Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 19 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Diante da emergência de novas demandas psicológicas, a terapia em grupo apresenta-se como uma estratégia que atinge maior número de sujeitos, consistindo em um importante campo de atuação do psicólogo educacional.
Bieling, McCabe e Antony (2008, apud ANDRETTA; OLIVEIRA, 2011) propõem uma lista dos principais fatores psicoterapêuticos de grupo no modelo da Terapia Cognitivo-Comportamental.

Analise, entre os itens abaixo, quais contemplam estes fatores e assinale a alternativa correta:

I – Inclusão e Otimismo
II – Coesão grupal e Aprendizado grupal
III – Processamento emocional no contexto grupal
IV – Remoção do foco em si mesmo
V – Modificação de padrões desajustados de relacionamento

ANDRETTA, I.; OLIVEIRA, M.S. Manual Prático e Terapia Cognitivo-Comportamental. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

De acordo com Ocampo (2003) o psicodiagnóstico é uma técnica com papéis bem definidos. Com relação a esta técnica, leia as afirmativas abaixo e marque a OPÇÃO CORRETA:

No processo psicodiagnóstico muitos são os testes psicológicos que o profissional da área tem como recurso, precisando avaliar a situação para concluir que instrumentos usar. Com relação ao teste das relações objetais, marque a opção INCORRETA:

Sobre os principais aspectos que caracterizam as dificuldades de aprendizagem e as necessidades educacionais específicas em geral, marque “V” para as assertivas verdadeiras e “F” para as falsas:

( ) Devem-se estabelecer categorias explícitas entre os alunos de acordo com suas condições pessoais, realçando as condições que afetam seu desenvolvimento pessoal e justificam a provisão de ações específicas.

( ) As necessidades educacionais específicas revelam sempre um elevado grau de transitoriedade, exigindo, em quaisquer casos, apoios especiais durante um período limitado.

( ) A identificação das necessidades educativas específicas dos alunos converte-se na determinação das ações apropriadas e dos recursos materiais e pessoais que se deve providenciar.

( ) O que deve nortear o trabalho do profissional não é o aprofundamento no déficit, mas o foco nas possibilidades e potencialidades.

A sequência correta é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282