Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 27 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q228686

Os sistemas de transporte de água de abastecimento e de coleta de esgotos sanitários devem ser, respectivamente, projetados e calculados como

Carregando...
Q228693

Em uma situação hipotética de implantação de uma obra de construção civil, foram solicitadas a um engenheiro júnior, pelo gerente do empreendimento, várias tarefas, destacando-se as relacionadas com as instalações elétricas. Como primeira tarefa, o gerente do empreendimento solicitou que o engenheiro fizesse a distribuição elétrica da iluminação de uma das salas do escritório da obra, que se encontra com suas tubulações secas (eletrodutos e caixas sem fiação) já distribuídas e que não poderão sofrer alteração alguma ou acréscimo. O circuito é único e monofásico. Considerando essas informações e a simbologia da norma ABNT NBR 5410, qual dos esquemas abaixo seria correto o engenheiro apresentar para o gerente, como a solução para a instalação solicitada?


Carregando...
Q228698

A figura abaixo mostra uma rede de fluxo, solução gráfica do problema de fluxo permanente 2D, ao redor de uma cortina impermeável em uma camada de solo isotrópico e homogêneo. A rede é constituída por 5 linhas de fluxo e 10 linhas equipotenciais, com o nível de referência (NR) coincidindo com a posição da linha equipotencial mínima (nível d’água NA2).



Qual o valor da carga hidráulica h no ponto A situado na profundidade 1,40 m abaixo do NR?

Carregando...
Q228701

Determinado elemento de alvenaria é formado pela composição principal de cal e agregados finos, com pequenas dosagens de cimento. Esse elemento possui alta resistência e é utilizado para alvenaria autoportante (estrutural) não armada, podendo, também, compor as alvenarias do tipo à vista. Essa descrição refere-se ao

Carregando...
Q228706

A amostragem do concreto para ensaios de resistência à compressão deve ser feita dividindo-se a estrutura em lotes. De cada lote, deve ser retirada uma amostra, com número de exemplares de acordo com o tipo de controle. Cada exemplar é constituído por dois corpos-de-prova da mesma amassada. Toma-se como resistência do exemplar o maior dos dois valores obtidos no ensaio do exemplar. Para lotes com números de exemplares entre 6 e 20, o valor estimado da resistência característica à compressão , na idade especificada, considerando controle por amostragem parcial, é dado por

em que Despreza-se o valor mais alto de n, se for ímpar.), são valores das resistências dos exemplares, em ordem crescente.

NBR 12655 (2006). Concreto: Preparo, controle e recebimento. Rio de Janeiro, ABNT.

Na tabela abaixo, estão apresentados os resultados da resistência à compressão obtidos a partir do ensaio à compressão simples realizados aos 28 dias nos exemplares de um lote de concreto.



Considerando os dados e o critério apresentado, qual é a resistência característica à compressão estimada?

Carregando...
Q228713

O expressivo aumento da demanda anual de passageiros no setor aéreo associado ao fato de o Brasil ter sido escolhido como sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016 têm provocado amplo debate sobre a construção de novos aeroportos e reforma nos já existentes. Um dos desafios dos engenheiros é o dimensionamento de espaços localizados nas áreas de embarque e desembarque em função do número de passageiros e do nível de serviço exigido. Considere um terminal de passageiros (TPS) que será construído em um aeroporto internacional visando atender demanda prevista de 2 milhões de passageiros por ano (embarque + desembarque). Ao lado, são apresentadas tabelas com informações referentes ao índice de concentração (razão entre o número de passageiros na hora-pico e a demanda prevista de passageiros por ano) e ao índice de dimensionamento de área por passageiro, obtidos junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).



Com base nas informações apresentadas no texto e nas tabelas acima, calcule a área total do TPS a ser construído para um nível de serviço “bom”. Apresente o procedimento de cálculo utilizado na sua resolução. (valor: 10,0 pontos)

Carregando...
Q228700

Uma solução plausível para drenar pequenas bacias, devido às chuvas de grande intensidade, é o uso de barragens. A altura da crista da barragem é igual à soma da altura da lâmina de água normal (Hn) com a altura da lâmina de água do ladrão (H1), acrescida da folga (F), como ilustrado na figura a seguir. O valor de H1 pode ser assumido igual a 1,0 m e recomenda-se que F corresponda a, no mínimo, 0,5 m.



O gráfico abaixo apresenta o volume acumulado para as cotas da bacia em m3 (x106).



Qual o valor da cota da barragem (H = Hn + H1 + f) para um volume máximo de cheia de 62 x 106 m3?

Carregando...
Q228705

Segundo a NRE, para equipar com os equipamentos de proteção individual (EPIs) um operário na função de pedreiro, custa R$ 140,00 (cento e quarenta reais), enquanto um acidente com o mesmo, com lesões leves, custa em torno de R$ 1 400,00 (um mil quatrocentos reais) ao empregador, ou seja, os EPIs correspondem a 10 % do valor de um acidente leve ocorrido com um pedreiro. Na execução de uma alvenaria em tijolos cerâmicos de no máximo 1,50 m de altura, para se evitarem prejuízos como os apontados acima, o pedreiro necessita dos seguintes EPIs:

Carregando...
Q228712

Um consórcio de empresas iniciará o planejamento para o projeto de uma barragem, em que será necessário um programa de investigação geológico-geotécnica. A figura abaixo apresenta um perfil de subsolo genérico com o trecho superficial em solo seguido de material rochoso.



Considerando as informações acima, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: Tipos de investigação do subsolo.

Aborde, em seu texto, os seguintes aspectos:
a) Tipo de sondagem que pode ser executada em solo para obtenção de seus parâmetros de resistência, amostragem e posição do lençol freático; (valor: 5,0 pontos)
b) Tipo de sondagem que pode ser executada em rocha para obtenção de amostragem e qualidade. (valor: 5,0 pontos)

Carregando...
Q228684

De acordo com o exposto pela ABNT NBR 6118 (2003), nos projetos das estruturas correntes, a agressividade ambiental deve ser classificada de acordo com o apresentado no Quadro I e pode ser avaliada, simplificadamente, segundo as condições de exposição da estrutura ou de suas partes.



Tendo como referências as informações acima, é correto afirmar que a agressividade do meio ambiental nas estruturas de concreto ou de suas partes está relacionada

Carregando...
Q228691



Considerando as fotos apresentadas acima, avalie as afirmações seguintes.

I. A ponte pênsil de cabo retilíneo é mais eficiente que a de cabo curvo.

II. A ponte pênsil tem um cabo principal e outros secundários, pendurados nesse cabo, segurando o tabuleiro.

III. O Brasil tem muitas pontes estaiadas e as que hoje estão sendo construídas são as de melhor técnica existentes em todo o mundo.

IV. O Brasil tem poucas pontes estaiadas, pois entrou um pouco tarde nessa tecnologia, mas, por esse fato, aproveitou os melhores exemplos, tecnologias e materiais.

V. A ponte estaiada tem vários cabos ligados a um mastro sustentando o tabuleiro, esses cabos são todos semelhantes e de igual importância para apoiar o tabuleiro.

É correto apenas o que se afirmam em

Carregando...
Q228696

Um cabo de aço segura um recipiente que contém cimento, como mostra a figura abaixo. A deformação específica normal medida na extremidade superior do aço é de 0,1 % quando a tensão normal é de 200 MPa, como mostra o diagrama tensão x deformação do cabo de aço.



O módulo de elasticidade longitudinal desse aço é igual a

Carregando...
Q228704

O concreto deve ser protegido durante o processo de endurecimento (ganho de resistência) contra secagem rápida, mudanças bruscas de temperatura, excesso de água, incidência de raios solares, agentes químicos, vibração e choques. Para isso, entre os métodos mais comuns utilizados durante o processo de cura do concreto, incluem-se

I. manter uma lâmina de água sobre a superfície de concreto moldada.

II. molhar continuamente a superfície concretada, no mínimo 3 dias após a moldagem da peça.

III. utilizar produtos apropriados para produzir uma película impermeável na superficie concretada.

IV. cobrir com serragem seca a superfície concretada, para absorver rapidamente a umidade do material e promover a sua proteção contra os raios solares.

V. posicionar uma lona a certa altura da superfície concretada, para protegê-la da incidência de raios solares e induzir fluxo de ar para acelerar a pega do concreto.

É correto apenas o que se afirma em

Carregando...
Q228709

Em termos de esquematização estrutural de edifícios, um erro bastante comum está em considerar as condições de engastamento, total ou parcial, das lajes e vigas, que podem ser agravadas no caso de edifícios altos ou com peças de inércia muito diferentes entre si. Para o engastamento parcial de vigas, deve-se considerar o que recomenda o item 3.2.3, da ABNT NBR 6118, para apoios extremos. Falhas na adoção do modelo estrutural correto poderão levar ao surgimento de trincas nas vigas, alvenarias e revestimentos, sendo necessária a sua manutenção.



Para a viga apresentada acima, qual o sistema estrutural correto a ser adotado para seu cálculo?

Carregando...
Q228711

Atualmente, observa-se grande crescimento da construção civil devido ao aquecimento da economia. Os materiais mais utilizados são o concreto e o aço. A figura a seguir mostra uma viga prismática biapoiada. Considere a situação I, em que a viga foi dimensionada em concreto armado C30, produzido in loco, com uma viga de seção retangular 20 cm × 50 cm; e a situação II, em que a viga foi dimensionada em um perfil I 200 × 30, com área da seção transversal de 38 cm2 ; o aço utilizado nesse perfil foi o MR 250 (ASTM A36).



Dados: Peso específico do concreto = 25 kN/m3 e peso específico do aço = 78,5 kN/m3 e a tabela a seguir da NBR 8800 (2008), que mostra os coeficientes de ponderação para o aço estrutural e para o concreto produzido in loco.
Tabela: Valores dos coeficientes de ponderação das resistências ym



Com relação ao uso desses dois materiais em projetos estruturais, faça o que se pede nos itens a seguir.

a) Calcule a carga uniformemente distribuída g, em kN/m, devido ao peso próprio da viga para cada material (concreto e aço). (valor: 5,0 pontos).
b) Qual o valor da resistência de cálculo à compressão do concreto e o valor da resistência de cálculo ao escoamento do aço que o engenheiro deve usar no seu projeto, considerando a combinação última normal? (valor: 5,0 pontos).

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) E
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) C
  • 7) D
  • 8) C
  • 10) E
  • 11) E
  • 12) E
  • 13) C
  • 14) B
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282