Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 13 de 13 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 13
Questões por página:
Q772537

T. H. Morgan e seus colaboradores, na “Sala das Moscas", como ficou conhecido o seu Laboratório na Columbia University, realizaram inúmeros experimentos sobre mutações utilizando as mostras das frutas (Drosophila melanogaster). Esses experimentos foram fundamentais para lançar as bases cromossômicas da herança e correlacionar as ideias de Mendel com o comportamento cromossômico na meiose. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q772551

Com o início da relação entre hospedeiro/ parasito, instala-se o processo de parasitismo. Essa relação caracteriza-se por ser, primordialmente, unilateral e por existirem várias formas de associação entre hospedeiro/parasito. Diante do exposto, é correto afirmar que o Endoparasitismo

Carregando...
Q772549

Existem inúmeras mutações genéticas, as quais podem ser gênicas ou cromossômicas. Essas mutações podem resultar em patologias de maior e menor gravidade. Nesse sentido, qual tipo de mutação está envolvido no surgimento da Anemia Falciforme?

Carregando...
Q772548

Assinale a alternativa que apresenta as principais enzimas envolvidas no processo de replicação do DNA na ordem de participação de cada uma delas nesse processo.

Carregando...
Q772550

Em um estudo cromossômico em que se utiliza a citogenética convencional, é necessário que as células que serão estudadas sofram uma paralização em sua divisão celular em uma fase específica. Qual fase do ciclo celular é mais indicada para a análise microscópica dos cromossomos celulares?

Carregando...
Q772547

Segundo Whatson e Crick, tanto o DNA de procariotos quanto o de eucariotos podem apresentar três conformações estruturais, sendo elas: A-DNA, B-DNA e Z-DNA. Tais conformações estruturais podem ser influenciadas por fatores endógenos e exógenos. Entretanto existe uma delas que contribui diretamente no processo de transcrição gênica. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q772554

Em uma análise do local de crime em que há feridos, o perito vai em busca de possíveis vestígios de sangue. Para essa investigação, serão utilizados agentes oxidantes que auxiliarão na confirmação da presença ou não de sangue. Esses agentes oxidantes revelarão uma reação de oxidação quando em contato com um componente sanguíneo, o qual emitirá cor ou quimiluminescência. Assinale a alternativa que apresenta esse componente sanguíneo capaz de reagir com tais agentes oxidantes.

Carregando...
Q772539

Com a criação da Rede Brasileira de Banco de Perfis Genéticos na década de 2010 e a aprovação da Lei nº 12.654, em 2012, foi possível inserir perfis genéticos de vestígios e condenados em um banco nacional de perfis genéticos e confrontar esses perfis utilizando o software CODIS. Recentemente, o Governo Federal, através do ministério da justiça, tem enfatizado a necessidade de ampliação do número de perfis nesse banco. Em relação ao processamento de amostras biológicas para inclusão no banco de perfis genéticos, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de procedimentos adotados pela equipe pericial.

Carregando...
Q772553

A Eritroblastose Fetal é uma doença hemolítica que decorre de uma incompatibilidade do grupo RH entre a mãe e seu bebê. O contato do sangue da mãe com o sangue do bebê induzirá a produção de anticorpos Anti-RH na mãe. Assim sendo, qual dos seguintes fenótipos é o responsável pelo aparecimento dessa doença no feto em uma posterior gestação?

Carregando...
Q772514

A respeito das propriedades estruturais de proteínas e aminoácidos, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q772538

No início da década de 2000, foi decodificado o Genoma Humano e, através desse estudo que uniu laboratórios de várias partes do mundo, além da descoberta de que existiam pouco mais de 20 mil genes no genoma humano, foi possível compreender de forma mais profunda as semelhanças e as diferenças moleculares (polimorfismos) observadas entre os seres humanos, com grandes implicações na medicina, nos estudos evolutivos e na investigação forense. Em relação aos polimorfismos moleculares e o genoma humano, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q772540

Vírus, fungos, bactérias e outros organismos já foram usados como armas e podem causar mortes em massa. As armas biológicas são artefatos desenvolvidos para espalhar agentes patogênicos e capazes de infectar um grande número de pessoas. Dentre as alternativas a seguir, qual apresenta um organismo que NÃO pode ser utilizado como arma biológica?

Carregando...
Q772552

No processo de eritopoese, o eritroblasto passa pelo fenômeno de enucleação, isto é, a perda do núcleo, passando, então, a ser chamado de reticulócito. Mesmo após a enucleação, o reticulócito mantém preservada sua capacidade de síntese proteica. Diante do exposto, o que é predominantemente responsável por manter a capacidade de síntese em uma célula que não apresenta mais núcleo?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) E
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) D
  • 10) D
  • 11) E
  • 12) B
  • 13) B
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282