Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 14 de 14 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 14
Questões por página:
Q782017

O planejamento, para as organizações, é uma ferramenta fundamental para a orientação de seus cursos de ações, que visam à construção de caminhos rumo aos objetivos almejados. (Kotler e Keller, 2006). Chiavenato (2007) explica que o ato de planejar não significa adivinhar, mas é uma forma de antever alguns eventos. Dividido em estratégico, tático e operacional, quando o planejamento é amplo, envolvente e abrange toda a organização é chamado de planejamento estratégico. Quando desenvolvido em cada departamento, no nível intermediário, é chamado de tático. Planejamento operacional é aquele que se refere a cada tarefa em particular. São considerados planos táticos:

Carregando...
Q782012

Precursora da Escola de Relações Humanas, Mary Parket Follet desenvolveu conceitos de foram redescobertos por estudiosos da administração anos mais tarde. Suas ideias serviram de contraste para a administração científica. Ela abordou temas como

Carregando...
Q782024

A definição de “qualidade” proposta por Garvin (1992) é resultante de um processo evolutivo e vem passando por uma revolução considerável em diferentes organizações. As propostas elaboradas por este autor são consideradas as mais complexas em relação a outros autores da área. Para ele, a qualidade se define a partir de cinco abordagens principais, quais sejam:

Carregando...
Q782009

A economia mundial tem passado por mudanças significativas e o mesmo tem acontecido com as organizações, que estão cada vez mais flexíveis e suscetíveis a novas formas de administração de bens, serviços e, principalmente, de pessoas. São características da Nova Organização:

Carregando...
Q782023

Segundo Robbins (2005), o controle é um processo que monitora as atividades humanas de forma a assegurar que elas estejam sendo realizadas conforme o planejamento, e que corrija os desvios significativos. São mecanismos criados pela administração para controlar as operações da organização:

Carregando...
Q782016

A motivação é específica. Uma pessoa motivada para trabalhar pode não ter motivação para estudar e ou vice-versa. No campo da administração, pessoa motivada significa alguém que demonstra alto grau de disposição para realizar uma tarefa ou atividade de qualquer natureza (Maximiliano, 2002). A motivação é a energia ou força que movimenta o comportamento e que tem três propriedades. Assinale a alternativa que as contém.

Carregando...
Q782011

Acreditando na administração como ciência, Taylor passa a selecionar cientificamente os trabalhadores, a padronizar ferramentas e métodos de trabalho, preocupando-se única e exclusivamente em atingir a máxima eficiência individual. A teoria da administração científica foi marcada pelo culto do progresso e pela idolatria à máquina, o que contribuiu para o surgimento de uma série de problemas sociais e organizacionais. Dentre eles, pode-se destacar:

Carregando...
Q782015

O estudo sistemático das características individuais e de seu impacto sobre os grupos e as organizações é um dos dois eixos da perspectiva comportamental na administração, ficando ao lado do comportamento coletivo (Maximiliano, 2002). As características individuais focalizadas nos estudos organizacionais aplicados à administração são, principalmente, as seguintes:

Carregando...
Q782008

No que diz respeito à administração, as organizações públicas da administração direta são consideradas mais formais e reguladas do que as empresas privadas, dentre outras razões, porque

Carregando...
Q782010

Na esteira das mudanças que estão acontecendo no ambiente organizacional, insere-se a mudança do perfil do trabalhador e ela tende a ser um dos grandes indícios de que uma nova realidade começa a se instalar no mercado profissional. O novo funcionário carrega valores diferentes do passado, como, 

Carregando...
Q782019

Levando em conta a quantidade de fatores que podem interromper a comunicação, faz-se necessário que as lideranças recorram a técnicas variadas para aumentar a eficiência dessa comunicação. Entre essas técnicas, está a habilidade de ouvir (a escuta) (Griffin, 2007). Um líder é considerando um ouvinte mais eficaz quando

Carregando...
Q782014

A teoria comportamental, segundo Chiavenato (2003), é caracterizada por ser decorrência da teoria das relações humanas. Sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém ela leva em consideração o contexto organizacional, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações. Dentre os principais fatores que caracterizam o surgimento da teoria comportamental, destacamse:

Carregando...
Q782013

A teoria estruturalista utilizou a técnica indutiva no estudo das organizações. Para esta teoria, a eficiência de uma organização é determinada pela medida em que esta atinge seus objetivos e o homem organizacional é aquele que desempenha papeis em diferentes organizações. Como as organizações são diferenciadas, elas exigem de seus participantes, determinadas características de personalidade, como

Carregando...
Q782018

O processo de comunicação organizacional é um meio de troca de informação onde deve ser privilegiado o processo de mãodupla, uma vez que a comunicação obrigatoriamente supõe retorno. Por isso que os líderes organizacionais precisam dominar as formas diferentes de comunicação, como, a interpessoal, a comunicação por meio de redes e entre equipes, a comunicação empresarial e a eletrônica. Ramos (2007) diz que o fluxo da comunicação é influenciado pela estrutura da organização e divide este fluxo em padrões:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) E
  • 2) B
  • 3) D
  • 4) C
  • 5) C
  • 6) A
  • 7) A
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) D
  • 12) D
  • 13) C
  • 14) C
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282