Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 20 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q513912

A revisão Braille pode ser escalonada em dois níveis:
Primeira revisão: confronto do texto copiado com o original em tinta. Geralmente realizado por uma pessoa vidente e uma pessoa cega.
Porque:
Segunda Revisão: normalmente feita por uma pessoa cega de forma solitária. Permite assinalar, no próprio texto em Braille ou em papel à parte, as modificações que se devam efetuar, posteriormente, pelo transcritor, ou levantar dúvidas pertinentes sobre o texto verificado.
Sobre essas duas afirmativas sobre revisão Braille, é correto afirmar que:

Carregando...
Q513917

No que se diz respeito à aplicação da simbologia Braille e grafia Braille para a Língua Portuguesa em relação aos números, é correto afirmar que:

Carregando...
Q513924

No Sistema Braille há sinais acessórios e pontuações que contribuem para a escrita das letras, números, palavras, textos, dentre as diversas possibilidades. A respeito desses sinais, analise cada sentença a seguir e marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas:
( ) os pontos (2 4 5) representam o mais (+).
( ) os pontos (2 3) representam ponto e vírgula.
( ) os pontos (2 5) representam o asterisco.
( ) os pontos (3 6) representam hífen ou traço de união.
( ) os pontos (2 3 5) representam o ponto de exclamação.
Qual é a análise correta da sequência, de cima para baixo?

Carregando...
Q513929

Para que a pessoa com deficiência visual se movimente com segurança e eficiência, conceitos básicos relacionados à orientação e mobilidade devem ser apresentados de forma estruturada. Analise as afirmativas a seguir a respeito da orientação e mobilidade na educação das pessoas com deficiência visual.
I - mobilidade é a habilidade de locomover-se com segurança, eficiência e conforto no meio ambiente, sem utilização dos sentidos remanescentes.
II - Orientação é o processo de utilizar os sentidos remanescentes para estabelecer a própria posição e o relacionamento com outros objetos.
III - O trabalho com orientação e mobilidade deve possibilitar que a pessoa com deficiência visual se movimente, estando em alerta e construindo um mapa mental.
Qual alternativa representa a análise correta dessas afirmativas?

Carregando...
Q513911

O Soroban é um calculador mecânico, manual, retangular, com uma régua em posição horizontal, denominado régua de numeração. O modelo de Soroban mais usado no Brasil é composto por 21 eixos e 7 classes. Para serem registrados números no Soroban devem ser observados alguns aspectos. Assinale a alternativa correta correspondente ao registro de números naturais.

Carregando...
Q513916

O sinal que, no Braille, é o correspondente do itálico, sublinhado e negrito é formado pelos pontos:

Carregando...
Q513923

A informática contribui significativamente para os processos de ensino e aprendizagem das pessoas com deficiência visual. Para uso no campo educacional, há softwares para leitura de texto/letra e ampliação de letras/texto.
Em relação a esse texto, está correta a alternativa:

Carregando...
Q513928

A pessoa com deficiência visual, no momento dA elaboração e construção do conceito de número, necessita inteirar-se com o mundo concreto. A interação e a apreensão de informações do concreto auxiliam na construção de conhecimentos matemáticos. É por este motivo que o Soroban é considerado um instrumento facilitador da aprendizagem matemática, isto é, da construção dos conceitos matemáticos. Analise as afirmações a seguir relativas ao Soroban:
I – O Soroban ou ábaco japonês sofreu adaptações para que as pessoas com deficiência visual pudesseM utilizá-lo. Foi introduzida uma borracha compressora, permitindo, assim, que os cegos pudessem empurrar as contas com mais segurança e autonomia.
II - Em 2002 a Comissão Brasileira de Estudo e Pesquisa do Soroban foi instituída por meio da Portaria Ministerial nº 657, de 07/03/2002 . Tem como competência elaborar e propor diretrizes sobre o uso e ensino do Soroban no país.
III- Em 2006, instituiu-se o Soroban como um recurso informático fundamental para realização de cálculos por alunos cegos e com baixa visão. IV- Soroban é um instrumento mecânico de calcular adaptado para pessoas com deficiência visual.
Qual alternativa representa a análise correta dessas afirmativas?

Carregando...
Q513910

Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando as causas mais frequentes de cegueira e visão

subnormal à sua definição:


A sequência correta dessa associação é:

Carregando...
Q513915

Na expressão matemática ,seguindo o código matemático unificado, deve-se:

Carregando...
Q513922

As pessoas com deficiência visual têm desfrutado de meios, instrumentos e recursos tecnológicos que promovem o acesso à informação, a melhoria qualidade de vida e sua autonomia nas vivencias diárias. Quanto à possibilidade de leitura e escrita, o sistema Braille contribuiu diretamente para a inclusão das pessoas com deficiência visual na sociedade.
A respeito do sistema Braille, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q513927

Desde a estruturação do Sistema Braille em 1837, toda simbologia adotada não sofreu alteração. Foi a partir de 1940, com o objetivo de aumentar a eficiência na comunicação escrita e na leitura de textos que o Sistema Braille foi adaptado para uso de símbolos abreviativos de palavras em diferentes idiomas. No Brasil, desde o século XIX, estudantes do Imperial Instituto dos Meninos Cegos começaram a se preocupar com a codificação do Braille em um sistema de abreviaturas que lhes facilitasse a produção de textos.
A respeito dos conceitos de abreviatura, estenografia e abreviaturas estenografadas, analise as afirmativas a seguir.
I - As abreviaturas são sinais representativos de palavras, com vida autônoma, que podem, no entanto, ligar-se por hífen a outras palavras abreviadas. Podem ser classificadas, em função da sua estrutura:
abreviaturas por representação inicial silábica, por contração, por suspensão e por convenção relativa.
II- A estenografia é o conjunto de sinais representativos de grupos de letras integrantes de palavras não abreviadas. Estes sinais apresentam-se em dois grupos: sinais simples e sinais compostos. III- Abreviaturas estenografadas são sinais representativos de palavras em cuja composição entra, pelo menos, um sinal estenográfico simples.
IV- O uso da estenografia é muito vantajoso, visto possibilitar a economia de espaço e de tempo na escrita e na leitura. O seu uso é obrigatório e independe do grau de desenvolvimento intelectual ou cultural do cego.
Qual alternativa representa a análise correta dessas afirmativas?

Carregando...
Q513914

As letras acentuadas á, ã, â, à estão abaixo representadas, respectivamente, pelos pontos:

Carregando...
Q513919

As afirmativas a seguir referem- se às tabelas transcritas de tinta para Braille. I Em transcrição em matriz, cortar as matrizes para que as duas (ou mais) folhas fiquem bem justapostas.
II Na encadernação, as folhas da esquerda ficam pressas ao lombo do livro juntamente com as demais folhas, obedecendo ao formato do livro.
III Transcrever a tabela em uma (ou mais) folha(s) na vertical, ou seja, aumentar a largura da folha em que se estiver trabalhando.
IV A folha da esquerda levará a paginação em sequência normal, na segunda acrescentar a letra “a” ao número, na terceira, a letra “b” e assim por diante.
Conforme as normas técnicas para a produção de textos em Braille, estão corretas as afirmativas:

Carregando...
Q513921

O Projeto de Lei do Senado nº 67/ 2011, que regulamenta o exercício das profissões de transcritor e de revisor de textos em Braille, representa um esforço em prol do trabalho realizado por profissionais especializados e a garantia da qualidade dos materiais produzidos para pessoas com deficiência visual.
Assinale a alternativa correta referente às proposições apresentadas por esse Projeto de Lei.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) D
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) C
  • 11) A
  • 12) C
  • 13) B
  • 14) B
  • 15) D
  •  

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282