Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 14 de 14 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 14
Questões por página:
Q653395

Considere que uma empresa esteja projetando um protocolo da camada de rede. Considere, ainda, que a equipe de projeto tenha proposto o seguinte conjunto de requisitos.

I - O protocolo deve prover um serviço de comunicação não-orientado a conexão e sem garantia da entrega. O protocolo não é responsável por ordenar os datagramas que, embora recebidos com sucesso, estejam fora da ordem em que foram transmitidos.

II - Os datagramas devem conter, além dos endereços de rede das máquinas, números que identifiquem as entidades nas máquinas de origem e destino para distinguirem as entidades nas máquinas envolvidas em uma comunicação.

III - O protocolo deve evitar que as aplicações tenham de definir os formatos usados para representar os dados nas máquinas. Na transmissão, o protocolo deve converter os dados de um formato específico de máquina para um formato independente de máquina. Na recepção, deve converter de um formato independente de máquina para um formato específico de máquina.

IV - O protocolo poderá fragmentar um datagrama na origem e remontá-lo no destino, para que dados sejam transmitidos por meio de redes cujas camadas físicas tenham tamanhos variados para as unidades máximas de transferência (maximum transfer unit).

V - O protocolo deve implementar o controle de acesso ao meio de transmissão. Antes de transmitir, deve aguardar o meio de transmissão ficar livre. Se outras máquinas tentarem transmitir ao mesmo tempo, ele deve enviar um sinal para garantir que as máquinas detectem a colisão. Em seguida, deve aguardar e novamente tentar transmitir.

Entre os requisitos propostos pela equipe de projeto, estão adequados para um um protocolo da camada de rede os requisitos

Carregando...
Q653383


A execução de duas transações, Ti e Tj , em um banco de dados, é serializável se produz o mesmo resultado para a execução serial de qualquer intercalação de operações dessas transações (Ti seguida de Tj ou Tj seguida de Ti ). O uso de bloqueios (locks) é uma maneira de se garantir que transações concorrentes sejam serializáveis. A tabela acima mostra informações relativas a três transações, T1 , T2 e T3 , que operam sobre dois dados compartilhados, A e B, e utilizam bloqueios para controle de concorrência. Com relação às transações T1 , T2 e T3 , julgue os itens seguintes.

I - O conjunto (T1 , T2 ) não é serializável, e há o perigo de ocorrer deadlock durante a execução concorrente dessas transações.

II - O conjunto (T1 , T3 ) não é serializável, mas não há o perigo de ocorrer deadlock durante a execução concorrente dessas transações.

III - O conjunto (T2 , T3 ) é serializável, e não há o perigo de ocorrer deadlock durante a execução concorrente dessas transações.

Assinale a opção correta.

Carregando...
Q653390

Com relação aos predicados escritos em Prolog acima, julgue os itens a seguir.

I - A execução de xpto([1,2,3],[ ], F) conclui com sucesso instanciando F para [1,2,3].

II - A execução de zpto(5,[1,2,3] ) conclui sem sucesso.

III - A execução de zpto(X,[1,2,3]) conclui com sucesso, instanciando X para 1.

Assinale a opção correta.

Carregando...
Q653388

Observe a situação representada acima, em que o triângulo identificado por A sofre transformações geométricas que o levam para a situação identificada por A'. Considerando-se dx e dy parâmetros de translação e s, parâmetro fator de escala, então o triângulo A' pode ser obtido a partir da aplicação da seguinte seqüência de transformações aos vértices do triângulo A:

Carregando...
Q653394

Com relação à tecnologia bluetooth, que possibilita a comunicação sem fios entre dispositivos, assinale a opção correta.

Carregando...
Q653387

O termo imagem designa uma função intensidade luminosa bidimensional f, em que um valor de intensidade é associado a coordenadas espaciais (x, y). Uma imagem digital é obtida pela digitalização das coordenadas espaciais por meio de um processo conhecido como amostragem da imagem. Dessa forma, uma imagem contínua monocromática f(x, y) é aproximada por amostras igualmente espaçadas, arranjadas na forma de uma matriz N×M, em que cada elemento é um valor inteiro g. O intervalo [Gmin , Gmax ], do menor ao maior valor de intensidade g, é denominado escala de cinza. Normalmente, Gmin = 0 corresponde a preto, e Gmax = G corresponde ao branco.

Considerando os conceitos apresentados acima, assinale a opção correta.

Carregando...
Q653382

Sistemas operacionais de tempo real são utilizados em controle de processos automatizados, em que o tempo de resposta a determinados eventos é um fator crítico. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

I - Sistemas de tempo real estritos (hard real-time) não utilizam dispositivos de memória secundária (como discos), pois estes não oferecem garantia de término das operações dentro de uma quantidade máxima de tempo.

II - Um sistema operacional de propósito geral pode ser modificado para ser de tempo real atribuindo-se prioridades fixas para cada um dos processos.

III - O escalonamento mais utilizado por sistemas operacionais de tempo real é o shortest-job-first (tarefa mais curta primeiro).

Assinale a opção correta.

Carregando...
Q653393

Considere que, em uma rede WLAN, a função de densidade de probabilidade (PDF) de erro de bit na transmissão entre um computador conectado à rede e o ponto de acesso (access point) — p erro (d) — seja dada pela função cujo gráfico está mostrado acima, em que d ≥ 0 é a distância entre o ponto de acesso e o computador.

Considerando essas informações, julgue os itens a seguir.

I - A probabilidade de erro de bit na transmissão no caso de o computador estar localizado à distância d0 é dada por

II - Sabendo-se que a média da distribuição correspondente à PDF acima mencionada é igual a x, conclui-se que é de 0,5 a probabilidade de erro de bit na transmissão no caso de o computador estar localizado à distância d = x.

III - Supondo-se que o sistema de transmissão seja binário, as informações apresentadas são suficientes para se concluir que a probabilidade de erro dado que foi enviado um bit 1 é igual à probabilidade de erro dado que foi enviado um bit 0.

Assinale a opção correta.

Carregando...
Q653386

Um engenheiro de uma companhia fabricante de memórias semicondutoras estudou o comportamento do custo em função do número de bits da fabricação de um chip de memória RAM com determinada tecnologia. Ele chegou à conclusão de que, considerando-se a evolução tecnológica, o custo C(x), expresso em determinada unidade monetária, de um chip de memória RAM com x bits, na data de conclusão do processo de fabricação, seria determinado pela equação

Considerando-se que o modelo desenvolvido pelo engenheiro esteja correto, caso a empresa decida pelo chip de menor custo, ela deverá optar por um chip com memória de capacidade de

Carregando...
Q653385

No que diz respeito às redes neurais, assinale a opção correta.

Carregando...
Q653392

O estudo de dimensionamento e de desempenho de redes de comunicação é uma ciência que usa constantemente os resultados da teoria de filas. Nesse tipo de análise, é comum a adoção de modelos de filas M/M/1 para a análise de enlaces de roteadores e comutadores. Nesse tipo de modelo, a chegada de pacotes para transmissão e a transmissão deles são processos de Poisson. Assim, as características da fila que se forma em cada enlace podem ser determinadas em função da taxa de chegada (tempo médio decorrido entre a chegada de pacotes sucessivos encaminhados para transmissão pelo enlace) e da taxa de serviço (tempo médio para transmissão de um pacote). Acerca do modelo M/M/1 aplicado ao estudo de capacidade e desempenho de enlaces de redes, por comutação de pacotes, assinale a opção correta.

Carregando...
Q653389

Dispositivos Lógicos Programáveis (DLP, ou PLD — programmable logic devices) são muito utilizados hoje em dia para o projeto de circuitos digitais especiais. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

I - Como um PLA (programmable logic array) somente implementa equações booleanas descritas na forma de soma de termosproduto, e não implementa portas lógicas multinível, então nem todas as funções booleanas podem ser implementadas em um PLA.

II - Em uma PROM (programmable ROM), o arranjo de portas AND é fixo, e somente o arranjo de portas OR pode ser programado; em um PAL (programmable array logic), o arranjo de portas OR é fixo, e somente o array de portas AND é programável; e, em um PLA (programmable logic array), tanto o arranjo de portas AND como o de portas OR são programáveis.

III - Um circuito digital implementado por meio de um dispositivo lógico programável ocupa mais área e consome mais potência do que um circuito integrado dedicado, mas, em compensação, ele pode operar em frequências maiores, pois seus transistores e portas lógicas são projetados de forma a otimizar o chaveamento de estados.

Assinale a opção correta.

Carregando...
Q653391

Que cadeia é reconhecida pelo autômato representado pelo diagrama de estados abaixo?

Carregando...
Q653384

Considere o seguinte script SQL de criação de um banco de dados.


A partir desse script, assinale a opção que apresenta comando SQL que permite obter uma lista que contenha o nome de cada fornecedor que tenha fornecido alguma peça, o código da peça fornecida, a descrição dessa peça e a quantidade fornecida da referida peça.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) D
  • 3) E
  • 4) E
  • 5) B
  • 6) C
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) C
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) A
  • 13) B
  • 14) D
  •  
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282