Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 9 de 9 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 9
Questões por página:
Q748735

O processo inflamatório é uma resposta natural do organismo contra uma infecção ou lesão, com o objetivo de destruir os agentes agressores. Sobre esta temática, identifique a(s) afirmação(ões) correta(s): I. Os sintomas da inflamação mais comuns são calor, vermelhidão ou rubor; inchaço ou edema, dor; sinais também chamados de ordinais. II. Antiinflamatórios não-esteroidais, conhecidos como AINEs, atuam principalmente inibindo as enzimas ciclooxigenases (COX-1 e COX-2) que catalisam o primeiro estágio da biossíntese de prostaglandinas. III. Os analgésicos, antipiréticos (AA) e os anti-inflamatórios não esteroides (AINE) cuja indicação inclui o uso em pediatria, segundo o Formulário Terapêutico Nacional, a Anvisa e a FDA, são: ácido acetilsalicílico, paracetamol, sertralina e dipirona. IV. Os eicosanóides, um dos mais importantes mediadores do processo inflamatório, são formados a partir do ácido araquidônico (AA), liberado dos fosfolipídios de membranas celulares pela ação da enzima fosfolipase A2 (PLA2). A sequência correta é:

Carregando...
Q748742

Sobre interações medicamentosas é correto afirmar: I. A potencialização do efeito sedativo dos hipnóticos e anti-histamínicos pelo uso do etanol é uma interação de efeito, pois ocorrem quando dois ou mais fármacos em uso concomitante têm ações farmacológicas similares ou opostas, atuando em sítios e por mecanismos diferentes. II. Nas interações farmacocinéticas os fármacos competem pelo mesmo sítio de ação, deslocando o outro fármaco, que pode ter sua concentração plasmática aumentada. III. O desfecho de uma interação medicamentosa pode ser perigoso quando promove aumento da toxicidade de um fármaco, como por exemplo, o uso de hipnóticos em pacientes que passaram a usar um antiinflamatório não-esteróide (AINE) sem reduzir a dose do hipnótico. IV. Como exemplos de interações físico-químicas podemos citar os antibióticos beta-lactâmicos inativados pelo pH básico de soros glicosados. A sequência correta é:

Carregando...
Q748739

A Hipertensão Arterial Sistêmica apresenta custos médicos e socioeconômicos elevados, decorrentes principalmente das suas complicações responsáveis por alta frequência de internações hospitalares. As particularidades destes medicamentos são de vital importância para a escolha do prescritor:

I. Em resposta ao aumento do volume sanguíneo efetivo, a renina é liberada pela mácula densa do aparelho justaglomerular, no qual o sistema renina-angiotensina representa um alvo importante no tratamento da hipotensão arterial humana.

II. A classe de antihipertensivos chamada de Antagonistas dos Receptores da Angiotensina II (ARA II) agem como agonistas total e específico nos receptores AT1 da angiotensina II, com atuação no subtipo AT2.

III. O bloqueio dos receptores AT1 por agonismo promove a contração da musculatura lisa vascular causada pela angiotensina II assim como previne e revertem todos os seus demais efeitos conhecidos.

IV. A classe dos inibidores Enzima Conversora de Angiotensina (IECA), assim como, os Antagonistas dos Receptores da Angiotensina (ARA II) vão agir farmacodinamicamente impedindo a ação da Angiotensina II, alterando a enzima responsável pelo bloqueio da Angiotensina I a Angiotensina II (Cininase II).

A sequência que atende ao enunciado da questão é:

Carregando...
Q748734

O sistema nervoso Autônomo, apesar de sua denominação, não é independente do restante do sistema nervoso. O sistema nervoso autônomo é interligado ao hipotálamo e à formação reticular, responsáveis por coordenar respostas comportamentais e viscerais para garantir a homeostasia do organismo. Sobre as drogas que atuam no sistema nervoso autônomo: I. Os fármacos colinomiméticos, também chamados de parassimpatolítico, atuam como antagonistas muscarínicos, depressores ganglionares e inibidores da colinesterase. II. A neostigmina é um colinomimético de ação indireta, que inibe reversivelmente a enzima acetilcolinesterase, se ligando ao sítio da enzima impedindo a quebra da acetilcolina e consequente aumento da concentração da mesma. III. Os principais fármacos colinomiméticos de ação direta agem sobre um receptor colinérgico e alguns dos seus representantes são o carbacol, a pilocarpina e a Nicotina. IV. A atropina é fármaco parassimpatolítico inibe as secreções nasais, orais, faríngeas e brônquicas e, dessa forma, resseca as mucosas das vias aéreas. Essa ação é especialmente pronunciada se as secreções forem excessivas e constitui-se na base para a utilização da atropina como medicamento pré-anestésico. A sequência que atende ao enunciado da questão é:

Carregando...
Q748740

Com relação à Farmacocinética e à Farmacodinâmica dos fármacos: I. Um fármaco cuja concentração tecidual é mais elevada que a plasmática possui como característica farmacocinética o baixo volume de distribuição. II. Dentre as diversas formas farmacêuticas, a de maior absorção dos fármacos por ela veiculados são os comprimidos revestidos. III. A farmacocinética é definida como um estudo quantitativo dos processos de absorção, distribuição, biotransformação e excreção de fármacos no organismo. IV. A farmacocinética é o estudo do caminho que o medicamento faz no organismo desde que é ingerido até que é excretado e a farmacodinâmica é o estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, que vai ocorrer durante este caminho. A sequência correta que atende ao enunciado da questão é:

Carregando...
Q748733

A depressão é caracterizada como uma síndrome que pode envolver vários mecanismos patogênicos e etiológicos, oriundos de uma menor liberação das monoaminas endógenas nas sinapses de neurônios cerebrais. O advento de medicamentos antidepressivos tornou a depressão passível de tratamento. Nas últimas décadas, a psicofarmacologia da depressão evoluiu muito. Sobre o mecanismo de ação dos antidepressivos, seus efeitos tróficos e sua neuroplasticidade é correto afirmar:

I. Proteínas transportadoras de serotonina e noradrenalina, bem como as enzimas monoaminoxidases (MAO), são importantes mecanismos pelos quais as drogas antidepressivas atuam no sentido de aumentar os níveis destes, através do bloqueio dos seus transportadores e inibição da ação enzimática que degrada os mesmos.

II. Os antidepressivos tricíclicos bloqueiam receptores muscarínicos (colinérgicos), histaminérgicos de tipo 1, a2 e β - adrenérgicos, serotonérgicos diversos e mais raramente dopaminérgicos.

III. Os fármacos mais utilizados como Inibidores Seletivos de receptação de Serotonina são: citalopram, escitalopram, fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina e sertralina.

IV. Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina são rapidamente absorvidos, sofrem menos efeito do metabolismo de primeira passagem e ligam-se fortemente às proteínas plasmáticas, todos deslocam outras drogas da ligação protéica, aumentando seu nível plasmático.

A sequência correta é:

Carregando...
Q748738

Diuréticos, especialmente tiazídicos e correlatos, têm sido utilizados no tratamento da hipertensão arterial há mais de 40 anos e permanecem como uma das cinco classes de medicamentos anti-hipertensivos de primeira linha. Sobre os diuréticos é correto afirmar:

I. A indicação clínica primária dos fármacos diuréticos é de aumentar a excreção renal do Íon Na+ e a secundária é de regular a excreção da água e dos íons K+, H+ e CL-.

II. As principais classes farmacológicas dos fármacosdiuréticos são os tiazídicos, diuréticos de alça e poupadores de potássio.

III. Os diuréticos Tiazídicos poderão ser associados a tratamentos do edema consequente a doenças hepáticas (cirrose), doenças renais, e a terapia a base de corticosteroides.

IV. Os diuréticos poupadores de potássio são os representantes mais potentes dessa classe farmacológica por sua vantagem de conservar o íon potássio e por sua absorção rápida e eficiente pelo TGI (Trato Gastrointestinal), sendo o mais utilizado a acetazolamida.

A sequência correta é:

Carregando...
Q748737

De acordo com a legislação aplicada a área farmacêutica podemos afirmar que: I. A Lei 5.991, de dezembro de 1973, dispõe principalmente sobre o Controle Sanitário do Comércio de Drogas, Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Correlatos. II. A política nacional de medicamentos e assistência farmacêutica é definida, pelo Ministério da Saúde, que tem como uma de suas metas a promoção do uso racional dos medicamentos considerados essenciais. III. A Lei 3.820, de novembro de 1960, dispõe sobre a vigilância sanitária, estabelece o medicamento genérico e dispõe sobre a utilização de nomes genéricos. IV. A Notificação de Receita, acompanhada de receita, autoriza a dispensação de medicamentos à base de entorpecentes, psicotrópicos e imunossupressores de acordo com a Portaria 3.916 de outubro de 1998. A sequência correta é:

Carregando...
Q748736

Considerando a importância dos antibióticos para a vida humana, que utilizados de forma indiscriminada levou ao aumento da resistência dos microrganismos gerando um grave problema de saúde pública, identifique a(s) alternativa(s) INCORRETA(s):

I. Aminoglicosídeos, como a gentamicina e a neomicina, inibem a síntese proteica e dependem de energia e oxigênio para entrar na membrana.

II. A ligação dos antimicrobianos com as proteínas plasmáticas exerce influência sobre várias outras características farmacocinéticas, como sua difusão nos tecidos e líquidos orgânicos, a rapidez com que ultrapassa as membranas celulares, a intensidade de seu efeito antimicrobiano e sua velocidade de eliminação.

III. Antimicrobianos agem principalmente por inibição da síntese de parede celular, alteração da permeabilidade da membrana celular, inibição da síntese de proteínas e inibição da síntese de ácidos nucléicos.

IV. Devido à natureza mais complexa da parede celular, as bactérias Gram positivas são mais resistentes à ação de antibióticos, que não são capazes de cruzar efetivamente esta barreira lipídica.

A sequência que atende ao enunciado da questão é:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) D
  • 2) C
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) B
  • 6) B
  • 7) B
  • 8) C
  • 9) A
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282