Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 19 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q782264

São critérios diagnósticos para Fobia Social, exceto:

Carregando...
Q782245

A anamnese psiquiátrica consiste no relato histórico do transtorno mental de um paciente, desde o período que antecede o início da doença até as últimas manifestações psicopatológicas que motivaram o atendimento atual. No exame do estado mental, a capacidade de cada indivíduo de se exercitar, escolher, julgar, deliberar e realizar seus atos voluntários, muitas vezes em desacordo com suas tendências instintivas ou seus hábitos é conhecido como

Carregando...
Q782252

Os Transtornos de Personalidade (TP) se caracterizam por um padrão de comportamento que se desvia acentuadamente das expectativas da cultura do indivíduo. Em relação ao transtorno de personalidade borderline, analise as afirmativas abaixo:

  1. O transtorno de personalidade borderline caracteriza-se por instabilidade de relacionamentos interpessoais, da autoimagem, dos afetos e acentuada impulsividade.
  2. Pacientes portadores do transtorno são frequentemente avaliados por tentativas de suicídio em salas de emergência.
  3. A comorbidade com o uso de substâncias psicoativas implica em pior prognóstico.
  4. Embora caracterizado por relações interpessoais ruins, os portadores de transtorno de personalidade borderline são capazes de estabelecer boas alianças com seus terapeutas.

Assinale

Carregando...
Q782257

O delirium é um transtorno comum, sendo que grande parte da incidência e dos índices de prevalência é relatada em idosos. Sobre esta patologia, indique “V”, para verdadeiro, e “F”, para falso, nos itens abaixo:

( ) O delirium desenvolve-se em 80% dos pacientes com doenças terminais.
( ) As causas de delirium pós-operatório incluem estresse decorrente da cirurgia, dor pós-ope-ratória, insônia, medicação analgésica, desequilíbrio de eletrólitos, infecção, febre e perda de sangue.
( ) No delirium, o eletroencefalograma em geral mostra uma lentidão generalizada de atividade e pode ser útil para diferenciar delirium de depressão ou psicose.
( ) Um paciente com delirium costuma estar alerta; um paciente com demência apresenta episódios de redução da consciência.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

Carregando...
Q782263

Nas perícias psiquiátricas a simulação ainda é muito comum. Sobre este tema, assinale a afirmativa incorreta.

Carregando...
Q782249

A clozapina é benéfica, especialmente, na esquizofrenia resistente a tratamento, mas apresenta um efeito adverso significativo, a possibilidade de causar

Carregando...
Q782256

O transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ocorre após experiência traumática que envolve risco de morte ou da integridade física do próprio indivíduo ou de terceiros. Acerca deste tema, assinale a afirmativa incorreta.

Carregando...
Q782262

Há uma sobreposição significativa de comorbidades entre pacientes com fibromialgia e transtornos psiquiátricos, como depressão, pânico e ansiedade e transtorno de estresse póstraumático (TEPT). Sobre a Fibromialgia, indique “V”, para verdadeiro, e “F”, para falso, nos itens abaixo:

( ) A fibromialgia costuma afetar mais mulheres do que homens, sobretudo aquelas em idade economicamente ativa.
( ) O diagnóstico de fibromialgia é feito após a exclusão de doença reumática ou hipotireoidismo.
( ) Diversos medicamentos psicotrópicos costumam ser prescritos para fibromialgia, especialmente antidepressivos.
( ) A pregabalina, um agente antiepiléptico, está indicado para o tratamento de dor associada com fibromialgia.

A sequência correta obtida, no sentido de cima para baixo, é

Carregando...
Q782248

Um homem de 42 anos tenta cometer suicídio ingerindo uma overdose de comprimidos de amitriptilina. Ele é levado às pressas para a sala de emergência, onde não há sucesso na tentativa de ressuscitação. Das opções abaixo, assinale aquela que provavelmente foi observada durante a tentativa de ressuscitação ou na autópsia.

Carregando...
Q782250

São critérios diagnósticos para transtorno do pânico, exceto:

Carregando...
Q782255

Pacientes com Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) têm alguns padrões de sintomas, sendo o principal deles

Carregando...
Q782259

Acerca da terapêutica com Benzodiazepinicos (BZD), analise as afirmativas abaixo:

  1. Os benefícios dos BZD são geralmente bem evidentes nas duas ou três primeiras semanas de tratamento.
  2. Como regra, BZD de meia-vida longa (p. ex., alprazolam, lorazepam) tendem a manter a eficácia por um período mais longo (cerca de um mês), já os BZD de meia-vida curta (p. ex., diazepam e clonazepam) perdem seus efeitos iniciais mais rapidamente, às vezes, em uma semana.
  3. A síndrome de abstinência com BZD costuma se intensificar no segundo dia e ter um pico em torno do quinto dia, variando um pouco de acordo com a meia-vida do medicamento.
  4. Uma característica importante é a facilidade que os BZDs possuem para penetrar em uma membrana biológica, sua alta lipossolubilidade permite atravessar a barreira hematoencefálica e placentária levando as chances de causar anomalias congênitas e problemas neonatais.

Assinale

Carregando...
Q782254

A esquizofrenia é um transtorno mental normalmente associado a curso crônico e grave prejuízo funcional. Sobre esta patologia, analise as afirmativas abaixo.

  1. Os homens apresentam um curso mais favorável da doença, quando comparados as mulheres.
  2. A esquizofrenia é uma doença clinicamente heterogênea, em que os pacientes podem apresentar grandes diferenças quanto ao perfil de sinais e sintomas; um mesmo paciente pode apresentar diferentes padrões de sintomas ao longo da evolução da doença.
  3. O diagnóstico da esquizofrenia é clínico e deve ser considerado na presença de delírios e/ou alucinações desde que se exclua que estes sejam causados por condição médica geral ou uso de medicamentos ou substâncias.
  4. O objetivo inicial do tratamento farmacológico é o controle dos sintomas psicóticos.

Assinale

Carregando...
Q782247

A depressão é uma condição comum e o risco do episódio depressivo maior durante a vida é de aproximadamente 15%. Acerca do Transtorno Depressivo Maior (TDM), assinale a afirmativa incorreta.

Carregando...
Q782261

Pessoas com disforia de gênero expressam seu descontentamento com seu sexo como um desejo de ter o corpo do outro sexo ou de ser visto socialmente como uma pessoa do outro sexo. Acerca deste tema, assinale a afirmativa correta.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) B
  • 3) E
  • 4) C
  • 5) D
  • 6) A
  • 7) B
  • 8) D
  • 9) C
  • 10) E
  • 11) A
  • 12) E
  • 13) D
  • 14) D
  • 15) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282