Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 30 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q229545

Eclipse,Netbeans, Jdeveloper são exemplos de ambientes integrados de desenvolvimento, chamados de IDE, que têm por objetivo facilitar o desenvolvimento de softwares, provendo maior produtividade e gerenciamento de projetos. A especificação JavaBeans foi criada para ser um padrão de desenvolvimento de componentes que possam ser facilmente usados por outros desenvolvedores em diferentes IDE.
Com relação ao tema, analise as asserções a seguir.
Seja para o Netbeans ou para o Eclipse, é possível adquirir componentes de terceiros que facilitem a implementação do seu projeto

PORQUE

como o código desses componentes está em linguagem intermediária, ou seja, independente da arquitetura de um computador real, só é necessário que a máquina virtual esteja instalada no computador onde o aplicativo será executado e a máquina virtual será a responsável pela interpretação do código para a linguagem de máquina do computador em execução.

Acerca dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q229540

O conjunto de casos de uso representa as possíveis interações que serão representadas nos requisitos do sistema. A figura a seguir desenvolve um exemplo de biblioteca e mostra outros casos de uso (use-cases) nesse ambiente


Com relação ao tema, analise as asserções a seguir.


A figura também ilustra os pontos essenciais da notação de casos de uso. Os agentes no processo são representados por bonecos e cada tipo de interação é representada por uma elipse com um nome

PORQUE

a UML é um padrão para a modelagem orientada a objetos e, assim, os casos de uso e a obtenção de requisitos com base em casos de uso são cada vez mais utilizados para obter requisitos.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q229595

Um engenheiro de software planejou o desenvolvimento de um novo projeto, com prazo máximo de 220 dias, em seis fases: comunicação, planejamento, modelagem, construção, documentação e implantação. As fases seriam realizadas na sequência em que foram listadas. Exceção foi feita para as fases de construção e a documentação, que poderiam ocorrer em paralelo. Entretanto, a fase de implantação só poderia ocorrer se tanto construção quanto documentação estivessem encerradas.

A tabela a seguir apresenta a duração de cada fase do plano de desenvolvimento proposto.

Tabela - Fases e respectivas dependências e durações



Considerando o uso do Método do Caminho Crítico, e que o projeto tem prazo máximo de 220 dias, com início no dia 1, avalie as seguintes afirmações.

I. A data mínima para o início da fase de implantação é o dia 191.
II. O projeto possui um caminho crítico, que é 1-2-3-5-6.
III. A folga livre da atividade documentação é de 60 dias.

É correto apenas o que se afirma em:

Carregando...
Q229590

O paradigma de programação orientado a objetos tem sido largamente utilizado no desenvolvimento de sistemas.

Considerando o conceito de herança, avalie as afirma- ções abaixo.

I. Herança é uma propriedade que facilita a implementação de reuso.
II. Quando uma subclasse é criada, essa herda todas as características da superclasse, não podendo possuir propriedades e métodos próprios.
III. Herança múltipla é uma propriedade na qual uma superclasse possui diversas subclasses.
IV. Extensão é uma das formas de se implementar herança.
É correto apenas o que se afirma em


Carregando...
Q229641

O MPS.BR (Melhoria de Processos do Software Brasileiro) é, ao mesmo tempo, um movimento para melhoria da qualidade e um modelo de qualidade de processo.
Guia MPS.BR (SOFTEX)

Com relação às suas características, o MPS.BR

Carregando...
Q229646

Considerando a execução do algoritmo abaixo, responda ao que se pede nos itens a e b.



a) Apresente os dados dos vetores vetA e vetB ao término da execução da linha 12.
b) Apresente os dados dos vetores vetA e vetB ao término da execução da linha 19.

Carregando...
Q229538

O levantamento de requisitos é uma etapa fundamental do projeto de sistemas. Dependendo da situação encontrada, uma ou mais técnicas podem ser utilizadas para a elicitação dos requisitos. A respeito dessas técnicas, analise as afirmações a seguir

I. Workshop de requisitos consiste na realização de reuniões estruturadas e delimitadas entre os analistas de requisitos do projeto e representantes do cliente.
II. Cenário consiste na observação das ações do funcionário na realização de uma determinada tarefa, para verificar os passos necessários para sua conclusão.
III. As entrevistas são realizadas com os stakeholders e podem ser abertas ou fechadas. IV. A prototipagem é uma versão inicial do sistema, baseado em requisitos levantados em outros sistemas da organização.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q229645

Um jogo consiste de dois dados, cada um deles com 6 faces. As faces dos dados são numeradas de 1 até 6. Para ganhar uma partida, o jogador deverá fazer 3 lançamentos de dados, vencendo ao menos 2 deles. O jogador vence um lançamento se a soma dos dados for igual a 7 ou 11. Para iniciar um novo jogo, deve-se pressionar o botão “JOGAR“. Quando pressionado, ele imediatamente fica desabilitado e os dois dados aparecem girando na frente do jogador. Ao se pressionar o botão “LANÇAR“, os dados começam a girar mais lentamente até parar, mostrando os valores das suas faces em um sistema tridimensional. Nesse momento, encerra-se o lançamento e aparece “VENCEU “ ou “PERDEU“ na tela da aplicação, juntamente com um sinal sonoro de alerta e a quantidade de lançamentos restantes. Somente quando o jogador pressiona novamente o botão “LANÇAR “ é que se inicia novo lançamento de dados. A qualquer momento, o jogador poderá encerrar o jogo: pressionando o botão “PARAR“. Tal ação reabilita o botão “JOGAR “.
(LARMAN, C. Applying UML and Patterns: An Introduction to Object-Oriented Analysis and Design and Iterative Development. Prentice Hall, 3.ed, 2004. (com adaptações)

Considerando a caracterização do jogo de dados, elabore os seguintes artefatos da análise de requisitos.
a) Desenhe um diagrama de classes de domínio (UML) para o problema apresentado.
b) Liste três requisitos funcionais referentes ao comportamento funcional essencial do jogo.

Carregando...
Q229599

As revisões técnicas formais são um meio efetivo de melhorar a qualidade do software. Com relação a esse tipo de revisão, analise as seguintes asserções.
Nas revisões, os produtos de trabalho de um indivíduo ou equipe são revisados por técnicos ou gerentes

PORQUE
as revisões fornecem informações sobre defeitos, aumentando e permitindo o controle da qualidade do produto final.
Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q229640

Em um determinado momento, uma rede recebe uma quantidade de requisições de operações, vindas de números IPs distintos, muito acima das condições operacionais previstas para os seus recursos e “trava“, isto é, os seus serviços são interrompidos. Muitas empresas e entidades governamentais sofrem esse tipo de ataque hacker. Para realizá-lo, um atacante precisa distribuir um código, em vários computadores, normalmente sem o consentimento dos destinatários, que se tornam seus “ zumbis “. Em um momento, o atacante ativa os “ zumbis “ que fazem muitos acessos a um determinado alvo, acabando por esgotar seus recursos e derrubando o sistema de informações.

A respeito desse tipo de ataque, analise as afirmações abaixo.

I. É um ataque de negação de serviço distribuído (Distributed Denial Of Service). II. É um ataque que ameaça o atributo da disponibilidade do sistema.
III. É um ataque em que os zumbis roubam as senhas dos usuários, para poder enviar requisições.
IV. É um ataque não detectável por sistemas de antivírus.

Está correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q229544

Os mapas de navegação enfocam como as pessoas se movimentam por um site ou aplicação. Cada página do site ou local da aplicação é representado com uma caixa ou cabeçalho e todas as páginas que puderem ser acessadas a partir dela devem usá-la como referência. Uma técnica bastante utilizada é colocar todos os fluxos possíveis no mapa de navegação, já que isso destacará seções onde há necessidade de uma revisão no projeto da interface.
BENYON, D. Interação humano-computador. 2.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011.

Com relação ao tema, analise as asserções a seguir. Os mapas de navegação são redesenhados muitas vezes no decorrer do ciclo de vida do projeto

PORQUE
a interface deve ser projetada para atender pessoas (capacidades e limitações motoras, neurológicas, cognitivas, etc.), atividades que as pessoas querem realizar (questões temporais, com ou sem cooperação, se são críticas em termos de segurança ,etc.), contextos nos quais a interação acontece (ambiente físico, contexto social ou organizacional ,etc.), e ater-se às tecnologias empregadas (hardware, plataformas, normas, linguagens de programação, políticas de acesso em ambientes de trabalho e residencial, etc.). As combinações desses elementos são muito diferentes, por exemplo, em um quiosque público, em um sistema de agenda compartilhada, em uma cabine de avião ou em um telefone celular. Acerca dessas asserções, assinale a opção correta.

Carregando...
Q229594

Em projetos de desenvolvimento de software, vários tipos de testes podem ser empregados para garantia da qualidade do produto. Um dos tipos comumente empregados é o teste de regressão, o qual tem como objetivo


Carregando...
Q229644

A programação orientada a objeto não é apenas uma forma de programar, é também um jeito de pensar em um problema utilizando conceitos do mundo real e, não somente conceitos computacionais.
Considerando os conceitos da programação orientada a objetos, analise as afirmações abaixo.

I. O objeto tem determinadas propriedades que o caracterizam e que são armazenadas no próprio objeto. As propriedades de um objeto são chamadas de instâncias.
II. As mensagens são informações enviadas ao objeto para que ele se comporte de uma determinada maneira. Um programa orientado a objetos em execução consiste em envios, interpretações e respostas às mensagens. São os métodos, os procedimentos residentes nos objetos, que determinam como eles irão atuar ao receber as mensagens.
III. A herança é um mecanismo para o compartilhamento de métodos e atributos entre classes e subclasses, permitindo a criação de novas classes através da programação das diferenças entre a nova classe e a classe-pai.
IV. O encapsulamento é um mecanismo que permite o acesso aos dados de um objeto somente através dos métodos desse. Nenhuma outra parte do programa pode operar sobre os dados do objeto. A comunicação entre os objetos é feita apenas através de troca de mensagens.

É correto apenas o que afirma em

Carregando...
Q229593

No que diz respeito aos baselines (linhas base) da gerência de configuração, avalie as seguintes afirmações.

I. As baselines representam conjuntos de itens de configuração formalmente aprovados que servem de base para as etapas seguintes de desenvolvimento.
II. As baselines são definidas e podem ocorrer ao final de cada uma das fases do processo de desenvolvimento de software, ou de algum outro modo definido pela gerência.
III. Um item de configuração de software “baselined ” pode ser alterado a qualquer momento durante o desenvolvimento de software independentemente de um procedimento formal.
IV. Ao término de uma etapa do desenvolvimento, e após sua aceitação formal, a baseline na qual a etapa se baseou pode ser descartada pois já se encontra representada nos artefatos gerados.
V. Uma das funções da tarefa “Identificação da Configuração ”, envolve a definição de uma nomenclatura que possibilite a identificação inequívoca dos itens de configuração, baselines e releases.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q229598

A pilha é uma estrutura de dados que permite a inserção/ remoção de itens dinamicamente seguindo a norma de último a entrar, primeiro a sair. Suponha que para uma estrutura de dados, tipo pilha, são definidos os comandos:



PUSH (p, n): Empilha um número “ n “ em uma estrutura de dados do tipo pilha “ p “



POP (p): Desempilha o elemento no topo da pilha.

Considere que, em uma estrutura de dados tipo pilha “ p “ inicialmente vazia, sejam executados os seguintes comandos:


Após a execução dos comandos, o elemento no topo da pilha “ p “ e a soma dos elementos armazenados na pilha “ p “são, respectivamente,

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) C
  • 5) C
  • 7) B
  • 9) A
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) D
  • 13) E
  • 14) E
  • 15) A
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282