Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 26 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q636935

Em relação ao risco de exposição ocupacional ao HIV, avalie as afirmações a seguir.

I. O risco de contaminação depende do tipo de exposição ao vírus, da quantidade de sangue ou secreção envolvida na exposição e da quantidade de vírus no sangue ou na secreção do paciente no momento da exposição.

II. Para diminuir os riscos de infecção pelo HIV durante o desempenho de tarefas habituais, os profissionais de saúde devem aderir às boas práticas laboratoriais e de segurança desenhadas para eliminar ou minimizar a exposição ao vírus e usar os equipamentos de proteção individual.

III. A exposição de um profissional de saúde a um agente infectante deve ser seguida por uma série de medidas compulsórias, tais como: coleta de sangue para testar a presença de anticorpos contra o HIV, tanto no profissional de saúde exposto ao vírus quanto no paciente, ainda que este se recuse; documentação adequada de todas as fases do processo; implementação de profilaxia pós-exposição, com medicação antirretroviral.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q636923

Em relação às questões bioéticas envolvidas na edição genética, avalie as afirmações a seguir.

I. No Brasil, não é permitido o uso de técnicas para a edição genética de embriões humanos; os estudos científicos nessa área devem ter como objetivo tratar e curar problemas de saúde e não alterar o genoma ou realizar clonagens.

II. A despeito do caráter promissor da edição genética no tratamento de doenças graves, as intervenções feitas por meio da técnica de CRISPR/Cas9 em embriões podem ser passadas às gerações futuras, por esse motivo, a prática é considerada eugenista, o que ensejou a proibição de estudos desse tipo em embriões humanos em alguns países.

III. Em alguns países, inclusive no Brasil, são permitidas por lei a manipulação e a modificação genética de embriões humanos para fins de pesquisa, entretanto, esses embriões devem ser descartados dentro do prazo de duas semanas.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q636930

Considerando a situação apresentada, avalie as afirmações a seguir.

I. A conduta adequada do órgão de vigilância sanitária local é a investigação do surto, com aplicação de questionário para identificação de pessoas que apresentaram quadro gastrointestinal e ingeriram a suposta refeição contaminada, além da cultura de amostra de alimentos para identificação do possível agente causador.

II. O Staphylococcus aureus, o Bacillus cereus e o Clostridium botulinum são microrganismos classicamente descritos como causadores de intoxicação alimentar.

III. Os alimentos servidos em restaurantes devem ser produzidos em ambientes microbiologicamente controlados para a garantia de sua esterilidade.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q636942

É correto afirmar que a perfusão extra-corpórea

Carregando...
Q636947

O diagnóstico genético pré-implantacional (PGD), método usado durante a fertilização in vitro (FIV), permite o estudo de alterações genéticas e cromossômicas no embrião antes de sua implantação no útero.

Em relação a esse tema, avalie as afirmações a seguir.

I. O PG D é geralmente utilizado para diagnosticar alterações cromossômicas, não sendo recomendável, entretanto, para detectar condições mendelianas.

II. Esse método é recomendado para mulheres com histórico de abortos espontâneos repetidos, ou com idade materna avançada, ou com ciclos durante a FIV falhos e para casais portadores de rearranjos cromossômicos balanceados.

III. O PGD detecta alterações cromossômicas como aneuploidias, translocações, inversões, duplicações, deleções e doenças monogênicas.

IV. A hibridização fluorescente in situ (FISH) é o principal método usado na análise de alterações cromossômicas das células.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q636946

Anticorpos específicos contra o HBV, bem como a pesquisa por antígenos e ácidos nucleicos virais, são importantes indicadores de estágios específicos da doença. A figura a seguir mostra a evolução dos marcadores do vírus da hepatite B (HBV) nas infecções agudas e crônicas.

Com base nas informações apresentadas, assinale a opção correta.

Carregando...
Q636927

A respeito dos vetores utilizados na engenharia genética, avalie as afirmações a seguir.

I. Os plasmídeos bacterianos são utilizados como vetores de clonagem do gene de interesse para a transformação genética em plantas.

II. Os plasmídeos são dependentes do DNA cromossômico para replicação, sendo frequentemente manipulados no processo de transformação gênica.

III. Para ser um bom vetor de clonagem, um plasmídeo deve possuir origem de replicação, sítios de clivagem para endonucleases de restrição e um gene que codifique resistência a um antibiótico.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q636939

No diagnóstico clínico-molecular, a reação em cadeia da polimerase (PCR) em tempo real pode ser utilizada para a avaliação da carga viral ou bacteriana, para a determinação da resistência a antibióticos e, até mesmo, para o prognóstico de tumores malignos. A figura abaixo apresenta ciclos de amplificação de amostras por PCR em tempo real, sendo ( A ) uma amplificação de um determinado segmento gênico que identifica um determinado marcador tumoral em células neoplásicas e ( B ) uma amplificação do mesmo segmento gênico em células não neoplásicas.


A partir das informações apresentadas, conclui-se que

Carregando...
Q636934

O papilomavírus humano (HPV) é um patógeno intracelular que tem a capacidade de transformar a célula do hospedeiro, tem afinidade por tecido de alto poder mitótico e é capaz de evadir-se da reação imune. Existem mais de 130 tipos de HPV, desses, 45 infectam o trato genital inferior, e 15 são classificados como oncogênicos, os quais provocam lesões escamosas no trato genital. As lesões precursoras, que se apresentam em graus evolutivos do ponto de vista cito-histopatológico, são classificadas como neoplasias intraepiteliais cervicais (Nic) de graus I, II e III. A imagem a seguir ilustra uma lesão Nic.

Considerando esse contexto e a imagem apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A imagem apresentada refere-se a uma lesão Nic I.

PORQUE

II. Histologicamente, a imagem indica preservação da estrutura do epitélio de origem, com atipias celulares mais frequentes nas células maduras e nota-se um aumento discreto na relação núcleo/ citoplasma, ainda que a cromatina se apresente relativamente uniforme.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q636941

A leishmaniose é uma antropozoonose considerada um grave problema de saúde pública e representa um complexo de doenças com importante espectro clínico e diversidade epidemiológica.

A respeito da leishmaniose, avalie as afirmações a seguir.

I. A lesão ulcerada mostrada na imagem acima exemplifica um caso de leishmaniose tegumentar americana (LTA), doença infecciosa, contagiosa, causada por protozoário do gênero Leishmania, que acomete pele e mucosas.

II. Os reservatórios dos parasitas da leishmaniose podem ser animais silvestres e domésticos, sobretudo cães, nos quais a LTA pode apresentar-se como uma doença crônica, com manifestações semelhantes às da doença humana.

III. As medidas de proteção preconizadas contra a LTA consistem basicamente em evitar o contato direto entre humanos e insetos vetores denominados flebotomíneos, conhecidos popularmente como mosquito palha, tatuquira ou birigui.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q636945

Leveduras do gênero Candida são responsáveis por infecções superficiais e sistêmicas, principalmente em pacientes imunodeprimidos. Em micologia, o uso de ágar cromogênico auxilia na identificação presuntiva das espécies mais comumente isoladas de leveduras desse gênero.

Com relação às metodologias utilizadas para a identificação e isolamento dessas leveduras, avalie as afirmações a seguir.

I. O ágar cromogênico candida é o meio de cultura indicado para isolamento seletivo e identificação de leveduras e fungos filamentosos, com a propriedade para a diferenciação de Candida albicans, Candida krusei e Candida tropicalis.

II. A inclusão de substratos cromogênicos no meio de cultura faz que as colônias de Candida albicans, Candida krusei e Candida tropicalis produzam diferentes cores, o que permite a detecção direta dessas espécies de leveduras na placa.

III. Apesar de ser uma metodologia considerada sensível e específica para a identificação presuntiva das espécies mais comumente isoladas de leveduras do gênero Candida, a técnica de ágar cromogênico apresenta limitações por não diferenciar Candida glabrata e Candida parapsilosis.

IV. O meio de cultura ágar Sabouraud Dextrose com cloranfenicol e o de ágar cromogênico para Candida são eficazes para o isolamento de leveduras, sendo o ágar Sabouraud Dextrose o que apresenta maior eficácia na identificação presuntiva da maioria das leveduras do gênero Candida.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q636938

Durante ação da Polícia Federal, foi apreendida grande quantidade de uma substância que os agentes suspeitaram ser cocaína. Levado ao laboratório, o material foi submetido à análise por um biomédico.

Nessa situação, a metodologia mais apropriada para a identificação preliminar da substância é a

Carregando...
Q636940

Com relação aos microrganismos mencionados no texto, avalie as afirmações a seguir.

I. A identificação dos estreptococos, em forma de cocos aos pares, em cachos de uva ou agrupados, e dos estafilococos, em forma de cadeia longa, pode ser realizada por meio da microscopia.

II. A prova da catalase em lâmina geralmente resulta em positiva para estafilococos e negativa para estreptococos, permitindo sua diferenciação.

III. As colônias de estafilococos, inoculadas em ágar sangue de carneiro, mostram-se geralmente maiores, convexas, com coloração que varia do branco-porcelana ao amarelo, podendo apresentar hemólise, enquanto as colônias de estreptococos tendem a ser menores e com halos de hemólise total ou parcial (beta e alfa hemólise), ou nenhuma.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q636933

A anemia falciforme, doença hereditária monogênica mais comum do Brasil, deve-se a uma mutação pontual (GAG → GTG) no gene da globina beta da hemoglobina, originando uma hemoglobina anormal, denominada hemoglobina S (HbS), em vez da hemoglobina normal denominada hemoglobina A (HbA). Esta mutação resulta na substituição de um ácido glutâmico por uma valina na posição 6 da cadeia beta, com consequente modificação físico-química na molécula da hemoglobina. Em determinadas situações, essas moléculas podem sofrer polimerização, com falcização das hemácias, o que ocasiona encurtamento da vida média dos glóbulos vermelhos, fenômenos de vaso-oclusão e episódios de dor, e, ainda, lesão de órgãos.

Com relação à anemia falciforme, avalie as afirmações a seguir.

I. A anemia de hemácias falciformes é causada por uma mutação genética que provoca a produção de hemoglobina em forma de foice, podendo o diagnóstico dessa doença ser obtido por meio de um teste padrão recessivo da herança.

II. A mutação pontual no gene da hemoglobina S gera a síntese de hemoglobina alterada, sendo essa uma doença hereditária ligada ao sexo.

III. As mutações genéticas envolvidas na patofisiologia da doença da célula falciforme são relacionadas igualmente às mutações genéticas de outras circunstâncias que envolvem a hemoglobina anormal, tal como a hemoglobina C, a hemoglobina D e a hemoglobina E.

IV. A eletroforese de hemoglobina é o exame laboratorial específico para o diagnóstico da anemia falciforme, sendo possível detectar a presença da hemoglobina S por meio da realização do teste do pezinho, logo após o nascimento da criança.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q636926

A realização de exames radiológicos, como a tomografia computadorizada, permite a obtenção da imagem de ossos, órgãos ou formações internas do corpo, por meio da qual é possível avaliar a presença de fraturas, tumores, corpo estranho, sangramentos e outras anomalias.

Com base na imagem de crânio, em corte axial, mostrada acima, assinale a opção em que há correta correspondência entre numeral e estrutura indicada.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) C
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) E
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) A
  • 9) A
  • 10) B
  • 11) B
  • 12) E
  • 13) D
  • 14) C
  • 15) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282