Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:
Questões com:
Excluir questões:

Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...
Exibindo 1 a 15 de 25 questões. Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:

Uma adolescente com 13 anos de idade participa, desde os seus nove anos, de atividades de teatro e canto coral desenvolvidas pela prefeitura do município em que vive. Tanto no teatro quanto no coral, sempre se destacou por sua facilidade em se expressar, embora apresentasse uma voz rouca na fala, notada pelo regente do coral. Ultimamente, ela começou a sentir dificuldades no canto, como incapacidade para emitir os sons mais agudos e "quebras" na voz; além disso, devido ao seu aumento de peso, tem evitado papéis de destaque no teatro. Comenta que não percebe mudanças na sua voz falada, mas conta que, quando fala ao telefone, as pessoas a confundem com sua mãe.

Considerando o caso descrito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. As atividades de promoção de arte e cultura durante o processo de crescimento dos indivíduos são válidas para o desenvolvimento da comunicação infantil, e o fonoaudiólogo deve participar de projetos dessa natureza com o objetivo de promover a saúde vocal dos sujeitos envolvidos e prestar assistência às crianças que começarem a apresentar alterações vocais ou de comunicação.

PORQUE

II. As atividades de teatro e de canto coral promovem o abuso vocal; portanto, se a disfonia funcional apresentada pela aluna tivesse sido tratada quando ela era mais nova, não teria evoluído para seu agravo na adolescência.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...

Um fonoaudiólogo elaborou proposta de atuação para uma escola de Educação Infantil. Após a apresentação da proposta, surgiram demandas da equipe pedagógica e dúvidas acerca das competências atribuídas ao fonoaudiólogo em ambiente escolar.

Considerando essa situação e o disposto na Resolução n. 387/2010 do Conselho Federal de Fonoaudiologia, avalie as afirmações a seguir, relativas à atuação do fonoaudiólogo educacional.

I. As ações do fonoaudiólogo na escola devem ser independentes do planejamento educacional, para não interferirem no cronograma curricular.

II. A partir das demandas da escola, cabe ao fonoaudiólogo propor intervenções nas turmas em que há alunos com dificuldades fonológicas, para adequação dos processos alterados.

III. Compete ao fonoaudiólogo propor ações de saúde e cuidado vocal para os professores da escola, tais como o ensino de técnicas de relaxamento muscular da cintura escapular e cervical, para aqueles com queixa de rouquidão.

IV. Diante de queixas sobre o barulho intenso no espaço escolar, o fonoaudiólogo deve propor melhorias no ambiente físico, como, por exemplo, adequações acústicas.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

Pessoas idosas têm procurado, cada vez mais, o atendimento na Otoneurologia, tanto para diagnóstico como para reabilitação das alterações do equilíbrio. As queixas de vertigem e/ou tontura, além dos relatos de quedas, são frequentes nesse grupo.

A respeito desse tema, avalie as afirmações a seguir.

I. As alterações e as doenças metabólicas, vasculares e ortopédicas podem ser causas das queixas labirínticas pelos idosos.

II. O decréscimo fisiológico do controle do equilíbrio é um fator predisponente às quedas e refere-se à perda gradual das funções envolvidas nos processos centrais e sensitivos de propriocepção, visão e vestibulares nos idosos.

III. A demência vascular, a hidrocefalia com pressão normal e as síndromes parkinsonianas associam-se a alterações da marcha, que são responsáveis pelas quedas dos idosos.

IV. A reabilitação vestibular ativa em idosos costuma ter baixa efetividade devido ao processo fisiológico de envelhecimento e à ausência de neuroplasticidade.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

Considerando essas informações e a perspectiva da inclusão plena das pessoas com deficiência em todas as esferas da vida social, avalie as afirmações a seguir.

I. Unidades Básicas de Saúde são locais de acesso prioritário à pessoa com deficiência, dada sua proximidade geográfica e sociocultural com a comunidade que a circunda.

II. Programas educacionais especiais para pessoas com deficiência proporcionam redução da segregação desses indivíduos na sociedade produtiva e devem ser implementados de maneira complementar ou suplementar ao ensino regular.

III. Articulação intersetorial é fundamental para ampliar o alcance das ações nas áreas de educação, saúde, trabalho e emprego, lazer, cultura, transporte e moradia, além de potencializar o desenvolvimento da pessoa deficiente.

É correto o que se afirma em

Carregando...

Na agenda das equipes de Saúde da Família, as ações de matriciamento devem priorizar o diálogo entre os profissionais da rede básica, para identificar demandas dos serviços. A partir dessa discussão, as equipes definem em conjunto as situações-objeto de intervenção do Apoio Matricial, em relações dialógicas e horizontalizadas.

Considerando essas informações e a atuação do fonoaudiólogo na promoção da saúde do trabalhador, avalie as afirmações a seguir.

I. O fonoaudiólogo deve atuar na organização da atenção básica e na Rede de Atenção Integral à Saúde dos Trabalhadores, restrigindo sua atuação a procedimentos de baixa complexidade.

II. A triagem e o encaminhamento para avaliação e diagnóstico audiológicos de perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados, no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, são atribuições do fonoaudiólogo.

III. A organização dos fluxos de referência e contrarreferência na rede de saúde, de modo a garantir o cuidado resolutivo e de qualidade, faz parte da atuação do fonoaudiólogo.

IV. Cabe ao fonoaudiólogo desenvolver ações de promoção e proteção da saúde, de vigilância e assistência, preservando o vínculo do trabalhador com a equipe de referência.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

O fonoaudiólogo que atua na área de estética facial reeduca as funções orofaciais para gerar efeitos positivos sobre a musculatura da região e, assim, suavizar rugas, sulcos e flacidez, por exemplo.

Considerando a atuação do fonoaudiólogo e o processo de envelhecimento facial, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Por meio da intervenção terapêutica, o fonoaudiólogo atua nos músculos envolvidos na formação de cada ruga, respeitando a correlação entre os grupos musculares dos terços da face, reorganizando a dinâmica da mímica facial e adequando as funções de mastigação, de deglutição e de fala.

PORQUE

II. Quando se contraem, os músculos da face movimentam a pele, provocando depressões caracterizadas por linhas ou fossas perpendiculares à direção das fibras musculares que, com o tempo e a repetição desses movimentos, transformam-se em rugas.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...

A Resolução n. 492/2016, do Conselho Federal de Fonoaudiologia, dispõe sobre a atuação do profissional fonoaudiólogo diante de casos de disfagia, como, por exemplo, a realização de aspiração das vias aéreas antes, durante ou após a execução de procedimentos fonoaudiológicos, quando necessário.

A partir das informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. Durante a realização de aspiração das vias aéreas é necessário e suficiente o uso dos seguintes equipamentos de proteção individual: luvas estéreis, capote, gorro, óculos e máscara.

PORQUE

II. A aspiração de vias aéreas superiores é um procedimento invasivo que deixa o fonoaudiólogo susceptível ao contato com secreções do indivíduo.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...

Um homem com 40 anos de idade que trabalha, há aproximadamente 20 anos, em uma usina de cana-de-açúcar, procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua região com queixa de zumbido e dificuldade para compreender a fala em ambientes ruidosos.

Nessa situação, a conduta a ser adotada pelo fonoaudiólogo da UBS é

Carregando...

Apresenta-se, a seguir, amostra da fala espontânea de um homem com 25 anos de idade.

"situações /emocionais em que eu /dava uma importância grande né fatalmente eu acho que eu ficava nervoso né hã // hoje em dia muito menos porque com o passar dos anos eu fui criando segurança então eu fui ganhando hã hã é segurança pessoal, auto confiança // não aparece sempre sempre sempre // em situações que eu não que eu não tenho o domínio quando eu não domino uma situação// quando eu não tô senhor de mim ou quando eu ou quando eu tô emocionalmente abalado ou quando as circunstâncias meme deixam inseguro ou quando eu vou ser eu vou ser testado vamos supor com plateia nova se eu tenho aí né éééé uma reunião e é um público que já me conhece eu vou muito bem e normalmente"

Considerando os tipos de ruptura involuntárias do fluxo de fala evidenciados nessa amostra, avalie as afirmações a seguir.

I. A amostra de fala espontânea contém rupturas comuns e rupturas gagas.

II. Na amostra de fala espontânea verificam-se rupturas comuns que são classificadas como interjeição, hesitação, repetição de palavra e repetição de segmentos.

III. Rupturas gagas classificadas como bloqueio e repetição de sílabas estão presentes na amostra de fala espontânea.

IV. Prolongamentos e pausas, que são rupturas gagas, são observados nessa amostra.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

Um homem com 35 anos de idade sofreu acidente automobilístico e ficou hospitalizado por dois meses, com diagnóstico de traumatismo cranioencefálico. Após a alta hospitalar, foi encaminhado para avaliação fonoaudiológica, em que se constatou Afasia de Broca. Na avaliação, apresentou dificuldade em encontrar as palavras desejadas; fala lenta, com muitas interrupções e consciência de seus erros; compreensão preservada; consciência de suas dificuldades; e estado depressivo.

A partir desse caso, avalie as afirmações a seguir.

I. O fonoaudiólogo deverá investigar a extensão da lesão, a motivação do cliente e suas condições gerais de saúde, pois esses fatores interferem no sucesso do tratamento fonoaudiológico.

II. O fonoaudiólogo deverá iniciar a terapia fonoaudiológica semanal com o cliente, estimulando a linguagem oral, valendo-se da plasticidade do sistema nervoso central.

III. A utilização da comunicação suplementar e alternativa deverá ser indicada pelo fonoaudiólogo, pois houve lesão ao sistema nervoso central do cliente.

IV. O cliente deverá ser encaminhado para tratamento psicoterápico antes da realização da intervenção fonoaudiológica, pois a depressão poderá impedir o progresso da fala.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

Um homem com 27 anos de idade, professor do ensino fundamental há cinco anos, foi encaminhado ao fonoaudiólogo pelo médico otorrinolaringologista, que diagnosticou nódulos vocais bilaterais e fenda triangular do tipo médio-posterior. Na consulta com o fonoaudiólogo, ele relatou rouquidão; falhas na voz; fadiga vocal; perda de potência da voz, principalmente no final da semana; dores na região cervical; e 5 episódios de afonia.

Com base nesses dados conclui-se que

Carregando...

Considerando esse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. O termo disfagia funcional é adequado à descrição do quadro de prematuridade, pois o que ocorre é uma imaturidade de caráter transitório.

II. O estímulo digital oferecido com dedo enluvado favorece a adequação do padrão e da força de sucção do prematuro, além do controle oral de volume de alimento introduzido.

III. A transição para via oral pode ser feita diretamente no seio materno, com o apoio de técnicas de relactação ou pelo uso de utensílios.

É correto o que se afirma em

Carregando...

A partir das informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir, acerca do uso de símbolos em terapias fonoaudiológicas.

I. Os símbolos devem estar relacionados aos seus significados convencionais.

II. Os símbolos devem ser incorporados em situações contextualiza das nas terapias fonoaudiológicas.

III. Os símbolos selecionados para o trabalho terapêutico devem atender às necessidades comunicativas individuais do cliente.

É correto o que se afirma em

Carregando...

A Resolução do Conselho Federal de Fonoaudiologia n. 387/2010 dispõe sobre as atribuições e competências do profissional especialista em Fonoaudiologia Educacional. O documento descreve as formas de atuação no ambiente escolar, abrangendo todas as etapas e modalidades de ensino, assim como todos os envolvidos no processo educacional.

Com base nessa resolução, avalie as afirmações a seguir, a respeito da atuação do fonoaudiólogo em ambiente escolar.

I. Um dos pressupostos do trabalho fonoaudiológico é a valorização da figura do professor em sala de aula como elemento capaz de ajudar o aluno a desenvolver e aperfeiçoar sua comunicação verbal pela linguagem oral e escrita.

II. O fonoaudiólogo tem o compromisso de orientar os professores na avaliação de seus alunos de acordo com protocolos padronizados, com o objetivo de identificar, na linguagem espontânea e na nomeação de figuras trabalhadas em sala de aula, a ocorrência de distorções, omissões ou trocas de fonemas.

III. O fonoaudiólogo deve incentivar o professor a elaborar atividades que priorizem a comunicação direta entre professor e alunos, por meio de exercícios de pronúncia de fonemas e de exercícios dos órgãos fonoarticulatórios.

IV. O trabalho do fonoaudiólogo deve englobar não só aspectos preventivos nas áreas de comunicação oral e escrita dos alunos, como também inserir aspectos preventivos relacionados à saúde vocal dos professores, por meio de programas de orientação vocal.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...

As habilidades auditivas são essenciais para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Nos últimos anos, a avaliação dessas habilidades, por meio dos testes de processamento auditivo, tem contribuído para a intervenção fonoaudiológica nas diferentes fases do ciclo de vida.

Considerando a influência do processamento auditivo na aprendizagem escolar, avalie as afirmações a seguir.

I. O baixo desempenho escolar de crianças com transtorno de processamento auditivo está relacionado às dificuldades de interpretação do que elas ouvem, principalmente em ambientes com sons competitivos e ruidosos.

II. Crianças com transtorno de processamento auditivo têm dificuldade para identificação da ideia principal de um enunciado e baixa capacidade de interpretação de palavras, frases, anedotas, metáforas, trocadilhos e analogias.

III. A avaliação do processamento auditivo surgiu como um meio de esclarecer manifestações auditivas que os testes convencionais não conseguiam explicar, pois, na maioria das vezes, apesar dos resultados dos testes convencionais serem compatíveis com a normalidade, persistiam queixas relativas ao uso funcional e eficiente da audição.

É correto o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) E
  • 5) E
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) D
  • 9) A
  • 10) A
  • 11) A
  • 12) D
  • 13) D
  • 14) B
  • 15) E
  •  

Questões de concurso

Nesse texto você vai saber tudo sobre nosso site de questões de concurso, verá também questões de concurso por assunto, questões de concurso público com gabarito e muito mais! Com toda a certeza se você utilizar uma plataforma online, como a do aprova questões para responder questões de concurso, sua preparação ficará ainda melhor.

Responder questões de concurso

Em resumo é muito importante que ao se preparar para concursos, você comece pela leitura do edital para identificar dentro da bibliografia recomendada quais são os assuntos e temas que deverá estudar para conquistar sua vaga no serviço público. Feito isto, você pode optar por estudar com um curso online, de preferência que possua videoaulas e não apostilas, que expliquem e exemplifiquem todo o conteúdo. Optando por aprender o conteúdo de maneira online e com videoaulas, você poderá se preparar em qualquer lugar, e no horário que achar melhor conforme a sua rotina de trabalho ou de atividades que precisa realizar no dia a dia.

E depois que você já tiver lido e revisado todo o conteúdo, a melhor maneira de fixar tudo, testar e saber quais pontos você precisará dar mais atenção, é responder questões de concurso. Busque por concurso, assunto ou disciplina ou até mesmo pela última prova aplicada pelo órgão que você deseja ingressar. É possível também utilizar o filtro para selecionar tudo que já foi aplicado para o cargo que você deseja conquistar, selecionando ainda pelas bancas, também chamadas de organizadoras dos concursos públicos ou ainda pelo ano de aplicação das provas.

Da mesma maneira, você pode selecionar questões por instituição ou órgão público (por exemplo: Prefeituras, Secretarias Estaduais, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça, Tribunal Regional Eleitoral, entre outros); ano de aplicação (desde 1996 até o ano atual); disciplina (Administração, Língua Portuguesa, Matemática, Economia, Antropologia, Artes, Direito do Trabalho, Filosofia, Biologia, e muitas outras); nível de escolaridade (fundamental, médio ou superior); modalidade (múltipla escolha, discursiva e certo/errado) e ainda área de formação (Agronomia, Engenharia Civil, Jornalismo, Ciência da Computação, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina e muitas outras opções).

E ainda, se você deseja ver questões de concursos públicos com vídeo resposta fique sabendo que isso também é possível. Além de você ter acesso ao texto das questões, poderá ver uma explicação sobre o tema tratado, gravada especialmente para a nossa plataforma, por um professor especialista no assunto, tema ou disciplina descrito na pergunta que você selecionou para responder. Com certeza essa ferramenta auxiliará muito no entendimento do tema e contribuirá para você conquistar a tão sonhada vaga de servidor público em qualquer órgão, seja na esfera municipal, estadual ou até mesmo federal.

Questões de concurso por assunto

Primeiramente, é importante ressaltar que nosso banco de dados possui milhares de questões de concurso público com gabarito, perguntas dos mais diversos assuntos, a fermenta é atualizada diariamente! Isso mesmo, todos os dias nossos colaboradores inserem as questões dos últimos concursos públicos realizados. E, além das questões de concurso, você também pode visualizar as questões de todas as edições do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), Exame da Ordem dos Advogados (OAB) e Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Por exemplo, se você estuda para concursos de nível fundamental poderá filtrar apenas questões de concurso por assunto que tratem sobre equações de primeiro grau, regra três, conjuntos numéricos e operações, regras de acentuação, pontuação, entre outros temas de matemática e língua portuguesa. Por outro lado, se o seu objetivo são os certames de nível médio, poderá selecionar questões sobre conhecimentos gerais, atualidades, sistemas operacionais, planilhas de cálculos, hardware e software, probabilidade, porcentagem, regência verbal, gêneros textuais, entre outros. E se o seu sonho é uma vaga de nível superior é importante treinar com questões de direito constitucional e administrativo, segurança da informação e da internet, política, economia, estatística, geometria, sintaxe, semântica e muitos outros assuntos.

Por fim, existe ainda a possibilidade de você inserir uma anotação, referente a questão de concurso público que você está respondendo. Isso facilita muito seu aprendizado, você conseguirá gravar com mais facilidade aquele assunto complicado que precisa de atenção. Essa ferramenta foi criada para que você consiga destacar e comentar tudo o que acha importante referente ao tema estudado. E não se preocupe, a anotação é pessoal e sigilosa, somente você terá acesso e poderá visualizar o que escreveu.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282