Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 1 de 1 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 1
Questões por página:
Q636949

A respeito dessa doença, das alterações estruturais que ela promove e do comprometimento do funcionamento normal do coração e do sistema vascular, avalie as afirmações a seguir.

I. Doenças relacionadas com as dislipidemias, como a aterosclerose, apresentam em sua gênese e/ou em seus mecanismos fisiopatológicos, alterações na função endotelial e, como consequência, a hipertensão arterial e processos de isquemia.

II. Distúrbios hemodinâmicos em bifurcações de grandes vasos promovem a baixa força de cisalhamento na corrente sanguínea, o que pode promover alterações em alguns genes e induzir, por exemplo, alteração na produção de óxido nítrico.

III. Durante a formação da placa de ateroma, ocorrem aumento de óxido nítrico e adesão de células espumosas na camada íntima do vaso, com a consequente migração de células musculares lisas, formando uma matriz extracelular com capa fibrosa, aumentando o calibre da artéria e promovendo modificações estruturais e funcionais.

IV. A formação das placas de ateroma pode ser causada por fatores locais e sistêmicos e normalmente pode gerar quadros de infarto ocasionados pelo processo de necrose desenvolvido durante a isquemia, ou ainda, gerar quadros de tromboembolias causadoras de isquemias em diferentes órgãos.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282