Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 27 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q642824

Os gráficos abaixo representam valores de Energia Livre de Gibbs, de acordo com a extensão da reação, em três situações distintas.

Com relação a esse tema, assinale a opção que descreve corretamente o comportamento representado em cada um dos gráficos acima.

Carregando...
Q642829

Alcoóis (ROH) e fenóis (ArOH) são compostos amplamente utilizados em síntese orgânica, devido à sua capacidade de reagir tanto como ácido (ao liberar o hidrogênio ligado na hidroxila) quanto como base (a partir de sua protonação ao ser tratado com ácido forte). A acidez desses compostos é regularmente medida a partir da sua constante de acidez (Ka) ou pelo logaritmo negativo de Ka (pKa). Contudo, pode-se prever a força ácida de alcoóis e fenóis por sua estrutura química, visto que, quanto mais estável é a base conjugada produzida, mais ácido é o composto de partida.

Com relação à acidez de alcoóis e fenóis, avalie as afirmações a seguir.

I. O p-nitrofenol é mais ácido que o p-bromofenol, devido à maior capacidade do grupo nitro em estabilizar sua base conjugada.

II. A constante de acidez do p-aminofenol será maior em comparação ao feno! substituído com um grupo metila na mesma posição.

III. O pKa do metanol deverá apresentar um valor menor que o pKa do propanol, em uma mesma temperatura.

IV. O composto terc-butanol é mais ácido que o 2,2,2-tricloroetanol, por apresentar uma base conjugada estável.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q642831

As moedas de R$ 0,05 (cinco centavos) são feitas de aço revestido de cobre e, com o passar do tempo, é possível observar que elas são oxidadas a uma substância de coloração esverdeada. Esse é mais um caso típico de oxidação atmosférica em ambiente úmido.

Considerando as semirreações de redução representadas acima, a oxidação atmosférica das moedas de cobre em meio neutro (pH = 7,0) é

Carregando...
Q642855

A Teoria do Orbital Molecular permite prever a existência de uma espécie e até mesmo de algumas de suas propriedades. H 2 e He2+ são espécies conhecidas e cujas existências são previstas pela Teoria do Orbital Molecular. Como base nesta teoria, é correto afirmar que

Carregando...
Q642823

Os complexos envolvendo cobalto (Co) como ácido de Lewis e o grupo NH3 como base tiveram importante papel no desenvolvimento da Química de Coordenação. Ao reagirem entre si, formam o íon complexo hexamincobalto (III), [Co(NH3)6)3+. Outro íon complexo formado envolvendo Co é o hexafluorocobaltato (III), [CoF6)3-. Compostos do tipo [ML6]q são frequentes na síntese de com postos de coordenação.

A partir das teorias de ligação química existentes, avalie as afirmações a seguir, referentes aos íons citados.

I. Os íons complexos hexamincobalto (III) e hexafluorocobaltato (III) apresentam geometria de coordenação octaédrica.

II. Os íons hexamincobalto (III) e hexafluorocobaltato (III) são complexos de coordenação de mesma coloração.

III. Sendo um íon diamagnético e o outro paramagnético, o mesmo desdobramento do campo ligante não satisfaz o comportamento de ambos.

É correto o que se afirma em

Carregando...
Q642828

Considerando as informações do texto com relação à combinação de técnicas para o tratamento de um efluente hospitalar, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q642830

A Termodinâmica é a área da Química que se dedica ao estudo das transformações de energia. o entendimento da primeira lei da Termodinâmica envolve a compreensão de algumas formas de energia, tais como calor e trabalho.

A respeito da primeira lei da Termodinâmica, avalie as afirmações a seguir.

I. A energia interna permanece constante independente de qual seja o sistema de estudo.

II. A variação da energia interna de um sistema fechado é igual à energia transferida como calor ou trabalho através das suas fronteiras.

III. Para processos adiabáticos, a variação da energia interna está associada ao trabalho realizado pelo sistema ou sobre o sistema.

IV. Em um processo de expansão livre em que não há trocas de calor com a vizinhança, a energia interna do sistema diminui.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q642835

A estereoquímica proveniente da redução da cânfora com NaBH4 está relacionada às questões de reatividade da carbonila e às questões estruturais do sistema norbonano. A aproximação do hidreto pode ocorrer por ambas as faces da carbonila da cânfora, conforme representado na figura a seguir.

Sobre a proposta de mecanismo da redução citada, a aproximação do hidreto

Carregando...
Q642854

O resfriamento de caldeiras usadas na produção de vapor gera, como efluentes, águas com elevado teor de cálcio e magnésio, normalmente chamadas de "águas duras". O controle do teor desses metais nessas águas é importante, pois podem formar depósitos de carbonatos sólidos e provocar problemas nas tubulações usadas.

O equilíbrio de solubilidade do carbonato de cálcio está representado na equação a seguir:

e sua solubilidade nessa temperatura é 6,86 ppm.

Nesse caso, o químico deve projetar um sistema em que seja possível

Carregando...
Q642859

Reações de redução de cetonas e aldeídos utilizando NaBH4 (boro-hidreto de sódio) representam um 4 dos principais métodos de obtenção de álcoois em laboratório, tendo em vista sua facilidade e altos rendimentos. A análise dessas reações comumente é realizada por meio de métodos espectroscópicos como Espectroscopia no Infravermelho (IV) e a Ressonância Magnética Nuclear (RMN).

A equação a seguir representa a reação de obtenção do 1-feniletanol a partir da acetofenona.

Com base nas informações apresentadas, a conversão completa da acetofenona poderia ser confirmada com a

I. presença de estiramento no espectro de infravermelho na região de 3 300 a 3 600 cm-1.

II. ausência de estiramento no espectro de infravermelho na região de 1 660 a 1 770 cm-1.

III. ausência de um quadupleto no espectro de RMN1H na região de 4,68 δ.

IV. presença de um dubleto no espectro de RMN1H na região de 1,49 δ.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q642822

A equação dos gases ideais é válida para todos os gases em pressões suficientemente baixas, sendo válida somente quando P → 0. Quando a pressão de uma certa quantidade de gás é elevada, surgem desvios na equação do gás ideal. Consequentemente, os gases reais possuem propriedades diferentes das preditas pela lei dos gases ideais. Uma das melhores maneiras de mostrar esses desvios é medir o fator de compressibilidade ( Z ). O gráfico de PV/RT em função da pressão mostra a variação experimental de Z para vários gases.

Sobre o comportamento dos gases no gráfico acima, avalie as afirmações a seguir.

I. Os gases desviam-se do valor de Z= 1 quando a pressão aumenta, comportando-se como gases reais.

II. Os desvios do comportamento ideal podem ser relacionados à existência de interações intermoleculares.

III. Nos gases que estão sob condições de pressão e temperatura tais que Z < 1, as repulsões são mais importantes do que as atrações intermoleculares.

IV. Para alguns gases reais, nos quais as atrações intermoleculares são muito fracas, Z é sempre maior do 1.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q642827

Alcoóis são intermediários em síntese orgânica e suas reações de oxidação levam à formação de compostos carbonilados. A reação de oxidação dos alcoóis ocorre com diferentes reagentes, como, por exemplo, O2 em presença de cobre metálico a altas temperaturas ou quando tratados com dicromato de potássio em meio fortemente ácido (K2Cr2O7/H2SO4), ou com permanganato de potássio (KMnO4). Se o álcool em questão for um álcool primário, esses últimos reagentes não são uma boa alternativa quando se deseja pre parar aldeídos. Para tal situação, pode-se empregar o reagente de Collins, um complexo de piridina com óxido de crômio IV (CrO3.2C5H5N) ou o clorocromato de piridínio (C5H5NHCrO3Cl), comercialmente nomeado com a sigla PCC. No esquema a seguir, são mostrados os produtos da reação do composto 1 com os reagentes descritos acima, que caracterizam uma oxidação branda.

A respeito das reações de oxidação apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A reação que leva aos produtos 2 e 3 é uma reação de oxidação na qual somente o grupo OH do álcool secundário sofreu oxidação.

PORQUE

II. Na formação do composto 2, as condições de reação são básicas e provocam a clivagem do grupo acetal, que sofre hidrólise, e forma um triol. O triol é então oxidado levando ao composto 2.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q642834

Na figura I, o complexo formado entre o cobre e o agente quelante está corretamente representado apenas na(s)

Carregando...
Q642853

A fase estacionária de uma cromatografia de troca iônica consiste em uma matriz insolúvel contendo grupos ionizáveis ligados de forma covalente. Já a fase móvel consiste em solução tampão com faixa de pH definido.

Matrizes carregadas negativamente se ligam a moléculas com carga positiva (cátions). O mesmo ocorre para as matrizes carregadas positivamente, que se ligam a moléculas com carga negativas (ânions), conforme representado na figura a seguir.

Matrizes trocadoras de cátions e matrizes trocadoras de ânions estão disponíveis no mercado.

CM-celulose, em pH neutro, está carregada negativamente (-CH2OCH2COO-), sendo uma matriz trocadora de cátions;

DEAE-celulose contém um grupamento ionizável de amina terciá ria, está carregada positivamente, sendo uma matriz trocadora de ânions.

Considerando o quadro apresentado, escolha a opção que descreve o comportamento esperado quando uma mistura formada por estas proteínas for aplicada a uma coluna de cromatografia contendo as matrizes equilibradas com diferentes soluções tampão.

Carregando...
Q642858

Nas figuras I, II e III estão relacionados três compostos organometálicos que se encaixam nesta definição.

Em relação a esses compostos organometálicos, qual(is) obedece(m) a regra dos 18 elétrons?

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) A
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) D
  • 6) E
  • 7) B
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) B
  • 11) D
  • 12) E
  • 13) D
  • 14) B
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282