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Para desenvolver suas atividades em uma empresa, o pedagogo precisa de um entendimento profundo do

comportamento humano no contexto organizacional. Considerando esta premissa, o pedagogo deverá, EXCETO:

Sobre o currículo, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Não é um instrumento neutro, pois passa ideologia, e a escola precisa identificar e desvelar os componentes ideológicos do conhecimento escolar que a classe dominante utiliza para a manutenção de privilégios. ( ) Não pode ser separado do contexto social, uma vez que é historicamente situado e culturalmente determinado. É um instrumento político que se vincula à ideologia, à estrutura social, à cultura e ao poder. ( ) Não é imparcial, é social e culturalmente definido; reflete uma concepção de mundo, de sociedade e de educação, implica relações de poder, sendo o centro da ação educativa. A visão do currículo está associada ao conjunto de atividades intencionalmente desenvolvidas para o processo formativo. ( ) Há várias formas de composição curricular, mas os Parâmetros Curriculares Nacionais indicam que os modelos dominantes na escola brasileira, multidisciplinar e pluridisciplinar, são marcados por uma forte fragmentação, e devem ser substituídos, na medida do possível, por uma perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar. A sequência está correta em

De acordo com Saviani (2010), relacione adequadamente o período às respectivas ideias pedagógicas. (Alguns números

poderão ser usados mais de uma vez.)

1.1º período: entre 1549 e 1759.

2.2º período: entre 1759 e 1932.

3.3º período: entre 1932 e 1969.

4.4º período: entre 1969 e 2001.

( ) Marcado pela configuração da concepção pedagógica produtivista, baseada no pressuposto da neutralidade

científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advoga a

reordenação do processo educativo de maneira que o torne objetivo e operacional.

( ) Expõe os embates desenvolvidos pela Associação Brasileira de Educação (ABE), que culminaram com o Manifesto

dos Pioneiros da Educação Nova.

( ) Encaminhamento do projeto da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) ao Congresso

Nacional, por iniciativa de Clemente Mariani, desencadeando um conflito, ao longo de sua tramitação, entre os

defensores da escola pública e os da escola particular.

( ) O Estado imprime uma forma de organização às escolas buscando obter o máximo de resultados com os recursos

destinados à educação. Para tanto, são mobilizados instrumentos como a “pedagogia da qualidade total" e a

“pedagogia corporativa".

( ) Coexistência entre as vertentes religiosa e leiga da pedagogia tradicional, sendo conhecida como a época

dominada pelas reformas pombalinas da instrução pública.

( ) Monopólio da vertente religiosa da pedagogia tradicional dominado pela pedagogia jesuítica.

A sequência está correta em

Sobre os temas transversais contidos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), marque a alternativa INCORRETA.

O pedagogo, dentro da empresa, tem como objetivo principal auxiliar o desenvolvimento comportamental e

psicológico das pessoas, levando o grupo a se relacionar melhor uns com os outros, aprendendo a respeitar e a

valorizar as ideias de cada um. Acerca desse pressuposto, analise.

I.O desenvolvimento desse trabalho representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de

aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes, assim como

a aquisição de novas habilidades e conhecimentos.

II.Possibilita mudanças no desempenho profissional e motivacional do ser humano, gerando competividade, aumento

do desequilíbrio harmonioso e, consequentemente, uma boa lucratividade.

III.Deve-se trabalhar continuamente a autoestima do grupo, pois é fundamental para que todos estejam em harmonia,

assim os trabalhos fluem com mais facilidade; se um funcionário está com a autoestima baixa, seu rendimento não

será tão satisfatório quanto poderia ser.

Está(ão) correta( s) a( s) afirmativa( s)

Quanto à concepção do Projeto Político-Pedagógico, analise.

I.É um processo democrático de decisões.

II.Preocupa-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as

contradições.

III.Contém opções implícitas na direção da superação de problemas no decorrer do trabalho educativo voltado a uma

realidade específica.

IV.É construído continuamente, pois, enquanto produto é, também, processo, incorpora ambos numa interação

possível.

Estão corretas as afirmativas

A história da humanidade está interligada à história da educação. Considerando a história da educação escolar,

entende-se que a escola surgiu a partir de uma necessidade social. Dessa maneira, afirma-se que a história da

educação não está desvinculada da história do mundo. Acerca dessa assertiva, analise.

I.A educação grega tinha como objetivo principal guiar os educandos, de modo que eles pudessem assumir o controle

da sociedade vigente. Não se ocupava apenas em um conceito particular do homem, mas do desenvolvimento de

todas as suas capacidades físicas, morais e intelectuais.

II.No que tange à educação medieval, sua melhor representatividade, tem-se na era de Quintiliano. Na época deste

imperador, a educação era dividida em três campos. Em primeiro lugar vinha a dialética (as leis do raciocínio), em

segundo, a ética (as leis da justiça) e, em terceiro, a física.

III.A educação romana ficou exclusivamente nas mãos da igreja católica que geria as escolas, organizava o que pode se

chamar de currículo e ministrava os conhecimentos científicos, mas, principalmente, os conceitos morais retirados e

interpretados da doutrina cristã.

IV.A educação, no Renascimento da história humana, denota que o novo método da ciência buscava confirmação nos

fatos da natureza, não havia mais ilusão ou alegoria, e sim a experiência. Enfatizavam-se os aspectos particulares em

lugar das generalidades. Encontra-se, então, o começo do método hipotético da ciência moderna.

Estão corretas as afirmativas

Em “Pedagogia da Autonomia" (2011), Paulo Freire retoma suas preocupações em relação a uma educação libertária e

emancipadora. Ao fazer referência a frases como “a realidade é assim mesmo, que podemos fazer?" ou “o desemprego

no mundo é uma fatalidade do fim do século" expressa bem o fatalismo desta ideologia e sua indiscutível vontade

imobilizadora. Do ponto de vista de tal ideologia, só há uma saída para a prática educativa: adaptar o educando a esta

realidade que não pode ser mudada. O que se precisa, por isso mesmo, é treino técnico indispensável à adaptação do

educando, à sua sobrevivência; Paulo Freire reafirma que o propósito da educação é outro. Segundo o autor, o

propósito da educação se expressa em várias ações docentes, EXCETO:

Saviani, citado por Silva (2004, p. 63), cumpriu importante papel nos debates no interior do campo crítico do currículo.

Para Saviani, em seus questionamentos e propostas no interior do campo do currículo, é correto afirmar que

“As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do

reconhecimento da evolução cognitiva do homem, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e

o novo conhecimento." Considerando essa afirmação, relacione as teorias citadas às suas características.

1.Teoria epistemologia genética de Piaget.

2.Teoria construtivista de Bruner.

3.Teoria sociocultural de Vygotsky.

4.Teoria do aprendizado experimental de C. Rogers.

5.Teoria das inteligências múltiplas de Gardner.

( ) O ponto central desta teoria é a estrutura cognitiva do sujeito. As estruturas cognitivas mudam através dos

processos de adaptação: assimilação e acomodação.

( ) O interesse e a motivação são essenciais para o aprendizado bem sucedido. Enfatiza a importância do aspecto

interacional do aprendizado. O professor e o aluno aparecem como os corresponsáveis pela aprendizagem.

( ) O desenvolvimento cognitivo é limitado a um determinado potencial para cada intervalo de idade (ZPD); o

indivíduo deve estar inserido em um grupo social e aprende o que seu grupo produz; e, o conhecimento surge

primeiro no grupo, para só depois ser interiorizado. A aprendizagem ocorre no relacionamento do aluno com o

professor e com outros alunos.

( ) O aprendizado é um processo ativo, baseado em seus conhecimentos prévios e os que estão sendo estudados. O

aprendiz filtra e transforma a nova informação, infere hipóteses e toma decisões. O aprendiz é participante ativo

no processo de aquisição de conhecimento. A instrução está relacionada a contextos e experiências pessoais.

( ) No processo de ensino, deve-se procurar identificar as inteligências mais marcantes em cada aprendiz e tentar

explorá-las para atingir o objetivo final, que é o aprendizado de determinado conteúdo.

A sequência está correta em

A abordagem do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como organização do trabalho na instituição como um todo está

fundada nos princípios que deverão nortear a escola democrática, pública e gratuita. São princípios norteadores do

PPP, EXCETO:

Moreira (ibid) discute o diálogo a partir de uma perspectiva contrastiva entre entrevistados e dois autores – Burbules

(1993) e Ellsworth (1989), conforme os seguintes excertos:

“Para nossos entrevistados, em síntese, o diálogo é visto como instrumento de ensino, de mediação entre grupos

distintos, de democratização da escola e da sociedade, de criação de consensos culturais e cognitivos, de eliminação de

barreiras entre as diferenças." (Moreira, 2002, p.30.)

“Burbules (1993) convida os professores a refletirem sobre seus desempenhos docentes e a avaliarem quando e como o

emprego do diálogo pode aprimorá-los." (Moreira, 2002, p.31.)

“Já Elizabeth Ellsworth (1989), em sua experiência docente na Universidade de Wisconsin, concluiu que a sala de aula não

constitui ambiente seguro e propício à ocorrência do diálogo e ao desenvolvimento de relações democráticas."

(Moreira, 2002, p.32.)

Na discussão do tema, não obstante as diferenças ilustradas pelos excertos, Moreira (ibid) subscreve um diálogo com

potencial para superar essas limitações. Esse diálogo caracteriza-se por sua natureza

Para Freitas (2007, p. 973), “as novas formas de exclusão atuam agora por dentro da escola fundamental. Adiam a

eliminação do aluno e internalizam o processo de exclusão". Dentre essas formas de exclusão, pode-se destacar a

concepção e os procedimentos avaliativos, utilizados no interior das salas de aula de escolas que atendem a maioria

da população. Uma concepção de avaliação, e respectivos procedimentos avaliativos, que estão a favor da inclusão

efetiva dos estudantes no interior da escola por auxiliá-los no sucesso escolar, é a que

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (Lei nº 9394/1996) e o que determina o art. 39, a educação profissional e

tecnológica, no cumprimento dos objetivos da educação nacional, integra-se aos diferentes níveis e modalidades de

educação e às dimensões do trabalho, da ciência e da tecnologia e abrangerá os seguintes cursos:

I.formação inicial e continuada ou qualificação profissional;

II.educação profissional técnica de nível médio;

III.educação profissional tecnológica de graduação e pós-graduação;

IV.educação profissional de nível fundamental ou qualificação superior.

Estão corretas as afirmativas

À medida que as pessoas amadurecem, sofrem transformações, acumulam experiências de vida que irão fundamentar

o substrato de seu aprendizado, direcionam seus interesses para o desenvolvimento das habilidades que utiliza em

seu papel social, esperando uma imediata aplicação prática do que aprendem. Dessa forma, pode se considerar a

andragogia como uma forma sequencial do modo de aprender do que como uma teoria, segundo Kaufmann (2000),

pois ela oferece, quando muito, as diretrizes de aprendizagem para pessoas que tenham tendência à autonomia e à

autoinstrução. Sobre a andragogia, marque a afirmativa INCORRETA.

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