Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 8 de 8 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 8
Questões por página:
Q656039

O tratamento do complexo Teníase-Cisticercose em que são observados casos graves de neurocisticercose, caracterizados por hidrocefalia, meningite e demência, entre outros, pode ser feito com praziquantel

PORQUE

o praziquantel é um fármaco de amplo espectro que aumenta a permeabilidade da membrana celular do helminto ao cálcio, o que ocasiona contração da musculatura, paralisia e morte do verme.

A esse respeito, pode-se concluir que

Carregando...
Q656045

A senhora M., 65 anos, procurou um estabelecimento farmacêutico reclamando de dor de cabeça e solicitando um medicamento para aliviar a dor. Ao ser questionada pelo farmacêutico, ela relatou que “suas veias pulsavam na cabeça", e informou que seu médico orientou-a a evitar bebidas alcoólicas, já que ela fazia uso de medicamentos para o tratamento de depressão. Na investigação realizada pelo farmacêutico constatou-se que, ao participar de uma reunião social, a senhora M. ingeriu cerveja sem álcool e sentiu-se mal. A pressão arterial da senhora M. foi aferida na ocasião e encontrava-se no valor de 190/100 mmHg. Para o tratamento da depressão foi-lhe prescrito pelo médico tranilcipromida, em substituição aos medicamentos de primeira escolha.

Tendo em vista as informações acima, o farmacêutico deve

Carregando...
Q656038

O uso do ácido acetilsalicílico é contra-indicado no tratamento da dengue

PORQUE

o AAS pode ocasionar dengue hemorrágica em indivíduo já infectado anteriormente.

A esse respeito, pode-se concluir que

Carregando...
Q656049

A toxina botulínica é um dos mais potentes venenos conhecidos. Um de seus sorotipos (tipo A) vem sendo utilizado com sucesso no tratamento de certos espasmos musculares e de hiperidrose, além de ter uso cosmético, segundo a mídia. Alguns dos efeitos indesejados da aplicação local da toxina botulínica são: dificuldade em falar e engolir (disfagia), secura na boca e garganta, ptose e visão alterada. Esses sintomas podem ser observados também no botulismo devido à ingestão de alimentos contaminados com toxina botulínica. No botulismo, os sintomas acima são acrescidos de fraqueza muscular generalizada, podendo ocorrer paralisia muscular do tipo flácida, além de retenção urinária e hipotensão sem taquicardia reflexa.

Em relação aos sintomas acima, a toxina botulínica

Carregando...
Q656044

O farmacêutico hospitalar recebeu a prescrição contendo os seguintes medicamentos: espironolactona, captopril e penicilina, para a administração de 8 em 8 horas. No aviamento da prescrição, o farmacêutico observou algumas possíveis interações medicamentosas, que poderiam ocasionar reações adversas graves no paciente. De forma a otimizar a farmacoterapia, o farmacêutico deve alertar o médico de que

Carregando...
Q656048

Pacientes diagnosticados com Diabetes Mellitus do tipo 1 utilizam o hormônio insulina para controlar a glicemia. Esse controle é fundamental para a sobrevivência desses pacientes que, após o diagnóstico, passam a utilizá-la durante toda sua vida. Existem insulinas comercialmente disponíveis de várias espécies, como as insulinas bovina, suína e humana. Em relação à insulina, afirma-se que:

I - a insulina comercial pode ser sintetizada por reações peptídicas seguidas de purificação do produto final;

II - as de origem bovina ou suína podem ser purificadas do fígado desses animais;

III - a humana é obtida utilizando-se técnicas de DNA recombinante em que o gene da proinsulina é inserido em E. coli ou em leveduras;

IV - as de origem animal apresentam maior antigenicidade quando comparadas com a insulina humana.

Estão corretas apenas as afirmações

Carregando...
Q656029

O metotrexato é utilizado como quimioterápico e atua como um forte inibidor da enzima diidrofolato redutase, a qual converte diidrofolato (DHF) em tetraidrofolato (THF), um cofator essencial na biossíntese da desoxitimidina monofosfato (dTMP), um precursor na biossíntese do DNA.

As células cancerosas, estando em um estado de divisão celular mais acentuado, são mais sensíveis à deficiência da dTMP. Assim, o metotrexato, quando aplicado na dose apropriada, causa a morte das células cancerosas.

Analisando-se o esquema acima e a estrutura do metotrexato, podemos concluir que

Carregando...
Q656035

Considere as afirmações a seguir sobre a regulamentação da dispensação de medicamentos nos serviços públicos e privados.

I - Os analgésicos, os antipiréticos e os antibióticos administrados por via oral estão entre os medicamentos considerados de venda livre.

II - Os benzodiazepínicos e os anorexígenos estão entre os medicamentos com venda sob prescrição médica e retenção da receita.

III - O uso de medicamento contendo a substância misoprostol fica restrito a estabelecimentos hospitalares.

IV - As substâncias retinóicas podem ser vendidas sem a apresentação de receita médica.

Estão corretas somente as afirmações

Carregando...
GABARITO:

  • 1) A
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) E
  • 5) A
  • 6) D
  • 7) D
  • 8) C
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282