Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 17 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Leia e reflita sobre o trecho a seguir:

Na continuidade de suas reflexões, Justo apresenta sugestões para que a agressividade seja trabalhada no contexto escolar. Dentre as alternativas abaixo, marque a opção CORRETA que contém sugestão apresentada pelo autor:

Aquino (1996) faz uma abordagem sobre a questão da indisciplina e da educação atual. O autor indica, em seu texto, que “o processo educacional depende da articulação destes dois âmbitos institucionais que não se justapõem. Antes, são duas dimensões que, na melhor das hipóteses, complementam-se, articulam-se” (p. 46). As instituições referenciadas pelo autor são:

La Taille (1996) faz uma análise do tema indisciplina a partir de uma das dimensões afetivas e apresenta um dos sentimentos humanos elemento diretamente vinculado à disciplina/ indisciplina na escola:

“______________ é sentimento sempre possível e temido, motivação de escolha de condutas e esforços. No início do desenvolvimento, o olhar alheio, notadamente dos pais, é todo-poderoso, formando as primeiras camadas da imagem de si; depois, este olhar é em parte relativizado, tanto na sua origem, quanto no seu juízo" (p. 13)

Conforme o fragmento de texto acima, identifique o sentimento abordado pelo autor:

SILVA (2010, p. 169) indica em seu texto medidas a serem adotadas quando o professor é o agressor à vítima de bullying. Das medidas citadas abaixo, quais NÃO são indicadas pela autora:

I – O afastamento do professor de todas as funções que exerce na escola em definitivo.

II – A apuração dos fatos pela direção da escola.

III – A aplicação das penas previstas ao professor, conforme regimento da instituição.

IV – O ressarcimento de despesas, quando houver necessidade de atendimentos médicos e psicológicos.

V – A reparação pública com a comunidade escolar, prestando também serviços a esta, no formato de conscientização.

Assinale a alternativa CORRETA:

Segundo o artigo 24, item VI, da Lei 9.394/96 – LDB, o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto no seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino. A frequência mínima exigida para aprovação é:

O texto “Ética, (in)disciplina e relação professor-aluno", de Nelson Pedro-Silva (2010), apresenta aos educadores “soluções que podem ser postas em prática com o fito de equacionar o problema da indisciplina e, em decorrência, o da 'colocação' de disciplina." (p. 61). Das soluções apresentadas pelo autor, abaixo listadas, qual a INCORRETA:

Marque V (para VERDADEIRA) e F (para FALSA), considerando o artigo 12, da Lei 9.694/96 – LDB, que preconiza sobre a incumbência dos estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino:

( ) Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

( ) Contratar especialistas para elaborar a proposta pedagógica.

( ) Informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola.

( ) Fazer licitação para contratação de empresa a fim de administrar seu pessoal e seus recursos materiais e financeiros.

( ) Promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas.

( ) Estabelecer ações destinadas a promover a cultura de paz nas escolas.

Assinale a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Segundo a Lei 9.698/96 – LDB, art. 39, a educação profissional e tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia. Das alternativas apresentadas a seguir, qual NÃO é oferecida pelos Institutos Federais:

Na resolução de um conflito entre alunos de uma turma do curso técnico integrado, dois estudantes, na presença do Assistente de Aluno, dentro do setor pedagógico, proferiram palavras de baixo calão. Após conversa com os alunos, o servidor registrará o fato ocorrido como:

Leia o fragmento de texto a seguir:

" pode ser compreendida como resultante do processo de socialização que leva o indivíduo a sair do seu egocentrismo, característico dos estados de heteronomia, para cooperar com os outros e submeter-se (ou não) conscientemente às regras sociais, e isso será possível a partir do tipo das relações estabelecidas pelo sujeito com os outros. As relações de cooperação, de reciprocidade e respeito mútuo são, para Piaget, as fontes do segundo tipo de moral." (Araújo, 1996, p. 108).

Em seu texto “Moralidade e indisciplina: uma leitura possível a partir do referencial piagetiano", Ulisses Ferreira Araújo faz uma análise da obra clássica “O juízo de moral na criança", escrita por Jean Piaget. Das alternativas abaixo, identifique o termo que completa CORRETAMENTE o conceito apresentado por Araújo:

Segundo a Lei 9.394/96 – LDB, seus artigos 16, 17 e 18 instituem os sistemas de ensino. Faça a relação entre os sistemas abaixo e o que eles compreendem:

(U) União.

(E) Estados.

(M) Municípios.

( ) As instituições de educação infantil criadas e mantidas pela iniciativa privada.

( ) As instituições de educação superior criadas e mantidas pela iniciativa privada.

( ) Os órgãos de educação estaduais e do Distrito Federal.

( ) Os órgãos federais de educação.

( ) As instituições de ensino fundamental e médio criadas e mantidas pela iniciativa privada.

( ) Os órgãos municipais de educação.

Marque a opção CORRETA, que em sequência de cima para baixo, preenche os espaços:

Durante uma aula de informática, no respectivo laboratório, um estudante abriu uma lata de refrigerante e começou a tomá-lo. O professor, percebendo a ação, solicitou que o estudante se dirigisse ao pedagógico ou setor responsável para que fosse registrada uma ocorrência disciplinar do tipo:

Teresa Cristina R. Rego, em seu texto “A indisciplina e o processo educativo: uma análise sobre a perspectiva vygotskiana" (1996), apresenta dados de uma pesquisa realizada por Galvão (1992): “Segundo esta pesquisa, o comportamento indisciplinado está diretamente relacionado a uma série de aspectos associados à ineficiência da prática pedagógica desenvolvida" (p. 100).

Dos itens listados abaixo, marque a alternativa que NÃO faz parte destes aspectos relacionados pela autora:

Segundo Silva (2010): “Identificar os alunos que são vítimas, agressores ou espectadores é de suma importância para que as escolas e as famílias dos envolvidos possam elaborar estratégias e traçar ações efetivas contra o bullying. Cada personagem dessa trama apresenta comportamento típico, tanto na escola como em seus lares." (p. 47).

Faça a relação entre personagem do bullying e sua respectiva característica, conforme a autora: ( V ) Vítimas. ( A ) Agressores. ( E ) Espectadores.

( ) Começam a apresentar diversas desculpas, inclusive sintomas de doenças físicas (que podem de fato existir), com o intuito de faltar às aulas.

( ) Estão sempre se envolvendo de forma direta ou velada em desentendimentos e discussões entre alunos ou entre alunos e professores.

( ) Aos poucos vão se desinteressando das atividades e tarefas escolares, o que inclui também perdas constantes de seus pertences, especialmente materiais didáticos.

( ) Não costumam ter um comportamento tão marcante. A identificação deles depende de observação mais frequente e cuidadosa, pois seu comportamento não costuma apresentar sinais explícitos que denunciem a situação que estão vivendo.

( ) Tendem, em ambos os ambientes (na escola e no lar), a se manterem calados sobre o que sabem ou presenciam.

( ) Não respeitam hierarquias, como a diferença de idade ou de força física, entre seus familiares.

Marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo:

Leia o trecho abaixo e depois responda:

“[...] não é possível imaginar que a saída para a compreensão e o manejo da indisciplina resida em alguma instância alheia _______________, ou que esta permaneça sempre a reboque das determinações extra-escolares. Abstenhamo-nos, pois, de demandar uma ação mais efetiva da família, uma melhor definição social do papel escolar, ou mesmo um maior abrigo das teorias pedagógicas." (Aquino, 1996, p. 50).

O fragmento CORRETO que completa a citação acima do autor é:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282