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A história do empreendedorismo e da criação de novos negócios é muitas vezes uma história de grandes fortunas e fracassos. Há de se considerar que o empreendedorismo é o processo de

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Considerando que a estratégia é uma teoria sobre a realidade do negócio, ela consiste em selecionar, entre várias alternativas existentes, a hipótese aceitável (teoria) sobre aspectos internos e externos da empresa e tomar decisões com base na hipótese escolhida. Sobre a estratégia organizacional, a Escola Ambiental mostra que é um processo

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As empresas operam em um ambiente amplo de forças e tendências que moldam oportunidades e apresentam ameaças. Essas forças são fatores não-controláveis que a empresa deve monitorar e responder. Para sobreviver em um ambiente complexo, incerto e tecnológico, as empresas adotam estratégias que só devem ser formuladas depois de uma análise ambiental e de uma verificação das suas forças e limitações internas. Então, entende-se por ambiente de marketing

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A teoria da organização é recente, produto do século XX, e por isso não se trata de algo consolidado, mas em processo de construção. Considerando os estudos da teoria organizacional, uma organização é definida como

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Sachs (2002) é um dos grandes estudiosos e defensores do ecodesenvolvimento, termo substituído por desenvolvimento sustentável. A teoria do autor é denominada de “cinco dimensões de sustentabilidade do ecodesenvolvimento”, quais sejam:

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As organizações somente sobrevivem, crescem ou se tornam bem-sucedidas através de fatores que envolvem decisões, ações, aglutinações de recursos, competências, estratégias e uma busca permanente de objetivos para alcançar resultados. O que leva uma organização ao patamar da excelência não são apenas produtos, competências e recursos, mas o modo como ela é administrada, pois

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Se o sistema de valores orientasse as organizações para o benefício dos clientes, funcionários e fornecedores, ou para a proteção do ambiente e dos recursos naturais, não seria necessário estabelecer multas e punições para forçar a obediência e tais comportamentos. No entanto, a sociedade vêse obrigada a criar, entre outros controles,

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As organizações são, por definição, sistemas abertos, pois não podem ser adequadamente compreendidas de forma isolada, mas sim pelo interrelacionamento entre diversas variáveis internas e externas que afetam seu comportamento. São elementos do processo administrativo enquanto um sistema aberto:

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A estratégia organizacional é o meio de a organização atingir a capacidade de manobra diante de um mercado mutável. Ela constitui um padrão de comportamento, uma posição desejada ou uma perspectiva futura e se volta à realidade dos negócios, porém cada hipótese de trabalho varia de acordo com cada estrategista. Mintzberg, Ahlstrand e Lampel apresentam uma classificação de dez escolas administrativas voltadas à estratégia empresarial. É estratégia da Escola do Planejamento

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Quando um empreendedor está inspirado pela ideia de um novo negócio, o planejamento torna-se crucial. O plano de negócios é um documento que especifica os detalhes do empreendimento. Os detalhes de um plano de negócios podem variar, mas a maioria contém os seguintes itens:

I. Missão ou visão da empresa.

II. Informações sobre o setor e o mercado.

III. Informações sobre os fornecedores.

IV. Informações sobre o número e o tipo de recursos humanos necessários.

V. Plano de racionalização do trabalho e do tempo disponível do administrador.

VI. Informações financeiras, com as fontes e os usos dos recursos para o início e os fundos operacionais.

Em relação ao plano de negócios, assinale

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Um dos maiores problemas, não só da economia, mas da sociedade brasileira, é o desperdício. Combinado com a injusta concentração de renda, o desperdício coloca o Brasil a anos-luz de um projeto de desenvolvimento sustentável. O combate ao desperdício é uma tarefa da administração, que deve atuar no sentido de:

I. Eliminar defeitos na produção.

II. Produzir só o necessário, quando for preciso, sem exagero.

III. Manter o estoque no menor nível possível.

IV. Evitar a espera desnecessária.

V. Fazer o transporte adequado de insumos.

VI. Organizar o ambiente de trabalho.

VII. Acabar com desperdícios de processamento.

VIII. Fazer estoque e movimentação.

Em relação ao combate ao desperdiço, assinale

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O governo federal formaliza, através da Lei 11.326, de 2006, o conceito de agricultura familiar diante das diferentes forças organizativas que procuravam demonstrar a importância deste grupo social no contexto da agricultura familiar. O art. 4o desta lei traz, dentre outros, como princípios da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais:

I. Descentralização.

II. Sustentabilidade ambiental, social e econômica.

III. Equidade na aplicação das políticas, respeitando os aspectos de gênero, geração e etnia.

IV. Participação dos agricultores familiares na formulação e implementação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais.

V. Crédito e fundo de aval.

VI. Legislação sanitária, previdenciária, comercial e tributária.

Em relação aos princípios da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, assinale

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Henry Fayol defende a visão anatômica da empresa em termos de organização formal, fazendo uma síntese dos diferentes órgãos que compõem a estrutura organizacional, suas relações e suas funções dentro do todo. Para o autor, toda empresa desempenha seis funções básicas:

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O conceito de agricultura familiar consolidou-se a partir de estudos realizados entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura – FAO e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, que define a agricultura familiar com base em algumas características. Sobre tais caraterísticas, analise as afirmativas a seguir.

I. A gestão da unidade produtiva e os investimentos nela realizados são feitos por indivíduos que mantém os laços de sangue ou casamento.

II. A maior parte do trabalho é igualmente fornecida pelos membros da família.

III. A propriedade dos meios de produção pertence à família e é em seu interior que se realiza sua transição em caso de falecimento dos responsáveis pela unidade produtiva.

IV. No papel dos agricultores em garantir a segurança alimentar, quer seja no processo de produção de alimentos para a família como para disponibilizar ao mercado consumidor.

Assinale

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A teoria weberiana traz outra abordagem relacionada à estrutura organizacional. Webber atribui um significado técnico à organização formal, voltado à racionalidade e à eficiência. O tipo ideal de burocracia apresenta sete principais dimensões:

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GABARITO:

  • 1) C
  • 2) E
  • 3) D
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) E
  • 7) E
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) C
  • 11) C
  • 12) B
  • 13) D
  • 14) C
  • 15) B
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