A respeito de como a sociologia observa os movimentos sociais contemporâneos, pode-se dizer que estes são definidos a partir de critérios como maior ou menor homogeneidade ou heterogeneidade de sua composição social. Sendo assim, considere as alternativas a seguir e assinale a incorreta sobre tais movimentos:
No cotidiano das relações sociais, é possível observar a construção de imagens negativas sobre determinados grupos e/ou indivíduos em relação aos outros. Em geral, tais imagens estão associadas ao desconhecimento. O conceito que melhor define essa situação é:
O antropólogo belga-francês Claude Lévi-Strauss aponta como marco importante no estabelecimento da Cultura a aparição da primeira regra social, que para ele é a proibição do incesto. Para Lévi-Struass, este momento é importante para o Homem porque, ao atravessá-lo, é possível sair da condição de animalidade e atingir a condição humana e produzir símbolos. Sobre esse processo fundamental da humanidade, assinale a alternativa incorreta:
O sociólogo alemão Ulrich Beck, falecido em 1º de
janeiro de 2015, é considerado um influente
analista dos aspectos da sociedade contemporânea.
Mudanças constantes, ideologias individuais,
declínio das tradições, quebra de paradigmas
tradicionais, democratização dos relacionamentos e
etc., são características da sociedade
contemporânea. A essa sociedade o sociólogo dá o
nome de:
Um professor de sociologia para o Ensino Médio
pretende provocar em sua classe um debate sobre o
senso comum e a contribuição das ciências sociais
para o processo de investigação dos fenômenos
sociais e o caráter relativo de certas visões
ingênuas. Então ele apresenta aos seus alunos a
seguinte gravura:
Os seus alunos e alunas constróem uma série de
análises sobre a figura. Assinale a alternativa que
dentre as afirmações dos auunos não representa
uma superação do senso comum.
“Se houve alguma transformação na economia
política do capitalismo do final do século XX,
cabe-nos estabelecer quão profunda e fundamental
pode ter sido a mudança. São abundantes os sinais
e marcas de modificações radicais em processos de
trabalho, hábitos de consumo, configurações
geográficas e geopolíticas, poderes e práticas do
Estado etc.” (HARVEY, David. “Condição PósModerna”.
São Paulo: Ed. Loyola, 2001 pg.118)
Como estratégia de adaptação a essas mudanças,
vários países adotaram conjuntos de politicas
econômicas sob a égide do chamado
Neoliberalismo. No Brasil, essa influência pode ser
percebida em diversas decisões governamentais a
partir, principalmente, do governo Collor (1990-
1992). Nesse sentido, destacam-se:
I. Um maior controle do mercado financeiro por
parte do Estado e pouca autonomia para os
bancos, sejam eles privados ou estatais;
II. Privatização de grande parte das Empresas
Estatais e abertura do mercado para o Capital
estrangeiro;
III. Fortalecimento das leis trabalhistas, além de
garantias consolidadas, como um sistema
previdenciário mais forte;
IV. Diminuição do papel do Estado em todas as
áreas, inclusive na Educação com a expansão
do setor privado.
Sobre a forma como o Neoliberalismo foi
absorvido pelo Estado brasileiro nos últimos
governos, é correto no que se afirma nos itens:
Em Repensando a Antropologia, o antropólogo britânico Edmund Leach afirmou que existem dois tipos de antropólogos. Segundo ele, o “protótipo do primeiro foi Sir James Frazer (1845-1941), autor de The Golden Bough.(...) homem de saber monumental que não tinha experiência direta com a vida dos povos primitivos sobre os quais escreveu (...) O protótipo do segundo passou boa parte de sua vida acadêmica analisando dados colhidos em sua experiência de campo”. Neste caso, Leach está fazendo referência ao estudioso que inovou os estudos antropológicos com o chamado trabalho de campo, na verdade o inventor dele. Tal antropólogo é:
Apesar de não recente, a adoção de ações
afirmativas tem se intensificado no Brasil nos
últimos anos. Tais ações não devem se confundir
com políticas públicas de uma forma geral, já que
elas a (ações afirmativas), embora muitas vezes se
constituam de um conjunto de políticas públicas,
têm objetivos muito mais específicos e o caráter de
afirmação de grupos que passaram por
discriminação e/ou enfrentaram barreiras históricas
no processo de inclusão social. Nesse sentido,
podemos afirmar que são exemplos de políticas de
ações afirmativas:
I. A expansão das Universidades públicas e
gratuitas;
II. O sistema de cotas para estudantes indígenas e
afrodescendentes nas Universidades;
III. A concessão de bolsas de estudos em
universidades privadas através do Programa
Universidade para Todos (PROUNI)
Portanto, está correto o que se afirma em:
Os discursos ou as teorias científicas são
desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e
de experimentos no intuito de compreender ou
resolver um problema anteriormente apresentado.
As Ciências Sociais, por exemplo, possuem, entre
suas diferentes missões, o objetivo de investigar os
problemas sociais que vivenciamos durante o nosso
cotidiano. Tais ciências procuram fazê-lo de modo
sistematizado, diferentemente do Senso Comum,
embora o antropólogo estadunidense Clifford
Geertz apontá-lo também como um conhecimento
importante, justamente porque é comum à
sociedade como um todo. Diante das suas
diferenças, ou mesmo aproximações, aponte a
alternativa correta sobre o conhecimento científico
e o senso comum.
O sociólogo Imannuel Wallerstein argumenta que
“o discurso do liberal tende assim a ser temeroso da
maioria, temeroso dos sujos, dos ignorantes, das
massas. Não há dúvidas, o discurso do liberal tece
sempre imensos louvores ao potencial de
integração dos excluídos, mas é sempre de uma
integração controlada que está falando, de uma
integração nos valores e estruturas dos já incluídos.
Contra a maioria, o liberal está sempre defendendo
a minoria. Mas não é o grupo minoritário que ele
defende, é sim a minoria simbólica, o indivíduo
racional heroico contra a multidão – isto é, ele
mesmo.” (WALLERSTEIN, I. “Ciência Social e
Sociedade contemporânea. As garantias
evanescentes de racionalidade” In: O Fim do
Mundo como o concebemos. Ciência Social para o
século XXI. Rio de Janeiro: Revan, 2002)
Já o cientista político italiano Norberto Bobbio diz
que os “ideais liberais e o método democrático
vieram, gradualmente, se combinando num modo
tal que, se é verdade que os direitos de liberdade
foram desde o início a condição necessária para a
direta aplicação das regras do jogo democrático, é
igualmente verdadeiro que, em seguida, o
desenvolvimento da democracia se tornou o
principal instrumento para a defesa dos direitos a
liberdade.” (BOBBIO, N. “Liberalismo e
Democracia”. São Paulo: Brasiliense, 1994)
Apesar das diferentes visões sobre o Liberalismo e
a Democracia apresentadas acima, analise as
seguintes afirmações:
I. Os ideais liberais e democráticos, a despeito de
suas origens, influenciam o ordenamento
político das sociedades ocidentais;
II. Liberalismo e Democracia, doutrinas políticas
que surgiram em momentos diferentes da
História, são bases para o que se chama de
Pensamento Liberal Democrático;
III. Liberalismo é uma doutrina política
incongruente com o ideal igualitário, que
caracteriza a tradição democrática.
Nesse sentido, é correto que se afirma em:
Analise as afirmações sobre as relações raciais no
Brasil.
I. A sociedade é tão injusta, desigual e
competitiva que se produz o preconceito como
uma técnica política de poder. No limite, o
preconceito racial é uma técnica da
dominação.
II. A racialização do mundo está em curso. Numa
reflexão sobre a questão racial no Brasil somos
obrigados a reconhecer que, simultaneamente,
está havendo algo de diferentes gradações em
muitas partes do mundo e que esses surtos de
diferentes manifestações de racismo e
intolerância estão imbricados com a dinâmica
da sociedade.
III. Na verdade, o movimento negro hoje está
bastante diversificado e podemos dizer que está
orientado para diferentes situações: alguns são
politizados, outros são quilombistas no sentido
de regressar às origens e tradições africanas;
outros, mais liberais, se movimentam no
sentido de conseguir maior mobilidade na
sociedade aproveitando as brechas que esta
abre para uma integração mais plena.
Assinale a alternativa que representa o autor das
frases.