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Folha de respostas:

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Para Claudio Salm (1980) o sistema educacional retêm um maior número de pessoas por um maior número de anos, mas esvazia o conteúdo e o sentido do trabalho para maioria. Sobre a desvinculação entre educação e trabalho teorizada por Salm, é correto afirmar, exceto:

A Educação é um processo de mediação de saberes e sentires produzidos em espaços tempos históricos específicos, os quais são sedimentados, transmitidos, interpretados, resignificados e criados. A educação não é apenas transmissora, mas mediadora de uma aprendizagem que acontece em todos espaços físicos e sociais. Neste sentido, sobre a diversidade cultural presente na sociedade e o processo de educação é CORRETO afirmar que:

Considerando as modalidades de ensino – Concomitante, Integrada e Subsequente, temos a seguinte correlação:

I – Modalidade Integrada é oferecida de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matricula única para cada aluno.

II – Modalidade Concomitante é oferecida a complementaridade entre a educação profissional técnica de nível médio e o ensino médio, o que pressupõe a existência de matrículas distintas para cada curso.

III – Modalidade Subsequente é oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino médio.

O artigo 205 da Constituição Federal assinala que é dever do Estado garantir indistintamente, por meio da educação, iguais direitos para o pleno desenvolvimento de todos e de cada um, enquanto pessoa, cidadão ou profissional. É com base nessa premissa que são criadas as Políticas de Reparações, de Reconhecimento e Valorização, de Ações Afirmativas. Neste contexto, as políticas voltadas para a educação dos negros devem oferecer, exceto:

A proposta dos Institutos Federais reafirmam a ideia de que a formação humana cidadã é anterior a qualificação para o trabalho. Esta pauta-se no compromisso de assegurar aos profissionais formados a capacidade de se manterem em desenvolvimento. IDENTIFIQUE, neste contexto, a concepção que deve orientar as ações de ensino, pesquisa e extensão dos Institutos Federais.

Provas: IF-MG - 2013 - IF-MG - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Paulo Freire

Sobre o conceito de Educação Bancária, desenvolvido por Paulo Freire (1980) é correto afirmar, EXCETO:

Provas: IF-MG - 2013 - IF-MG - Psicólogo
Disciplina:

Pedagogia

- Assuntos: Vygotsky

A relação existente entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem é um dos eixos do pensamento de Vygotsky. O autor procura compreender a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos, se desdobrando sobre o desenvolvimento da espécie humana, na história dos grupos sociais, no desenvolvimento do indivíduo e no desenvolvimento de aspectos específicos do repertório psicológico dos sujeitos.
Sobre o pensamento de Vygotsky, é correto afirmar:

O Paradigma da Reprodução nasce no final dos anos 60 e inicio dos anos 70. Fizeram parte das condições históricas deste paradigma:

I – Crescimento econômico pós –guerra, crescimento esse que somente teve decréscimo em meados dos anos 70 com o início de uma recessão mundial tendo como marcas, entre elas, a crise do petróleo e o aumento da divida.

II – Estabelecimento de políticas de bem estar social, preocupação com a formação da mão de obra qualificada (crescimento do setor terciário), retomada da do crescimento da taxa de natalidade foram fatores que marcaram as políticas do pós-guerra.

III – Contradizendo o clima de otimismo trazido pelo entusiasmo desenvolvimentista e produtivista e pela crença na mudança social os anos 60 terminam com revoltas sociais (raciais, culturais, de classe e entre nações).

Tendo por referências as afirmativas acima é CORRETO afirmar:

Sobre o termo Ação Afirmativa analise as afirmativas abaixo e marque a alternativa correta – sendo V para afirmativa Verdadeira e F para afirmativa Falsa:

1. (...) O que há de semelhante nas várias experiências de Ações Afirmativas é a ideia de restituição de uma igualdade que foi rompida ou que nunca existiu.

2. (...) A expressão tem origem nos Estados Unidos, local que ainda hoje se constitui como importante referência no assunto. Nos anos 60, os norte-americanos viviam um momento de reivindicações democráticas internas, expressas principalmente no movimento pelos direitos civis, cuja bandeira central era a extensão da igualdade de oportunidades a todos.

3. (...) O objetivo das Ações Afirmativas é eliminar desigualdades historicamente acumuladas, garantindo a igualdade de oportunidades e tratamento, bem como compensar perdas provocadas pela discriminação e marginalização, decorrentes de motivos raciais, étnicos, religiosos, de gênero e outros.

4. (...) A ideia de ação afirmativa estaria ligada a sociedades democráticas, que tenham no mérito individual e na igualdade de oportunidades seus principais valores. Surge como aprimoramento jurídico de uma sociedade cujas normas e mores pautam-se pelo princípio da igualdade de oportunidades na competição entre indivíduos livres. justificando-se a desigualdade de tratamento no acesso aos bens e aos meios apenas como forma de restituir tal igualdade, devendo, por isso, tal ação ter caráter temporário, dentro de um âmbito e escopo restrito.

5. (...) Ação afirmativa é planejar e atuar no sentido de promover a representação de certos tipos de pessoas . aquelas pertencentes a grupos que têm sido subordinados ou excluídos em determinados empregos ou escolas.

Sobre a finalidade, objetivo e desafio dos Institutos Federais é correto afirmar, EXCETO:

Torna-se evidente, quando as políticas públicas se voltam para universalização e a escola básica deixa de ser elitizada, que somente o acesso não é suficiente para que o sujeito aprenda ler e escrever. As práticas pedagógicas permanecem reproduzindo modelos culturais divergentes do grupo ao qual pertencem os alunos, contribuindo para o fracasso escolar, a evasão, e o analfabetismo funcional. Deste fato decorrem as seguintes situações:

I – Diminuição do contingente da EJA em virtude das políticas de acesso e permanência dos jovens na educação.

II - Aumento do contingente de jovens na EJA cujos motivos de abandono do espaço escolar no seu tempo correlato decorrem, dentre outros fatores, das reiteradas repetências, indicadoras do próprio “fracasso”, ou pelas exigências de compor renda familiar, insuficiente para a sobrevivência, face ao desemprego crescente, à informalidade e a degradação das relações de trabalho, ao decréscimo do número de postos.

III - Desafio para os educadores no tocante ao aspecto metodológico obrigando os mesmos a refletirem sobre o sentido das juventudes, bem como dos direitos da mesma.

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