Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 25 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q770548

São centrais a todas as teorias psicodinâmicas e sobreviveram a todos os testes de tempo, EXCETO:

Carregando...
Q770531

São efeitos de overdose de cocaína:

Carregando...
Q770543

“O psicodrama pode ser definido como a ciência que explora a ‘verdade’ por métodos dramáticos” (MORENO, 2006). Segundo Moreno (2006), são instrumentos que o psicodrama usa, EXCETO:

Carregando...
Q770550

São sintomas comuns em crises de pânico:

Carregando...
Q770536

“A Resolução CFP nº 002/2003, no artigo 11, orienta que 'as condições de uso dos instrumentos devem ser consideradas apenas para os contextos e propósitos para os quais os estudos empíricos indicaram resultados favoráveis'. O que esse artigo quer dizer é que a simples aprovação no SATEPSI não significa que o teste possa ser usado em qualquer contexto, ou para qualquer propósito. A recomendação para um uso específico deve ser buscada nos estudos que foram feitos com o instrumento, principalmente nos estudos de validade e nos de precisão e de padronização. Assim, os requisitos básicos para uma determinada utilização são os resultados favoráveis de estudos orientados para os problemas específicos relacionados às exigências de cada área e propósito". (CFP, 2007). No novo formulário de avaliação dos testes psicológicos foram apresentados alguns desses propósitos. Julgue-os abaixo:

I. Classificação diagnóstica;

II. Descrição;

III. Predição;

IV. Planejamento das intervenções;

V. Acompanhamento.

Estão corretos:

Carregando...
Q770535

O processo de avaliação psicológica apresenta alguns passos essenciais para que se possa alcançar os resultados esperados. Sobre os passos da avaliação psicológica, julgue os itens abaixo:

I. O processo do levantamento dos objetivos da avaliação permite a escolha dos instrumentos/estratégias mais adequados para realização da avaliação psicológica.

II. Para a coleta das informações, é recomenda a escolha de uma das técnicas ou instrumentos entre: entrevista, dinâmica, observação e testes projetivos e/ou psicométricos.

III. Diante da integração das informações o psicólogo pode constatar a necessidade de utilizar outros instrumentos/estratégias de modo a refinar ou elaborar novas hipóteses.

Estão corretos:

Carregando...
Q770554

Sobre os documentos psicológicos, julgue os itens a seguir:

I – Tem como finalidade apresentar os procedimentos e conclusões gerados pelo processo de avaliação psicológica, relatando sobre o encaminhamento, as intervenções, o diagnóstico, o prognóstico e evolução do caso, orientação e sugestão de projeto terapêutico, bem como, caso necessário, solicitação de acompanhamento psicológico, limitando-se a fornecer somente as informações necessárias relacionadas à demanda, solicitação ou petição.

II – Tem como finalidade apresentar resposta esclarecedora, no campo do conhecimento psicológico, através de uma avaliação especializada, de uma “questão-problema", visando a dirimir dúvidas que estão interferindo na decisão, sendo, portanto, uma resposta a uma consulta, que exige de quem responde competência no assunto.

As afirmativas acima são correspondentes aos documentos:

Carregando...
Q770530

“A consciência alterada por drogas não é algo novo. Em quase todas as culturas conhecidas ao longo da história, as pessoas buscaram maneiras de alterar a consciência desperta. O uso de drogas psicoativas – substancias que alteram o humor, a percepção e o funcionamento mental ou o comportamento – é quase universal. Muitas das drogas disponíveis hoje, legal ou ilegalmente, vêm sendo usadas há milhares de anos” (Morris, 2004). Sobre as drogas psicoativas, são consideradas depressivas, estimulantes e alucinógenas, respectivamente:

Carregando...
Q770542

Sobre os tipos de psicoterapia, está INCORRETO afirmar que:

Carregando...
Q770547

Sobre as teorias psicodinâmicas, julgue os itens abaixo:

I- Carl Jung (1875-1961) argumentava que a libido, ou energia psíquica, representava todas as forças vitais e não somente as sexuais.

II- Alfred Adler (1870-1937) sustentou que as pessoas procuram superar sentimentos de inferioridade que podem ou não estar fundamentados na realidade.

III- Karen Horney (1885-2952) considerava muito importante a qualidade da relação entre pais e filhos. Para ela, crianças desenvolverão um sentido seguro de identidade se sentirem-se competentes e valorizadas aos seus olhos e aos olhos da sociedade.

IV- Erik Erikson (1902-1994) via a ansiedade como uma poderosa força motivadora. Para ele, na infância, a ansiedade surgia porque as crianças dependiam dos adultos para sua sobrevivência.

Classifique os itens como verdadeiro (V) ou falso (F):

Carregando...
Q770546

De acordo com a teoria psicanalítica de Freud, está incorreto afirmar que:

Carregando...
Q770539

“Um universitário que desista de tirar notas boas na escola depois de obter alguns resultados ruins nas provas está apresentando o desamparo aprendido” (MORRIS, 2004). Segundo as teorias da aprendizagem, o conceito de “desamparo aprendido” faz parte da teoria:

Carregando...
Q770534

As transgressões dos preceitos do Código de Ética Profissional do Psicólogo constituem infração disciplinar com aplicação das penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais. São penalidades previstas no Código de Ética Profissional do Psicólogo, EXCETO:

Carregando...
Q770553

Não são documentos decorrentes da Avaliação Psicológica:

Carregando...
Q770541

“As terapias do insight têm em comum o objetivo de fornecer às pessoas maior consciência e compreensão dos seus sentimentos, suas motivações e ações, na esperança de que isso as leve a um ajustamento melhor” (MORRIS, 2004). São terapias do insight:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) E
  • 6) C
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) C
  • 10) B
  • 11) B
  • 12) D
  • 13) D
  • 14) C
  • 15) C
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282