Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 23 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q656154

Em diferentes Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) que oferecem cardápio de padrão médio obtiveram-se os resultados do consumo de materiais classificados segundo o método da curva ABC apresentados nas opções abaixo. Identifique a UAN que apresenta um perfil de distribuição mais equilibrado frente aos percentuais recomendados, assim como o critério de seleção dos gêneros para a composição dos cardápios.

Carregando...
Q656142

Uma criança de 8 anos foi atendida no ambulatório de nutrição apresentando fraqueza, sonolência, mucosas hipocoradas e diagnóstico de anemia ferropriva. Sabe-se que a biodisponibilidade de ferro depende de alguns fatores. Uma refeição com melhor biodisponibilidade de ferro que deve ser dada a esse criança é:

Carregando...
Q656135

Considerando a necessidade de suplementação de líquido e nutriente durante uma competição esportiva intensa e de longa duração, sob alta temperatura ambiente, quais os tipos de carboidratos mais indicados para oferecer energia sem promover desconforto gástrico?

Carregando...
Q656134

Ao vermos um alimento, sentirmos seu cheiro ou imaginarmos uma refeição, se não estivermos saciados, haverá secreção de ácidos pelas células parietais no estômago

PORQUE

essas sensações provocam impulsos do nervo vago, que estimulam a gastrina, um hormônio estimulante das secreções e motilidade gástrica.

A esse respeito, pode-se concluir que

Carregando...
Q656146

De acordo com a American Heart Association, a homocisteína é considerada um marcador para eventos cardiovasculares, não sendo, no entanto, considerada fator de risco independente. Qual o substrato que origina a homocisteína e quais são as vitaminas envolvidas no seu metabolismo?

Carregando...
Q656153

Para melhor adequação do ambiente e das instalações físicas de um restaurante comercial, a fim de garantir conforto, segurança e funcionalidade para a produção de refeições atendendo aos padrões qualitativos desejáveis, as Normas Regulamentadoras exigem:

Carregando...
Q656139

A estrutura tridimensional de uma proteína é significante para sua função. A modificação de sua estrutura chama-se desnaturação. São fatores que podem desnaturar uma proteína:

Carregando...
Q656141

Uma firma de consultoria de alimentos foi contratada por um restaurante comercial para implantar no local o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Um dos primeiros passos a ser efetuado antes da implantação desse sistema é:

Carregando...
Q656140

Um grupo de pessoas apresentou sintomas de vômito e náuseas 2 horas após se alimentar em uma Unidade de Alimentação e Nutrição. No ambulatório de atendimento da empresa foi detectado que o único alimento ingerido em comum foi o arroz cozido e que este havia sido preparado de véspera. O provável agente causador da doença transmitida pelo alimento foi:

Carregando...
Q656138

Uma mulher procura o nutricionista de uma Unidade de Alimentação e Nutrição relatando que seus familiares costumam apresentar alterações gastrointestinais após ingerirem salada de hortaliças e legumes crus e que ela não sabe como deve proceder para higienizar de forma correta esses alimentos. A orientação adequada é

Carregando...
Q656133

No atendimento ambulatorial a adolescente de 14 anos do sexo feminino ficou identificada a opção pela prática de dieta ovo–lacto–vegetariana. Considerando as características biopsicossociais dessa fase, a conduta inicial mais adequada será

Carregando...
Q656157

As atividades realizadas em UAN podem ser classificadas como sendo anteriores à produção (planejamento), durante a produção (comando e coordenação) e posteriores à produção (controle).

Assinale a opção que apresenta as atividades que caracterizam, respectivamente, cada uma das etapas, segundo esta classificação.

Carregando...
Q656152

Vários casos de desnutrição chegaram ao Posto de Saúde do município X, em um intervalo de três meses. Crianças menores de 5 anos eram particularmente afetadas pela doença. O relato dos cuidadores tinha em comum a falta de alimento, de saneamento e de trabalho. Com a finalidade de estabelecer as estratégias de ação, a equipe local do Posto de Saúde (médico clínico geral, enfermeiro e nutricionista) definiu, como parte do protocolo de atendimento a desnutridos,

Carregando...
Q656149

No Brasil, a passagem de uma situação de alta fecundidade e alta mortalidade para uma de baixa fecundidade e progressiva baixa mortalidade tem propiciado mudanças significativas na pirâmide populacional, caracterizadas por um aumento progressivo e acentuado da população adulta e idosa.

Considerando os aspectos nutricionais envolvidos neste processo, Goldman (1970) e Lohman (1996) avaliam as modificações da composição corporal:

Tendo como base as informações acima, o gráfico apresentado permite afirmar que

Carregando...
Q656151

Segundo a Resolução 200/98, do Conselho Federal de Nutricionistas, cabe ao nutricionista, como componente de uma equipe multiprofissional:

I - consulta de nutrição, incluindo avaliação da situação alimentar e nutricional;

II - ações terapêuticas farmacológicas e não farmacológicas que tenham como finalidade a promoção da saúde individual e em grupo;

III - participação em ações de planejamento, implementação, execução e avaliação de políticas, programas, cursos, pesquisas e eventos no âmbito do setor saúde;

IV - participação no planejamento e execução de atividades que visem à formação continuada de recursos humanos em saúde.

Estão corretas as condições

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) E
  • 6) E
  • 7) E
  • 8) A
  • 9) D
  • 10) C
  • 11) B
  • 12) C
  • 13) E
  • 14) A
  • 15) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282