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Acerca da universalização e do fluxo escolar no Ensino Fundamental de 9 (nove) anos, a Meta 2 do PNE estabelece:

O projeto político pedagógico (PPP) “é um instrumento teórico-metodológico que visa ajudar a enfrentar os desafios do cotidiano da escola”, portanto, sua construção depende:

As tendências pedagógicas se configuram em concepções que surgem a partir da visão de homem e de sociedade de cada época. No contexto da sala de aula a tendência libertadora é adotada quando:

O ensino obrigatório e gratuito é direito público subjetivo garantido pela Constituição Brasileira de 1988, devendo o Estado garantir sua oferta:

- O Plano Nacional de Educação (PNE), Lei 13.005/2014, estabelece metas e estratégias que devem ser cumpridas nos 10 (dez) anos de sua vigência. A Meta 7 do referido plano, diz respeito ao fomento da qualidade da educação básica em todas as suas etapas e modalidades, estabelecendo para tanto:

No contexto da escola, o supervisor de ensino é o profissional que orienta e organiza o trabalho pedagógico, estabelecendo parcerias com os professores e demais membros da equipe escolar. Nesse sentido, uma ação supervisora efetiva:

A defesa por uma prática avaliativa emancipatória, que considera que o processo de aprendizagem não se encerra no momento da realização de uma prova e obtenção de uma nota, parece não ter ainda se efetivado no contexto das salas de aula. Para que de fato a avaliação da aprendizagem cumpra seu papel de forma significativa espera-se que:

Em termos de avaliação institucional as Diretrizes Nacionais orientam:

O ensino escolar brasileiro está organizado de acordo com a LDB 9394/96 em níveis e modalidades de ensino. Constituem-se modalidades da educação nacional:

O ato de planejar se caracteriza como uma condição primordial no contexto educacional. Dessa forma, o planejamento se apresenta em diferentes níveis e com diversos propósitos, dentre os quais:

Ao final de cada bimestre, a equipe de professores da Escola Novo Mundo se reúne com a equipe gestora e representantes de alunos, para em colegiado, discutir questões relacionadas ao processo de ensino aprendizagem, ao rendimento escolar e avaliação. Trata-se de uma ação de gestão democrática denominada:

Dentre os princípios que fundamentam o Projeto Político Pedagógico, temos:

A transversalidade do conhecimento é uma questão assegurada pelas diretrizes curriculares e pela LDB 9394/96. Configuram-se temas e/ou conteúdos transversais na LDB:

Ao longo da história da educação no Brasil, diferentes acontecimentos políticos, históricos e sociais orientaram a educação brasileira e a forma como esta foi se constituindo. Dentre esses períodos históricos, o ensino e a educação assumiram diferentes perspectivas. Relacione esses períodos às características educacionais correspondentes:

a. Período jesuítico

b. Período pombalino

c. Período do regime militar

d. Período de redemocratização

( ) criação das aulas régias, reformas, sistema educacional fragmentado

( ) ideais tecnicistas e ensino como ferramenta de controle

( ) instrução confessional, orientado pela Ratio Studiorum

( ) proposta de universalização do ensino e erradicação do analfabetismo

A sequência correta é:

O Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, tem como princípios e finalidades:

I. O aprimoramento do estudante como um ser de direitos, pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.

II. A compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade contemporânea, relacionando a teoria com a prática.

III. A capacidade de aprendizagem e fixação dos conteúdos básicos de leitura, escrita e cálculo.

IV. Foco central nos processos de formação de leitura e escrita.

Estão corretas:

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