Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 28 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q653270

Um estudo recente realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e a Business Software Alliance (BSA) mostra uma redução na pirataria de software no mundo e no Brasil, de 1994 a 2002. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

I - A redução da pirataria de software no contexto brasileiro traz benefícios para a criação de empregos, aumento da arrecadação de impostos e aumento no faturamento da economia.

II - A reprodução de software original ou autorizado para fins de segurança ou backup é também considerada pirataria de software.

III - As iniciativas antipirataria devem incluir ações de conscientização, educação e atuação direta sobre os contraventores.

IV - A pirataria de software é uma atividade criminosa, contudo não há no Brasil, ainda, legislação específica que regulamente essa questão.

Estão certos apenas os itens

Carregando...
Q653275

O método de alocação de espaço de disco utilizado para armazenamento de informações em um sistema de arquivos determina o desempenho desse sistema. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.

I - A alocação contígua é um método adequado para sistemas em que inserções e remoções de arquivos são freqüentes.

II - Na alocação indexada, o tamanho máximo de um arquivo depende do número de bits utilizados para representar um índice e do tamanho dos blocos de índices.

III - Na alocação encadeada, o tamanho máximo de um arquivo depende do tamanho dos blocos de dados.

Assinale a opção correta.

Carregando...
Q653268

Requisitos de um sistema são freqüentemente classificados como funcionais, não-funcionais e de domínio. Qual a definição que melhor descreve requisitos não-funcionais?

Carregando...
Q653340

Uma forma de analisar e comparar o desempenho de algoritmos de busca heurística é utilizar um problema bem conhecido como referência. Um exemplo desse tipo de problema é o cálculo de rotas entre diferentes cidades. No grafo ilustrado acima, cada nó representa uma cidade distinta, e cada ramo, uma rodovia que interliga as cidades representadas pelos nós que ele une, cujo peso indica a distância, em km, entre essas cidades pela rodovia. Suponha que se deseje encontrar a melhor rota entre as cidades A e M, indicadas nesse grafo. Considere, ainda, os valores indicados na tabela abaixo como distância em linha reta, em km, de cada cidade para a cidade M.

A partir dessas informações, julgue os itens seguintes, relativos a algoritmos de busca.

I - Utilizando-se o algoritmo A*, a rota ente A e M encontrada no problema acima é ACDFLM e o custo do caminho é 56,18.

II - Utilizando-se a busca gulosa, a rota encontrada no problema acima é ACDFLM.

III - Para utilizar algoritmos de busca heurística, deve-se definir uma heurística que superestime o custo da solução.

IV - O A* é um algoritmo ótimo e completo quando heurísticas admissíveis são utilizadas.

V - No simulated annealing, é possível haver movimentos para um estado com avaliação pior do que a do estado corrente, dependendo da temperatura do processo e da probabilidade de escolha.

Estão certos apenas os itens

Carregando...
Q653345

Na tabela acima, estão descritas as ações correspondentes a cada um dos quatro estados (início, 0, 1, parada) de uma máquina de Turing, que começa a operar no estado “início" processando símbolos do alfabeto {0,1,, }, em que '' representa o espaço em branco. Considere que, no estado “início", a fita a ser processada esteja com a cabeça de leitura/gravação na posição 1, conforme ilustrado a seguir.

Considerando essa situação, assinale a opção que indica corretamente a posição da cabeça de leitura/gravação e o conteúdo da fita após o término da operação, ou seja, após a máquina atingir o estado “parada".

Carregando...
Q653338

Considere um sistema bancário simplificado e uma transação T1, que, por meio das 6 operações apresentadas na tabela ao lado, transfere R$ 100,00 da conta X para a conta Y. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem.

I - Se, durante a execução de T1, ocorrer uma falha depois da operação 3 e antes da operação 6, e o sistema de banco de dados restabelecer o valor original de X, estará garantida a atomicidade de T1.

II - Se ocorrer uma falha de sistema após a transação T1 ser completada com sucesso, mas, ao ser reiniciado o sistema, o usuário que a tiver disparado for notificado da transferência de fundos e o sistema de banco de dados reconstruir as atualizações feitas pela transação, estará garantida a durabilidade de T1.

III - Se outra transação, T2, que estiver sendo executada simultaneamente a T1, tentar executar a operação escrita( Y ) depois de T1 ter executado a operação 4 e ainda não ter executado a operação 6, e o sistema de banco de dados impedir essa escrita, estará garantida a consistência de T1.

Assinale a opção correta.

Carregando...
Q653351

A rede de uma empresa cujo esquema está ilustrado acima é composta por 4 redes TCP/IP locais. Essas redes TCP/IP são interligadas por uma rede X.25, que opera como túnel para as 4 redes. As placas dos computadores pertencentes a essas redes são numeradas com endereços IP das redes 10.0.0.0 ou 164.41.0.0. Um firewall protege a rede no acesso à Internet, sendo que, a partir de qualquer máquina na rede, pode-se acessar a Internet.

A partir dessas informações, julgue os itens a seguir, relativos à rede da referida empresa, considerando o seu correto funcionamento.

I - É correto utilizar a máscara 255.255.0.0 para segmentar a rede.

II - Os endereços de E1 a E9 podem ser endereços na rede 10.0.0.0.

III - Os endereços E2, E4, E5 e E7 devem estar em uma mesma sub-rede.

IV - O endereço E10 deve ser um endereço na rede 164.41.0.0.

V - O firewall deve traduzir entre os endereços na rede 10.0.0.0 e os endereços na rede 164.41.0.0.

VI - Os pacotes X.25 são transferidos dentro de pacotes IP.

VII - Não devem ter sido atribuídos endereços X.25 aos roteadores 1, 2, 3 e 4.

VIII - A rota default nas tabelas de roteamento dos roteadores 1, 3 e 4 é o endereço E4.

IX - A rota default na tabela de roteamento do roteador 2 é o endereço E10.

X - Os endereços na rede 10.0.0.0 são visíveis pelas máquinas que estiverem na Internet.

Estão certos apenas os itens

Carregando...
Q653344

Considere que um colega seu tenha ganhado uma máquina fotográfica digital e tenha tirado a foto identificada por I acima. Na seqüência, a partir da imagem I, considere que ele tenha gerado a imagem II acima. Nessa situação, o processamento realizado sobre a imagem I que melhor explica a geração da imagem II envolve a aplicação de

Carregando...
Q653349

A redução da pirataria de software no Brasil e no mundo é resultado de esforços advindos da iniciativa privada e das entidades representativas do setor. Um estudo objetivando mensurar o índice de pirataria no mundo e os benefícios de sua redução apresentou os gráficos acima, obtidos de uma amostra de 57 países, incluindo-se o Brasil.

Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que

I - a taxa de redução do índice de pirataria de software no mundo manteve-se constante ano após ano no período mostrado.

II - o Brasil reduziu em torno de 25% seu índice de pirataria de software, comparando os anos de 1994 e 2002.

III - o Brasil foi, entre os países mostrados, o que apresentou a maior redução do índice de pirataria no período estudado.

IV - países com maior participação do setor de TI no PIB apresentam, normalmente, menores índices de pirataria.

V - o Brasil apresentou aumento de faturamento no período de 2000 a 2002, apesar do aumento de pirataria.

Estão certos apenas os itens

Carregando...
Q653267

Deseja-se supervisionar as redes de comunicação de dados de um conjunto de empresas. Cada empresa tem a sua própria rede, que é independente das redes das outras empresas e é constituída de ramos de fibra óptica. Cada ramo conecta duas filiais distintas (ponto-aponto) da empresa. Há, no máximo, um ramo de fibra interligando diretamente um mesmo par de filiais. A comunicação entre duas filiais pode ser feita diretamente por um ramo de fibra que as interliga, se este existir, ou, indiretamente, por meio de uma sequência de ramos e filiais. A rede de cada empresa permite a comunicação entre todas as suas filiais. A tabela abaixo apresenta algumas informações acerca das redes dessas empresas.

Com relação à situação apresentada acima, é correto deduzir que,

I - no caso da empresa E1, a falha de um ramo de rede certamente fará que, ao menos, uma filial não possa mais comunicar-se diretamente com todas as outras filiais da empresa.

II - na rede da empresa E2, a introdução de um novo ramo de rede certamente violará a informação de que há somente um par de fibras entre duas filiais.

III - no caso da empresa E3, a falha de um único ramo de rede certamente fará que, ao menos, uma filial não possa mais comunicar-se, direta ou indiretamente, com todas as outras filiais da empresa.

IV - na rede da empresa E4, todas as filiais da empresa comunicam-se entre si diretamente.

Estão certos apenas os itens

Carregando...
Q653274

No famoso jogo da Torre de Hanoi, é dada uma torre com discos de raios diferentes, empilhados por tamanho decrescente em um dos três pinos dados, como ilustra a figura acima. O objetivo do jogo é transportar-se toda a torre para um dos outros pinos, de acordo com as seguintes regras: apenas um disco pode ser deslocado por vez, e, em todo instante, todos os discos precisam estar em um dos três pinos; além disso, em nenhum momento, um disco pode ser colocado sobre um disco de raio menor que o dele; é claro que o terceiro pino pode ser usado como local temporário para os discos.

Imaginando que se tenha uma situação em que a torre inicial tenha um conjunto de 5 discos, qual o número mínimo de movimentações de discos que deverão ser realizadas para se atingir o objetivo do jogo?

Carregando...
Q653350

Suponha que uma empresa esteja projetando um protocolo de transporte orientado a conexão. Suponha, ainda, que os projetistas tenham pouca experiência e que alguns requisitos originalmente listados não sejam típicos de um protocolo de transporte orientado a conexão. A seguir, apresenta-se a lista dos requisitos propostos pela equipe de projetistas.

I - O protocolo deve controlar a transmissão por meio de mecanismo de janela deslizante (sliding window). Vários pacotes poderão ser enviados antes de a origem aguardar uma confirmação de recepção. O número máximo de pacotes transmitidos antes de uma confirmação ser recebida será variável, o que possibilitará o controle do fluxo dos dados.

II - O protocolo deve rotear os pacotes entre redes interligadas. O roteamento deve ser realizado a partir das informações em tabelas de roteamento. Em uma tabela de roteamento, cada entrada deve conter o endereço de um destino e o endereço da próxima máquina para a qual os pacotes devem ser enviados, de modo a serem encaminhados para o destino.

III - Uma comunicação passará por três fases: estabelecimento da conexão, transferência dos dados e término da conexão. O protocolo manterá informações sobre uma conexão em uma estrutura de dados. Uma instância dessa estrutura será alocada quando uma conexão for estabelecida e será liberada quando a conexão for terminada.

IV - O protocolo deve calcular dinamicamente o tempo (timeout) que a origem de um pacote deve aguardar até retransmitir a informação caso a recepção não seja confirmada, possibilitando que atrasos variáveis sejam acomodados. Isso deverá ser feito por meio de um algoritmo de retransmissão adaptativo que periodicamente ajuste o timeout.

Para um protocolo de transporte orientado a conexão, são adequados apenas os requisitos

Carregando...
Q653343

Considere o volume de visualização e os objetos identificados como , e na figura acima. Considere, ainda, que todos os objetos têm o mesmo tamanho, que o objeto está localizado fora do volume de visualização e que os objetos e estão dentro dele. A partir desses dados, no que concerne à execução do pipeline de visualização na situação acima representada, é correto inferir que

I - o objeto está na linha de visão do observador, mas não aparece na imagem final.

II - é suficiente, para a determinação das faces visíveis, realizar o recorte contra o volume canônico.

III - a remoção de faces traseiras (back face culling) utiliza informação de posição e orientação do observador.

IV - o processo de visualização garante que os objetos e sejam totalmente visíveis na imagem final.

Estão certos apenas os itens

Carregando...
Q653348

Considere que, em uma empresa que desenvolve aplicações distribuídas, tenha sido elaborado um manual destinado ao treinamento de empregados e que o responsável por elaborar o manual tenha cometido alguns erros. Analise os seguintes trechos do referido manual.

I - Uma aplicação que usa o User Datagram Protocol (UDP) para transporte dos dados pode ter de tratar os problemas decorrentes de perdas de mensagens, mensagens recebidas fora de ordem e duplicações de mensagens.

II - Um mecanismo de chamada a procedimento remoto (remote procedure call) ou de invocação a método remoto (remote method invocation) possibilita que programas chamem procedimentos ou métodos em diferentes computadores e que se abstraiam de todos os detalhes relacionados à distribuição.

III - Em um sistema de comunicação embasado na chamada a procedimento remoto ou na invocação de método remoto, os serviços remotos são definidos por meio de interfaces. Uma interface é tipicamente processada por um compilador que gera códigos (stubs), que, nos clientes, se fazem passar pelos códigos remotos que são chamados.

IV - Sistemas de chamada a procedimentos remotos ou de invocação a métodos remotos tipicamente implementam as semânticas at-most-once ou at-least-once, pois é mais difícil implementar a semântica exactly-once, segundo a qual quem chama o procedimento sabe que ele é executado exatamente uma vez.

Estão certos apenas os trechos

Carregando...
Q653273

Acerca de paradigmas de linguagens de programação, julgue os itens a seguir.

I - Linguagens procedurais facilitam a legibilidade e a documentação do software.

II - Linguagens declarativas facilitam o desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão.

III - Linguagens funcionais facilitam a definição de requisitos e a decomposição funcional.

IV - Linguagens estruturadas promovem o forte acoplamento entre dados e funções.

V - Linguagens orientadas a objeto permitem reduzir custos de desenvolvimento e manutenção.

Estão certos apenas os itens

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) A
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) E
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) C
  • 12) D
  • 13) B
  • 14) D
  • 15) D
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282