Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 20 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q698764

As ações de atendimento de famílias e indivíduos no âmbito dos processos sócio assistenciais ganham materialidade e legitimidade à medida que se inscrevem de forma articulada nos processos de trabalho compartilhados nas diferentes instituições, serviços ou programas. Marque a alternativa INCORRETA:

Carregando...
Q698769

O Assistente Social é executor de políticas públicas, mas é requerido para atuar na gestão, formulação, planejamento de programas e políticas sociais, etc. É correto afirmar que:

Carregando...
Q698757

Os assistentes sociais, em diversas oportunidades, se “debatem" em torno de duas concepções, duas teses sobre a natureza e o processo da gênese do Serviço Social. Tais concepções, que podemos com relativa generalização agrupar em suas perspectivas, se comportam como verdadeiras teses. Elas contêm um arsenal heurístico e teórico metodológico que extrapola a mera consideração sobre a gênese do Serviço Social.

Com base no debate teórico‐metodológico e ético‐ político do Serviço Social e as respostas profissionais aos desafios de hoje, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª, associando corretamente cada DEFINIÇÃO/TESE às respectivas CARATERÍSTICAS.

Assinale a opção que representa a sequência correta:

Carregando...
Q698771

Leia o fragmento com atenção:

A globalização é um fenômeno do contexto neoliberal e se constitui como um projeto econômico que fragiliza o Estado-nação e une fronteiras para beneficiar determinados blocos econômicos hegemônicos. Com o avanço da tecnologia e com as mudanças no modelo de gestão das forças produtivas, criou-se um abismo ainda maior entre os países produtores e os consumidores de conhecimento. Nesta cadeia produtiva, a produção é fragmentada a todas as partes do mundo, e com isso, fragilizam-se as forças que dependem do trabalho para sobreviverem. Vários autores reconhecem que o fenômeno da globalização está acompanhado do da exclusão. Para eles, a globalização introduz importantes modificações no interior da modernidade, mas não resolve os graves problemas que assolam a sociedade, pelo contrário, os intensifica, produzindo mais desigualdade social, mais miséria, excluindo parcelas cada vez maiores da sociedade. As decisões e medidas adotadas nas instâncias da macroeconomia, na perspectiva desses autores, impactam drasticamente na vida do cidadão. As políticas públicas nesse contexto assumem uma responsabilidade fundamental para romper com esse processo que deteriora cada vez mais a vida do sujeito e para garantir-lhe, melhores condições de acesso aos bens e serviços. Este é um desafio que está colocado a essas políticas.

A descentralização na gestão das políticas públicas é entendida como uma forma de compartilhamento do poder do Estado, a todos os entes da federação, conferindo aos municípios um protagonismo maior na gestão das políticas públicas, para que sejam tomadas medidas que visam a efetividade de direitos e ao suprimento das necessidades sociais. Um dos fatores que reforçam a necessidade e a importância da descentralização das ações do Estado é o fato de que os fenômenos sociais ocorrem na convivência dos homens em sociedade, por isso, a necessidade de descentralizar, para que a sociedade também participe das esferas públicas decisórias.

O poder local é o espaço para que sejam debatidos os assuntos de relevância da sociedade. Ele contribui para conferir maior poder àqueles que estão mais próximos das necessidades dos cidadãos, e, portanto, dispõe de mais condições para o enfrentamento desses problemas. Por estarem mais perto destas realidades, esses sujeitos conseguem responder melhor às demandas locais, e a população consegue participar na construção e efetivação das políticas.

Num contexto de avanço da macroeconomia interferindo nas barreiras nacionais de diversos países, dos impactos desse fenômeno no papel do Estado, afetando as políticas públicas, a sociedade conferindo-lhe um novo papel no contexto das políticas públicas, MARQUE A RESPOSTA CERTA.

Carregando...
Q674782

São princípios e diretrizes da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, EXCETO:

Carregando...
Q698770

O preconceito é um dos grandes problemas do comportamento humano e um tema de interesse da ética. Vários estudiosos vão destacar que o preconceito se constitui de uma opinião errônea (ou um conjunto de opiniões) que é aceita passivamente, sem passar pelo crivo do raciocínio, da razão. Assim sendo, o preconceito racial, muito presente na sociedade brasileira, cria estereótipos com relação às pessoas negras.

Numa pesquisa, pediu-se aos entrevistados que atribuíssem dez adjetivos aos homens e mulheres negros e depois que caracterizassem esses adjetivos. Veja algumas destas respostas no quadro abaixo:

Com base nessas respostas, marque a opção que expressa uma das conclusões da pesquisadora sobre a existência de uma camuflagem no racismo brasileiro, que tenta passar uma ideia de que, no Brasil, não há racismo. Entretanto, esses discursos tentam esconder as condutas racistas desta sociedade.

Carregando...
Q698763

Historicamente, o atendimento e acompanhamento familiar e individual são termos largamente utilizados pelos assistentes sociais, como executores terminais das políticas sociais, para referenciar um arco bastante grande de ações profissionais que se desenvolvem em diversos espaços sócio-ocupacionais. Desse modo, em relação ao acompanhamento familiar e individual é INCORRETO dizer que:

Carregando...
Q698768

A Reforma Psiquiátrica, no Brasil, apresenta avanços importantes para a Política de Saúde Mental, exceto:

Carregando...
Q698756

O projeto ético-político do Serviço Social está vinculado às transformações da sociedade, voltado a eleger valores que legitimam a profissão. Para tanto, formula requisitos teóricos, institucionais e práticos para o pleno exercício dos profissionais, direcionados aos interesses da classe trabalhadora ao assumir um questionamento e uma contestação das bases conservadoras ainda presentes na profissão, tendo como valor central a liberdade e estando à favor da equidade e justiça social. Sobre o projeto ético-político do Serviço Social, avalie as afirmativas abaixo: I. Os diversos sujeitos envolvidos no movimento de reconceituação do Serviço Social brasileiro têm chamado os profissionais da área para assumir uma dimensão ético-política, que fortaleça um projeto de sociedade segundo a ordem burguesa de ordenamento, consenso e apaziguamento das refrações da “questão social” e não de superação da mesma. II. Sobre o papel contraditório da profissão, que embora demandada pelo Estado para manter o consenso e fazer a mediação entre as classes, a mesma não é neutra nesse processo e, por isso, opta por um dado projeto societário a partir do seu posicionamento enquanto profissional assalariado, partícipe também da classe que vive do trabalho. III. Numa sociedade de classes, toda prática tem uma dimensão política e, por isso, não existe neutralidade, mas contradições econômicas e políticas que perpassam o antagonismo entre essas classes sociais. Nesse sentido, entende-se que todo projeto profissional - e a prática profissional - é vinculado a um projeto político ou projeto político-profissional. IV. O compromisso dessa profissão se dá pela concretização e afirmação de valores fundantes como a liberdade e a justiça social. V. É necessário estabelecermos vínculos coletivos que fortaleçam e propiciem a reflexão ética capaz de ultrapassar o aparente, levando – nos à essência e, assim, à superação da ordem estabelecida, mas não imutável, visto que, somos sujeitos históricos e, por isso, capazes de mudar o curso desse processo. Estão CORRETAS as alternativas:

Carregando...
Q698775

O Serviço Social constitui-se uma profissão essencialmente interdisciplinar, já que não conta com uma teoria própria, porém dialoga com diversas teorias, na busca de compreender e responder às questões e dilemas oriundas da questão social, engendradas na sociedade capitalista. Sobre a interdisciplinaridade, analise as afirmativas abaixo e identifique a opção INCORRETA:

Carregando...
Q698767

Marque a alternativa que se contrapõe ao dever do Assistente Social nas relações com Assistentes Sociais e outros/as Profissionais.

Carregando...
Q698762

As políticas sociais no Brasil, orientadas pelo ideário neoliberal, vêm sofrendo significativos retrocessos, se considerarmos os avanços sociais conquistados pela Constituição Federal de 1988. O Estado tem reduzido cada vez mais seu papel como provedor dos direitos sociais, transferindo esta tarefa para o mercado e para a solidariedade do “terceiro setor”. Dessa forma, o mercado fica reservado para aqueles que possuem meios para adquirir os serviços privados, enquanto os precários serviços públicos são destinados aos “comprovadamente pobres”. No caso da Assistência Social, é correto afirmar que:

Carregando...
Q680702

Em conformidade com o Código de Ética profissional, o Assistente Social, enquanto servidor público deverá:

I. programar, administrar, executar e repassar os serviços sociais assegurados institucionalmente;

II. denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha, quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes deste Código, mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário;

III. contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesse da população usuária;

IV. empenhar-se na viabilização dos direitos sociais dos/as usuários/as, através dos programas e políticas sociais;

V. empregar com transparência as verbas sob a sua responsabilidade, de acordo com os interesses e necessidades coletivas dos/as usuários/as.

Assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q698759

São dimensões objetivas que compõem os processos de trabalho dos assistentes sociais; são dimensões que se complementam e se realizam no cotidiano do exercício profissional. São elas:

Carregando...
Q674780

São competências para atuação da/o assistente social em empresas, EXCETO:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) D
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) A
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282