Sobre a avaliação formativa, assinale a alternativa INCORRETA.
Antônio Flávio Barbosa Moreira (2002), no seu artigo “Currículo, Diferença Cultural e Diálogo", discorre sobre o
multiculturalismo como temática obrigatória nas discussões sobre educação, destacando que a cultura “tem adquirido
crescente centralidade nos fenômenos sociais contemporâneos (p.16), [... trazendo] à luz a sensível diversidade de
culturas" (p. 17) e “a associação das diferenças culturais às relações de poder" (p.17). O autor propõe responder “às
condições do mundo contemporâneo por meio de um multiculturalismo crítico" (p.18). Para ele, “reconhecer a diferença
cultural na sociedade e na escola traz como primeira implicação, para a prática pedagógica, o abandono de uma
perspectiva monocultural, da postura que Stoer e Cortesão (1999) denominam de daltonismo cultural" (p.25). Tendo em
vista ser imperativo, em sala de aula, o “esforço de se entender o modo ou os pressupostos de interpretação a partir
dos quais cada grupo elabora seus significados" (Moreira, ibid, p. 25), assinale a alternativa que descreve corretamente as
ações docentes que caracterizam uma postura multicultural na educação.
Ao selecionar conhecimentos, as teorias de currículo agem intencionalmente; pensam na formação do ser humano
para uma determinada sociedade. A escolha de um currículo é sempre intencional. Silva (2005) classificou as teorias do
currículo em teorias:
1.tradicionais;
2.críticas;
3.pós-críticas.
Relacione-as adequadamente com as afirmativas apresentadas a seguir.
( ) Enfatizam ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, didática, organização, planejamento, eficiência, objetivos.
( ) Enfatizam identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação
cultural, gênero, raça, sexualidade e multiculturalismo.
( ) Enfatizam ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção,
conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto e resistência.
A sequência está correta em
Acerca da análise sobre a escola pública feita por Anísio Teixeira, na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, em “a
escola pública universal e gratuita" (1956), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Com a chegada da democracia e a consciência da emancipação política, atingida pelo povo brasileiro, deve-se
repensar os problemas de organização e, entre eles, o de educação.
( ) Deve-se reestabelecer o verdadeiro conceito de educação.
( ) Uma das sugestões apresentadas para o fortalecimento de algumas tendências e correção de outras da expansão
educacional é a padronização das escolas, independentemente das suas condições locais.
( ) A escola primária é o fundamento, a base da educação de toda a nação.
( ) A escola primária, visando a formação de hábitos de trabalho, de convivência social, de reflexão intelectual, de
gosto e de consciência, deve e precisa ser de tempo parcial para que as atividades não fiquem extensas.
A sequência está correta em
Segundo Cortella (2011, p.43), que lida com “processos pedagógicos na sua modalidade intencional", é necessário
reforçar a consciência de que valores e conhecimentos são resultantes de uma sucessão de ocorrências existenciais e
não determinações de natureza humana imóvel. Nessa perspectiva, esses processos pedagógicos estão imersos no
tecido social, tendo a responsabilidade de educar para a vida coletiva, devendo ser enfocados e compreendidos
“Considerando a empresa essencialmente como um espaço educativo, estruturado como uma associação de pessoas
em torno de uma atividade com objetivos específicos e, portanto, como um espaço também aprendente, cabe à
pedagogia buscar estratégias e metodologias que garantam uma melhor aprendizagem/apropriação de informações e
conhecimentos." Acerca dessa afirmativa e das atividades de um pedagogo na empresa, analise.
I.Promove a reconstrução de conceitos básicos, como criatividade, espírito de equipe e autonomia emocional e
cognitiva.
II.Ocupa-se basicamente com os conhecimentos, as competências, as habilidades e as atitudes diagnosticadas como
indispensáveis/necessárias à melhoria da produtividade.
III.Qualifica o pessoal da organização, cada um em sua área, seja a administrativa, a operacional, buscando a dedicação
exclusiva a uma só atividade.
IV.Implementa programas de qualificação, difundindo o conhecimento, traçando estratégias e metodologias que
asseguram uma melhor aprendizagem dos funcionários.
Estão corretas as afirmativas
“Partindo do reconhecimento de que o homem não pode ser apreendido como objeto ou produto, já que ao mesmo tempo, é sujeito e produtor das relações sociais, Vygotsky marcou uma etapa diferenciada no estudo da determinação sócio-histórica do psiquismo.” Considerando a afirmativa e a teoria de Vygotsky, analise. I.Define que as origens das formas superiores de comportamento consciente deveriam ser encontradas nas relações sociais que o indivíduo estabelece com o mundo exterior. II.Considera que os processos psicológicos humanos se realizavam inicialmente no social enquanto processos intrapessoais ou intrapsicológicos. III.Define as concepções que consideram que o comportamento social deriva-se do individual. IV.Afirma que o indivíduo sofre influências sociais de forma passiva e que se fundamentam em um conceito de “ambiente” no sentido estrito de um conjunto de circunstâncias ou contingências que, de acordo com suas características, podem ou não fornecer elementos que facilitem o desenvolvimento. Estão corretas as afirmativas
Segundo Luckesi (2011), a prática que caracteriza a aferição do aproveitamento escolar pode ser descrita em três
procedimentos sucessivos: “a medida do aproveitamento escolar, a transformação da medida em nota ou conceito e
a utilização dos resultados identificados".
Não obstante essa constatação, o autor defende que “a avaliação é um mecanismo subsidiário do planejamento e da
execução [...]. Ela só faz sentido na medida em que serve para o diagnóstico da execução e dos resultados que estão
sendo buscados e obtidos. A avaliação é um instrumento auxiliar da melhoria dos resultados". (Luckesi, 2011, p. 150.)
Com base nas informações a respeito da avaliação escolar, é correto afirmar que o professor deverá
O estado da arte sobre formação continuada, feito for Ortega (citado por Gatti e outros, 2001, p. 232), constata que este tipo
de programa só produz efeitos sobre as aprendizagens dos alunos quando combinado com outras variáveis de
contexto e, ainda, que boa parte das condições que dão sustentabilidade às práticas docentes efetivas está fora do
controle dos professores. Diante dessas afirmações, depreende-se que um programa de formação continuada
empreendido por uma instituição dificultará a melhoria da qualidade da educação quando