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O Secretário Executivo desempenha diversas atividades durante sua rotina profissional. Para que essas e outras atribuições sejam desempenhadas eficientemente , é necessário levar em consideração dois princípios básicos: “a organização do trabalho” e “administração do tempo”. Quanto à organização do trabalho, é correto afirmar.

No Brasil, por meio da Associação Brasileira das Entidades de Secretárias (ABES), representatividade da categoria de Secretariado, anterior à Federação Nacional das Secretárias e Secretários (Fenassec), obteve conquistas importantes para a classe. Marque a alternativa que não apresenta uma dessas conquistas:

Apoio logístico é um dos pilares do sistema secretarial que concentra a atribuição e responsabilidade de gerir um conjunto de atividades para que o resultado final seja atingido com eficiência e eficácia, por meio da coordenação e maximização dos recursos internos e externos. O apoio logístico que pode ser prestado pelo profissional de Secretariado de forma a contribuir com os centros decisórios concerne em:

Em se tratando de Gestão de Pessoas e da atuação do Profissional de Secretariado Executivo, não se pode afirmar.

As atividades desempenhadas pelo Secretário Executivo nas organizações mudaram bastante ao longo dos anos, exigindo desse profissional um perfil mais gerencial. Dentre as atividades abaixo, assinale a opção que representa essa mudança de paradigma profissional vislumbrada atualmente.

O histórico de luta pela aprovação do Conselho Profissional de Secretariado se iniciou em 1987, pela Federação Nacional das Secretárias e Secretários (Fenassec) e com a adesão em massa do secretariado brasileiro. Em 1998, por solicitação da Fenassec, a Senadora Regina Assumpção (PTB/MG) apresentou ao Congresso Nacional, o Projeto de Lei nº 91/2008, para a criação do Conselho Federal de Secretariado e também dos Conselhos Regionais. Este Projeto de Lei, no entanto, foi apresentado em vigência da Lei no. 9.649/1998 que, em seu Artigo 58, transformava os Conselhos Profissionais de autarquia privativa do chefe do executivo. Ou seja, só o presidente da república poderia apresentar Projeto de Lei para criação de conselhos profissionais. Dessa forma, a aprovação do Conselho Profissional de Secretariado não correu por:

Estar atualizado(a) para a gestão de viagens corporativas é muito comum para quem atua na profissão de Secretariado Executivo, em especial para quem trabalha com níveis hierárquicos mais altos como presidência e diretorias. A praticidade é essencial. O profissional deve ser objetivo e estar preparado para buscar as melhores alternativas que facilitem a organização do executivo para a viagem. Marque a alternativa que é uma exceção entre os passos essenciais para a gestão de viagens corporativas:

O Secretário, desde os primórdios de sua história, teve o poder do conhecimento em várias áreas e o transmitia a seu superior, contribuindo com a tomada de decisão. Contudo, com a evolução profissional, os atuais profissionais adquiriram muitos conhecimentos os quais os aproximam cada vez mais dos níveis estratégicos da organização. Nesse contexto, assinale a opção que mais corresponde à atuação do Secretário Executivo como Gestor da Informação nas organizações.

Cada vez mais os conhecimentos, as habilidades e as competências estão sendo valorizados pelas empresas, mas consideramos que a postura ética é essencial para todos os profissionais, principalmente para o Secretário Executivo, que ocupa cargo de confiança nas empresas. De acordo com o Código de Ética Profissional, publicado no Diário Oficial em 7 de julho de 1989, assinale a opção incorreta.

Segundo Thomas Rogers, a profissão de Secretariado reúne um conjunto de técnicas “pinçadas” de outras áreas de conhecimento, para delinear sua estrutura de funcionamento e metodologia de trabalhos, bem como estratégias de atuação e de relacionamentos intra e interdepartamentais, com objetivo de encontrar a melhor solução, dentro de princípios éticos, para excelência de resultados organizacionais e manutenção da competitividade e inovação administrativa. (Revista Excelência. A Revista da Fenassec. Ano 8 no. 36, out./nov./dez./2012) A plena gestão dos processos administrativos compreende planejamento, organização e execução de atividades de forma sistematizada das atribuições da área funcional ou unidade organizacional e mesmo de todo a organização. Fazem parte da gestão administrativa de competência do profissional de Secretariado, com exceção de:

O marketing pessoal engloba um conjunto de atitudes e ações associadas ao conhecimento, às habilidades e às competências que contribuem para o sucesso e para o alcance dos objetivos pessoais e profissionais. Dentre as opções abaixo, assinale a opção que não contribui para a construção de uma imagem positiva ao profissional de Secretariado:

A Lei de regulamentação da profissão de Secretariado, nº 7.377/1985, considera Secretário Executivo, no Brasil:

De acordo com o sistema de ensino brasileiro, qual das alternativas abaixo não corresponde a uma possibilidade formativa para o profissional de Secretariado no país?

Dentre as opções abaixo, assinale aquela que impede a correta administração do tempo durante as atividades realizadas pelo Secretário Executivo:

Marque a alternativa que pode ser considerada como consequência direta da profissão de Secretariado ter sido considerada Categoria Profissional Diferenciada pela Portaria nº 6.2691/1987:

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