Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 24 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Um pedaço de fio rígido, feito de material condutor, é formado por duas partes retas, de comprimento L cada, e uma parte arqueada em 90°, e de raio R, conforme mostrado na figura seguinte. O fio está preso por mancais nos pontos α e b de tal forma que ele pode girar em torno do eixo representado pelo segmento de reta . O fio é percorrido por uma corrente de intensidade I, com sentindo indicado na figura. Sobre toda a extensão do pedaço de fio, entre os pontos α e b, existe um campo magnético indicado pelo vetor que forma um ângulo de 90° com o segmento de reta . Marque a alternativa que indica o módulo e a orientação da força magnética exercida sobre o pedaço de fio. (Dados: )

Carregando...

A figura a seguir ilustra um experimento realizado para estudo das propriedades da luz ao passar por um orifício. Sendo F uma fonte de luz monocromática e considerando o arranjo experimental mostrado na figura, pode-se afirmar que os fenômenos ondulatórios observados no anteparo A e nas fendas B e D são, respectivamente

Carregando...

Uma máquina térmica tem rendimento de 40% e realiza um trabalho de 2000 Joules. Assinale a alternativa que indica a quantidade de calor rejeitada para a fonte fria, em Joules, pela referida máquina.

Carregando...

Uma partícula varia sua posição em função do tempo, em x, de acordo com a seguinte função: x(t)=3t3+2t2 (S.I.). Assinale a alternativa que indica o valor do módulo da aceleração da partícula, no instante t = 0,1s, em m/s2.

Carregando...

A função de onda inicial para uma partícula no poço de potencial quadrado infinito, de largura L, é dada por

Ψ(x,0) = A(2x - L).

Considerando-se que Ψ(x,t) corresponde a uma solução da equação de Schroedinger para um potencial independente do tempo, pode-se afirmar que a constante de normalização A é

Carregando...

A equivalência massa-energia prevista pela teoria da relatividade restrita permite explicar a grande variação de massa nos processos de decaimento de partículas. Considere a reação de decaimento do káon, em dois píons é dada por

onde , são as massas de repouso das partículas k+- e π0. Com base na tabela a seguir, onde y é o fator de Lorentz, v é a velocidade das partículas em relação ao referencial do laboratório e c a velocidade da luz, pode-se afirmar que o módulo da velocidade das partículas resultantes da desintegração do káon, em relação ao referencial do laboratório, em termos de c, é:

Carregando...

A figura seguinte mostra um circuito formado por dois resistores,R1 e R2, um capacitor,C , uma fonte de fem ideal,ε e uma chave S . R1 = 10 Ω,R2 = 20 Ω,C = 10 mF e ε = 40 V. Inicialmente, a chave S encontra-se aberta. Sobre o circuito a seguir, marque a alternativa correta.

Carregando...

Duas bobinas são posicionadas conforme mostra a figura seguinte. A bobina da esquerda está conectada em série com uma bateria e uma chave S. A bobina da direita está conectada em série com um amperímetro A. Sobre a corrente no amperímetro, marque a alternativa correta.

Carregando...

O modelo padrão leva em conta a interação entre partículas elementares, quarks e léptons, e seus mediadores. Com base nessas interações, seus mediadores e as teorias quânticas que as descrevem, pode-se afirmar que as letras A, B e C do quadro abaixo correspondem, respectivamente, a

Carregando...

Um termômetro, graduado em uma escala qualquer, que chamaremos de B, tem as seguintes indicações para os pontos de fusão do gelo e ebulição da água: 25°B e 125°B. Assinale a alternativa que indica a temperatura correspondente a 95°B na escala Celsius.

Carregando...

Uma atleta olímpica de saltos ornamentais salta de uma plataforma, com seus braços e pernas esticados na direção do tronco de seu corpo, de modo que o momento de inércia em torno de seu eixo de rotação seja 20 kg · m2. Em um dado momento de sua trajetória, ela encolhe seus braços e pernas alterando seu momento de inércia para 15 kg · m2. Sobre a frequência de rotação do corpo da atleta, marque a alternativa correta:

Carregando...

O circuito mostrado na figura seguinte possui dois resistores de resistências R1 e R2, um capacitor de capacitância C e uma chave S que inicialmente se encontra aberta.

Subitamente, a chave S é movida para a posição α. Após quanto tempo o capacitor ficará carregado com 90% de sua capacidade máxima? Marque a alternativa que indica a resposta correta.

Carregando...

A hipótese de De Broglie proposta pelo físico francês Louis de Broglie (1892 – 1987), propunha que o comportamento dual da radiação poderia ser também uma propriedade da matéria, onde o comprimento das ondas de matéria é dado por onde h - 6,63 x 10-34J.s e p é momento linear da partícula.

Com base nessa ideia, qual é o comprimento de onda de um elétron, que é submetido a uma diferença de potencial de 2,88kV?

Para esta questão considere:

Carga elementar: e = 1,60 x 10-19C

Massa do elétron: me = 9,00 x 10-31 kg

Carregando...

Um corpo de massa 500g, partindo do repouso, atinge a velocidade de 72 km/h, após percorrer 200m sobre uma pista retilínea. Desprezando-se as forças dissipativas, assinale a alternativa que indica o módulo da força aplicada ao corpo para ocorrer essa variação em sua velocidade.

Carregando...

Uma força variável F( x)=3x2 - 2 x (S.I.) é aplicada a um corpo de massa m = 2kg, fazendo o mesmo variar a sua posição de x = 0 para x = 3m.

Assinale a alternativa que indica a variação da energia cinética desse corpo, em Joules, nesse deslocamento em x.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) E
  • 4) B
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) A
  • 10) D
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282