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As tendências pedagógicas se configuram em concepções que surgem a partir da visão de homem e de sociedade de cada época. No contexto da sala de aula a tendência libertadora é adotada quando:

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Acerca da universalização e do fluxo escolar no Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, a Meta 2 do PNE estabelece:

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O projeto político pedagógico (PPP) “é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola”, portanto, sua construção depende:

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A defesa por uma prática avaliativa emancipatória, que considera que o processo de aprendizagem não se encerra no momento da realização de uma prova e obtenção de uma nota, parece não ter ainda se efetivado no contexto das salas de aula. Para que de fato a avaliação da aprendizagem cumpra seu papel de forma significativa espera-se que:

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O ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo garantido pela Constituição Brasileira de 1988, devendo o Estado garantir sua oferta:

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No contexto da escola, o supervisor de ensino é o profissional que orienta e organiza o trabalho pedagógico, estabelecendo parcerias com os professores e demais membros da equipe escolar. Nesse sentido, uma ação supervisora efetiva:

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Em termos de avaliação institucional as Diretrizes Nacionais orientam:

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- O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014, estabelece metas e estratégias que devem ser cumpridas nos 10 (dez) anos de sua vigência. A Meta 7 do referido plano, diz respeito ao fomento da qualidade da educação básica em todas as suas etapas e modalidades, estabelecendo para tanto:

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Ao final de cada bimestre, a equipe de professores da Escola Novo Mundo se reúne com a equipe gestora e representantes de alunos, para em colegiado, discutir questões relacionadas ao processo de ensino aprendizagem, ao rendimento escolar e avaliação. Trata-se de uma ação de gestão democrática denominada:

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A transversalidade do conhecimento é uma questão assegurada pelas diretrizes curriculares e pela LDB 9394/96. Configuram-se temas e/ou conteúdos transversais na LDB:

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O ensino escolar brasileiro está organizado de acordo com a LDB 9394/96 em níveis e modalidades de ensino. Constituem-se modalidades da educação nacional:

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Dentre os princípios que fundamentam o Projeto Político Pedagógico, temos:

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Ao longo da história da educação no Brasil, diferentes acontecimentos políticos, históricos e sociais orientaram a educação brasileira e a forma como esta foi se constituindo. Dentre esses períodos históricos, o ensino e a educação assumiram diferentes perspectivas. Relacione esses períodos às características educacionais correspondentes:

a. Período jesuítico

b. Período pombalino

c. Período do regime militar

d. Período de redemocratização

( ) criação das aulas régias, reformas, sistema educacional fragmentado

( ) ideais tecnicistas e ensino como ferramenta de controle

( ) instrução confessional, orientado pela Ratio Studiorum

( ) proposta de universalização do ensino e erradicação do analfabetismo

A sequência correta é:

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No processo de gestão democrática, o Conselho Escolar se configura como:

I. Segmento externo, responsável pela elaboração e execução da proposta pedagógica da escola.

II. Colegiado que reúne diferentes segmentos da comunidade escolar, com funções deliberativa, fiscal, consultiva e mobilizadora.

III. Segmento independente da comunidade escolar, com membros exclusivamente externos ao processo.

IV. Órgão que proporciona a participação da sociedade civil em instâncias públicas.

Dentre as definições estão corretas:

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Enquanto planejamento participativo, o Projeto Político Pedagógico, além de se configurar num instrumento de intervenção na realidade escolar, também proporciona a organização do espaço escolar. Configuram-se aspectos da construção coletiva do Projeto Pedagógico:

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) C
  • 9) E
  • 10) A
  • 11) C
  • 12) A
  • 13) B
  • 14) C
  • 15) A
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