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Folha de respostas:

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A gestão de recursos humanos, gestão de pessoas ou, ainda, administração de recursos humanos, conhecida pela

sigla “RH", é uma associação de habilidades e metodologias, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de

administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e

nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa. É chamado também recursos humanos o

conjunto de empregados ou de colaboradores de uma organização. Mas, o mais frequente é que se chame assim à

função de que ocupa para adquirir, desenvolver, usar e reter os colaboradores da organização. Os serviços mais

usados em recursos humanos são:

Sobre motivação e satisfação no trabalho, assinale a afirmativa INCORRETA.

As técnicas de seleção variam em função da estratégia adotada pela organização, dos aspectos conjunturais do

mercado e das características da mão de obra a ser selecionada. É correto afirmar que as técnicas de seleção mais

usadas são:

A respeito do recrutamento de pessoas para recursos humanos de uma empresa, pode-se afirmar sobre os

candidatos, para qualquer que seja o cargo especificado, que estes poderão:

I. Estarem aplicados.

II. Estarem empregados.

III. Estarem desempregados.

Está(ão) correta(s) a(s) alternativa(s)

Sobre o termo absenteísmo, analise as afirmativas.

I. É um conceito referente à alternância de férias denominado pelo setor de RH de uma empresa.

II. Pode designar a soma dos períodos de ausência de um funcionário de seu ambiente de trabalho.

III. É um padrão habitual de ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação, seja por falta ou atraso, devido a

algum motivo interveniente.

Estão corretas as afirmativas

Segundo Chiavenato (2004), o termo qualidade de vida no trabalho foi apresentado por Louis Davis na década de 1970,

quando desenvolvia um projeto sobre desenvolvimento de cargos. Para esse autor, o conceito de qualidade de vida

no trabalho refere-se à preocupação com o bem-estar geral e à saúde dos trabalhadores no desempenho de suas

tarefas. Atualmente, esse conceito envolve aspectos

Segundo Diane Krumm, “A psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais. Trata-se de

uma ciência fundamentada na pesquisa, o que significa que quando os psicólogos estudam o comportamento e os

processos mentais, devem usar métodos de pesquisa sistemáticos e exatos. Essa confiança em uma metodologia

meticulosa e rigorosa de pesquisa faz parte da psicologia industrial/organizacional, bem como de todas as outras

áreas especializadas do campo". A partir dessa afirmativa, pode-se definir a psicologia industrial/organizacional como

uma aplicação da teoria e da metodologia psicológicas

De acordo com Steers e Porter (1991), a motivação, em relação ao comportamento no trabalho, energiza, orienta e

sustenta esse comportamento. Tendo como base tal conceito e as características da motivação e satisfação do

trabalho, assinale a afirmativa INCORRETA.

A aplicação da QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) busca a conciliação, o equilíbrio entre o bem-estar dos

indivíduos e a produtividade das empresas. As etapas para implantação de programas de QVT são:

A cultura organizacional é, dos pressupostos básicos, o padrão mais difícil de entender. Ela é passada como a maneira

correta de perceber, de imaginar e de sentir em uma organização. Uma cultura organizacional bem-sucedida resulta

na sobrevivência; uma cultura que não funciona bem resulta no declínio ou na falência da organização. Partindo

dessa afirmativa, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O clima organizacional refere-se às percepções individuais da cultura organizacional.

( ) A cultura organizacional refere-se aos pressupostos básicos subjacentes de uma organização.

( ) Tanto os empregados quanto as organizações ajudam a determinar a estrutura de uma organização.

A sequência está correta em

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