, em suma, provoca o debate público.
Qual gênero jornalístico é formado pelos três aspectos abaixo? I. Seções especializadas, destinadas a cobrir as preocupações e necessidades práticas do dia a dia do cidadão; II. Informações de atualidade sobre numerosas questões consideradas de interesse geral, as quais são incorporadas pelas seções já indicadas; III. Incorporação da informação de serviço a textos mais convencionais.