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Segundo a Lei n° 9394 de 1996 a educação profissional é composta por várias modalidades e níveis,

qual a sequência CORRETA de cursos que inclui toda a educação profissional?

Acerca do plano de aula, assinale a assertiva CORRETA.

O é o documento que manifesta o ideal de educação, que registra o processo de construção da identidade institucional e que dá suporte para a avaliação das ações educativas programadas pela instituição. Este documento tem por finalidade apresentar a proposta de trabalho da instituição, bem como suas intencionalidades transformadoras para os próximos anos. (Plano de Desenvolvimento Institucional do IFSC 2014-2019, p. 2.1).

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE a lacuna do texto acima.

Assinale a alternativa INCORRETA sobre fluxogramas.

Em relação a avaliação da aprendizagem escolar, Luckesi (1997, p. 66) aponta que uma avaliação escolar conduzida de forma inadequada pode possibilitar a repetência e esta tem consequências na evasão. Por isso, uma avaliação escolar realizada com desvios pode estar contribuindo significativamente para um processo que inviabiliza a democratização do ensino. Referente a avaliação da aprendizagem, avalie as assertivas e indique a assertiva INCORRETA:

Em relação à educação inclusiva, Emílio Figueira (2011, p. 64 ), afirma que a inclusão escolar do aluno com deficiência exige que a educação, de maneira geral, reveja seu papel, fundamentando-se no princípio da educação como direito social de todo cidadão brasileiro. Referente à escola inclusiva, avalie as assertivas:

I. O Projeto Político Pedagógico deve contemplar as questões referentes à inclusão educacional apenas quando a escola receber a matrícula de alunos com deficiências.

II. A escola inclusiva precisa de espaços arquitetônicos adequados.

III. Na escola inclusiva, todos os membros da comunidade escolar devem estar envolvidos neste projeto e no processo de inclusão.

IV. Além das mudanças pedagógicas é necessário mudanças culturais e de atitude para que a escola seja inclusiva.

V. É mais adequado para que a inclusão se efetive, que os alunos com deficiência sejam alocados na mesma sala para alunos especiais, diferenciando-se conforme suas idades.

Assinale a alternativa CORRETA:

Em relação ao planejamento participativo, assinale a opção INCORRETA:

As Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica (2013) afirma que "a educação é um processo de socialização da cultura da vida, no qual se constroem, se mantêm e se transformam conhecimentos e valores. Socializar a cultura inclui garantir a presença dos sujeitos das aprendizagens na escola. Assim, a qualidade social da educação escolar supõe a sua permanência, não só com a redução da evasão, mas também da repetência e da distorção idade/ano/série".

Em relação ao acesso e permanência escolar, marque as assertivas como VERDADEIRAS V ou FALSAS F:

( ) Para assegurar o acesso ao Ensino Fundamental, como direito público subjetivo, qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, podem acionar o poder público.

( ) Cabe a União recensear a população em idade escolar para o Ensino Fundamental, e os jovens e adultos que a ele não tiveram acesso, para que seja efetuada a chamada pública correspondente.

( ) No Ensino Fundamental e, nas demais etapas da Educação Básica, a qualidade não tem sido tão estimulada quanto à quantidade. Depositar atenção central sobre a quantidade, visando à universalização do acesso à escola, é uma medida necessária, mas que não assegura a permanência, essencial para compor a qualidade. Em outras palavras, a oportunidade de acesso, por si só, é destituída de condições suficientes para inserção no mundo do conhecimento.

( ) A preparação dos profissionais da educação, gestores, professores, especialistas, técnicos, monitores e outros, são medidas políticas que devem ser tomadas como forma de melhorar a permanência dos alunos na escola.

( ) Para se garantir a permanência do aluno, a escola deve adotar uma política de qualidade social que pressupõe diversas medidas, dentre elas o foco no projeto político-pedagógico, no gosto pela aprendizagem e na avaliação das aprendizagens como instrumento de contínua progressão dos estudantes.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Em relação à educação inclusiva, marque as assertivas como VERDADEIRAS V ou FALSAS F:

( ) A educação especial pode ser interpretada como o conjunto de conhecimentos, tecnologias, recursos humanos e materiais didáticos que devem atuar na relação pedagógica para assegurar resposta educativa de qualidade aos estudantes com deficiência.

( ) Escolas abertas às diferenças demandam uma ressignificação e uma reorganização completa dos processos de ensino e de aprendizagem.

( ) A escola inclusiva não prevê flexibilizações e adaptações curriculares, que considerem o significado prático e instrumental dos conteúdos básicos, metodologias de ensino, recursos didáticos diferenciados e processos de avaliação adequados ao desenvolvimento do estudante com deficiência.

( ) A educação inclusiva não está limitada à inserção de estudantes com deficiência nas redes regulares de ensino, pois beneficia todos os alunos, com e sem deficiência.

( ) A educação profissional não se caracteriza direito do estudante com deficiência.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

Em relação a avaliação e verificação escolar na perspectiva de Luckesi ( 1997), análise as assertivas.

I. A avaliação envolve um ato que ultrapassa a obtenção da configuração do objeto, exigindo decisão do que fazer ante ou com ele.

II. O ato de avaliar implica coleta, análise e síntese dos dados que configuram o objeto da avaliação, acrescido de uma atribuição de valor ou qualidade, que se processa a partir da comparação da configuração do objeto avaliado com determinado padrão de qualidade previamente estabelecido para aquele tipo de objeto.

III. A verificação manifesta-se como um ato dinâmico que qualifica e subsidia o reencaminhamento da ação, possibilitando consequências no sentido da construção dos resultados que se deseja.

IV. A verificação é uma ação que congela o objeto; a avaliação, por sua vez, direciona o objeto numa trilha dinâmica de ação.

Assinale a alternativa CORRETA.

Gesser (2009, p. 9) enfatiza que, "certamente a marca linguística não é a única questão nas discussões sobre surdez, mas é a legitimidade da língua que confere ao surdo alguma "libertação" e distanciamento dos moldes e representações até então exclusivamente patológicos. Tomar visível a língua desvia a concepção da surdez como deficiência - vinculada a lacunas na cognição e no pensamento -para uma concepção da surdez como diferença linguística e cultural."

Em relação a língua de sinais, assinale a assertiva CORRETA:

O currículo sempre está comprometido com algum tipo de poder. Não há neutralidade nesta opção, inclusões e exclusões estão sempre presentes no currículo. (BERTICELLI, 2003, p.159). Sobre currículo, marque as assertivas como VERDADEIRAS V ou FALSAS F.

( ) O currículo oculto é constituído por todos aqueles aspectos do ambiente escolar que, sem fazer parte do currículo oficial contribuem de forma implícita para aprendizagens sociais relevantes.

( ) O currículo formal, também conhecido como currículo prescrito, é o currículo em sua forma mais idealizada. Apresenta uma coerência didática e distribuição no tempo, de forma sequencial, com situações e atividades ordenadas.

( ) O currículo real é aquilo que é efetivamente ensinado em sala de aula, no seu dia a dia.

( ) No currículo oculto, hábitos de ordem, pontualidade, respeito, competição, docilidade, entre outros aspectos são inculcados consciente ou inconscientes pela escola.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

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