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Na análise dos pronomes das Línguas de Sinais, como é empregado o termo role shift?

A morfologia apresenta basicamente duas áreas de investigação: a derivacional e a flexional. A primeira detém-se no estudo da formação de diferentes palavras com uma mesma base lexical. A segunda envolve o estudo dos processos que acrescentam informação gramatical à palavra que já existe. Baseado nas definições apresentadas, indique o sinal da Libras que não foi formado através do processo derivacional.

Qual das opções abaixo não faz parte do Decreto 5.626/05?

“No paradigma da inclusão, talvez um dos maiores problemas enfrentados no contexto brasileiro seja a escassez de recursos e serviços que assegurem condições de acessibilidade às pessoas com necessidades educacionais especiais” (MEC, 2007).
Nesse contexto, não pode ser considerada uma ação de inclusão:

“Quando utilizamos o termo tecnologia educacional, os educadores consideram como um paradigma do futuro, mas a tecnologia educacional está relacionada aos antigos instrumentos utilizados no processo ensino-aprendizagem” (Tajra, 2012).
São elementos instrumentais da tecnologia educacional:
I. O giz e a lousa;
II. O rádio, o aparelho de som e o gravador de fitas cassete e de vídeo;
III. O retroprojetor, o jornal impresso e a televisão; IV. O livro;
V. O computador.
A alternativa que define todos os elementos instrumentais da tecnologia educacional citados anteriormente é:

A anáfora é um recurso muito usado em Línguas de Sinais. É um exemplo de anáfora na Libras.

Há basicamente três formas de aquisição de L2: (a ) a aquisição simultânea da L1 e L2; (b ) a aquisição espontânea da L2 não simultânea e (c ) a aprendizagem de L2 de forma sistemática.
Considerando os surdos e os filhos de surdos aprendendo como L2 a língua majoritária do seu país, qual seria a forma ou combinação de formas para o aprendizado dessa L2?

Os verbos em Línguas de Sinais se dividem em, pelo menos, duas classes: os verbos sem concordância e os com concordância. Qual dos verbos abaixo é um verbo com concordância?

Desde 2009 a Comunidade Surda acirrou a luta pela educação bilíngue. Um dos reflexos dessa luta pode ser visto na Lei 13.146/15, a chamada Lei da Inclusão. O capítulo IV dessa lei fala do direito à educação. Em relação à Educação de Surdos, a lei cita que o poder público deve assegurar, criar, desenvolver, implementar, incentivar, acompanhar e avaliar:

Qual desses parâmetros, obrigatoriamente, aparece em qualquer sinal produzido?

Segundo Quadros e Karnopp (2004, p. 47), “A fonologia das línguas de sinais é o ramo da linguística que objetiva identificar a estrutura e a organização dos constituintes fonológicos, propondo modelos descritivos e explanatórios”. Para as autoras, essa ciência teria duas tarefas principais para as línguas de sinais. São elas:

Segundo Luckesi (2011:263), “a Avaliação da aprendizagem é um recurso disponível ao educador para que auxilie o educando na busca de sua autoconstrução e de seu modo de estar na vida mediante aprendizagens bem sucedidas”. Nesse sentido, no que concerne à avaliação numa ótica operacional, é correto afirmar:

O espaço é um elemento muito importante na comunicação via Língua de Sinais. Sua organização e seu uso podem estabelecer uma boa comunicação ou não. Liddell (2000) apresenta três tipos de uso de espaço nas Línguas de Sinais e um deles é o espaço token. A definição desse é:

Quadros (1997) cita que, em condições de input linguístico adequado, crianças surdas, aprendendo Língua de Sinais, apresentam estágios de aquisição de língua análogos aos das crianças ouvintes aprendendo língua oral. Quais são esses estágios?

De acordo com Libâneo (2013), no que concerne à Didática no processo educacional, marque a alternativa incorreta:

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