Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 24 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q655043

Em sala de aula, o professor lê para seus alunos uma passagem de um manual francês de História, do curso secundário, que explicava o domínio da França sobre as populações do norte da África:

Da leitura e discussão sobre o texto, o professor pôde concluir, com seus alunos, que, nas escolas francesas, havia apresentação e difusão da colonização como

Carregando...
Q655048

Considere as pinturas abaixo.

Rugendas, ao pintar telas como as acima, expressava concepções e pretendia alcançar objetivos de ordem individual. Respondia também a determinadas demandas próprias de sua época. Pode-se concluir que o pintor visava representar

Carregando...
Q655050

Com relação às lutas pela independência nas Américas portuguesa e espanhola, as quais, apesar de visarem os mesmos objetivos, apresentaram um desenrolar em que se verificaram semelhanças e diferenças importantes, é correto afirmar que

Carregando...
Q655036

O domínio do Islã sobre vastas regiões (Oriente Médio, Norte da África, Península Ibérica) colocou-o em contato com patrimônios culturais diversos e teve características muito peculiares quando comparado com o que se passava no Ocidente cristão. Leia os itens abaixo a respeito da civilização muçulmana.

I. Num período em que poucos no Ocidente sabiam ler, o Islã herdava e transmitia o patrimônio cultural da Grécia antiga.

II. Na Espanha muçulmana, os cultos religiosos cristãos e judaicos podiam ser praticados livremente.

III. O esplendor da cultura muçulmana estendeu-se à arte da reprodução antropomórfica de imagens na pintura e na escultura.

IV. A ocupação do mar Mediterrâneo pelos árabes nos séculos VIII e IX contribuiu para dinamizar o comércio entre a Europa e a Ásia Menor.

Destas afirmações estão corretas

Carregando...
Q655031

O que o romancista Eça reprovava no historiador Martins era o emprego de uma narrativa

Carregando...
Q655042

O texto acima

Carregando...
Q655035

No mundo atual, a república é o regime político predominante. Como se sabe, sua origem remonta à antiguidade clássica. Em Roma, nos primeiros séculos de vida republicana, predominavam, do ponto de vista econômico, social e político, respectivamente,

Carregando...
Q655054

O texto faz referência

Carregando...
Q655047

Desde o século XVI, as Bandeiras marcaram o período colonial brasileiro. Partiam da Capitania de São Vicente, mais especialmente de Porto Feliz, às margens do rio Tietê, rumo ao interior desconhecido pelos portugueses. Além da prospecção de metais preciosos, as Bandeiras tinham como objetivo central

Carregando...
Q655039

As reformas religiosas ocorridas na Europa no século XVI, a protestante e a católica, procuraram responder e apaziguar a angústia sentida pelos fiéis quanto à salvação da alma. O que distinguia os dois movimentos reformadores a respeito da questão da salvação?

Carregando...
Q655046

Considere, agora, as afirmações abaixo:

I. A antiga feitoria portuguesa na Índia, como a colonização dos trópicos, supunha práticas agrícolas e comerciais.

II. A colonização do Brasil estava relacionada a um amplo sistema comercial internacional.

III. A colonização do Brasil foi o resultado das determinações francesas e inglesas relativas ao comércio internacional.

IV. A produção açucareira no Nordeste Brasileiro fazia parte de uma empresa comercial com ligações internacionais.

São corretas as afirmações

Carregando...
Q655034

O texto elaborado na Grécia antiga observava na existência daqueles Ciclopes estranhos

Carregando...
Q655053

Modernização e modernidade estão associadas, na América Latina, entre 1870 e 1914,

Carregando...
Q655041

Este texto, em comparação com o anterior, representa

Carregando...
Q655040

Considere, agora, as afirmações abaixo.

I. A religião e a ordem estabelecida, às quais o texto se refere são, respectivamente, o catolicismo e o absolutismo; a menção ao século de São Domingos, por sua vez, evoca a Inquisição Medieval.

II. Na época de Voltaire, em que predominavam as idéias iluministas, o absolutismo era coisa do passado, não havendo mais censura à imprensa e repressão às manifestações políticas.

III. No Antigo Regime francês, tal como ainda ocorre no Brasil, as leis nem sempre eram cumpridas, pois se o fossem, os iluministas não teriam tido espaço público para sua atividade.

IV. Ao colocar a figura e a época de São Domingos, lado a lado com a de Voltaire, o autor do texto está valorizando dois momentos de grande efervescência cultural, o materialismo e o iluminismo.

Destas afirmativas estão corretas

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) C
  • 3) E
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) C
  • 10) E
  • 11) E
  • 12) D
  • 13) E
  • 14) C
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282