Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 2 de 2 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 2
Questões por página:
Q228299

A hepatite é uma doença inflamatória do fígado que pode ser desencadeada por vírus, uso de medicamentos, doenças autoimunes, entre outros, constituindo um grave problema de saúde pública. Na fase aguda, os pacientes podem apresentar manifestações clínicas como icterícia, colúria e acolia fecal. As hepatites virais mais comuns são as dos tipos A, B e C. O diagnóstico laboratorial é realizado por meio de pesquisas de marcadores virais e marcadores bioquímicos hepáticos.



O quadro a seguir, demonstra alterações nos marcadores virais e bioquímicos no plasma sanguíneo de três indivíduos.





Considerando o contexto e os resultados apresentados, conclui-se que

Carregando...
Q228300

A vacina quadrivalente contra o HPV é comercializada no Brasil desde 2006 e é formulada contra os subtipos 6 e 11, os principais causadores de verrugas genitais, e contra os subtipos 16 e 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo uterino. Para produção dessa vacina são utilizadas técnicas moleculares avançadas nas quais a proteína viral L1 de cada tipo de vírus é produzida em laboratório. Essas proteínas se organizam espontaneamente formando os capsômeros e, em seguida, uma estrutura semelhante ao vírus inteiro que é chamada de Partícula Semelhante a Vírus (VLP – Virus Like Particules). As VLPs são mais imunogênicas que as proteínas solúveis utilizadas nas vacinas convencionais e não apresentam potencial infeccioso nem oncogênico, pois não possuem material genético viral.
VESPA JR., N. Vacina quadrivalente contra HPV 6, 11, 16, 18: a mais nova ferramenta de prevenção. Jornal Brasileiro de Doenças Sexualmente Transmissíveis. V. 18, n. 4, p. 220-223, 2006 (adaptado).



Com base no texto acima, avalie as afirmações seguintes.



I. A produção das VLPs foi realizada por meio do cultivo do vírus em laboratório e posterior purificação das proteínas L1 e união espontânea para formação das VLPs.



II. Para produção das VLPs, foi feito inicialmente cultivo do HPV de interesse em laboratório, clonagem do gene L1 de cada tipo de HPV e, em seguida, foi feita a expressão de cada uma das proteínas L1 recombinantes, e posterior purificação da VLP.



III. As VLPs dos diferentes tipos de HPV foram produzidas e mantidas em laboratório para posterior purificação e utilização como vacina.



É correto o que se afirma em

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282