Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 10 de 10 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 10
Questões por página:
Q658364

No centro do infográfico, vemos a imagem de uma mão espalmada com a expressão “Transfobia mata!".

O ponto de exclamação utilizado nessa expressão tem o objetivo de reforçar a:

Carregando...
Q658357

O “apelo à maioria" é o argumento construído a partir de um suposto acordo de grande número de pessoas a uma ideia ou percepção, que tenha a pretensão de torná-la verdadeira ou indiscutível.

Assinale a alternativa que apresenta o uso do argumento “apelo à maioria".

Carregando...
Q658356

São argumentos, usados pelo autor do Texto 1, para a defesa da tese da permissão da inclusão de jogadoras trans nos torneios femininos de voleibol, EXCETO:

Carregando...
Q658363

A partir da leitura do infográfico, é CORRETO afirmar que:

Carregando...
Q658362

Comparando-se os Textos 1 e 2, analise as afirmativas a seguir:

I. Ambos os articulistas concordam que aspectos genéticos influenciam o desempenho atlético de jogadores de voleibol e devem ser levados em consideração quando se discute a inclusão de atletas transgênero em ligas desportivas femininas.

II. O articulista do Texto 2 evita abordar o assunto do ponto de vista biológico, optando por uma argumentação de cunho moral, que considera que a presença de uma atleta transgênero na liga feminina fere as tradições do voleibol brasileiro.

III. O articulista do Texto 1 parte da constatação de que há diferença biológica entre os gêneros, mas defende que é possível reduzi-la por meio de tratamento adequado, o que o leva a concluir pela defesa da inclusão de atletas transgêneros em ligas femininas.

IV. O articulista do Texto 2 dedica-se somente a uma argumentação demonstrativa baseada em exposição objetiva de fatos científicos, sem a pretensão de produzir convencimento ou de defender ações práticas.

Estão CORRETAS as afirmativas.

Carregando...
Q658355

O termo, destacado em “São evidentes as diferenças biológicas nos corpos de homens e mulheres.", [TEXTO 1, P1], exerce a função sintática de sujeito da oração.

Essa função sintática SÓ se repete no termo destacado em:

Carregando...
Q658359

Assinale a alternativa em que o vocábulo “que" funciona como pronome relativo.

Carregando...
Q658361

Sobre o Texto 2, é CORRETO afirmar que o autor:

Carregando...
Q658360

Uma falácia é um argumento falso, inconsistente ou inválido do ponto de vista lógico, mas que pode ser persuasivo no interior de um discurso. A falácia ladeira escorregadia consiste em empregar uma linha de raciocínio que parte de uma premissa que se deseja rejeitar, obtendo conclusões extremas e indesejáveis.

Assinale a alternativa em que a falácia da ladeira escorregadia ESTÁ sendo empregada.

Carregando...
Q658358

Analise as afirmativas sobre à construção de estratégias argumentativas no Texto 1 e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) A argumentação probabilística é relevante para se pensar em alternativas quanto à presença de atletas transgênero no esporte especializado, uma vez que ela parte de dados empíricos e estatísticos.

( ) A explicitação do lugar de fala do articulista, no primeiro parágrafo, confere autoridade e legitimidade ao que vai ser dito, pois ele se coloca como especialista no assunto.

( ) O uso de argumentos oriundos da medicina e da biologia é uma importante estratégia usada pelo articulista, visando a convencer os leitores de sua posição, a partir de uma perspectiva com pretensão científica.

( ) O uso de perguntas retóricas, no sexto parágrafo, sugere a necessidade de expandir a reflexão desde o domínio biológico para os campos moral e social, incluindo no debate sobre a competitividade as questões acerca da discriminação e da inclusão de pessoas trans.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) A
  • 4) A
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) C
  • 8) B
  • 9) B
  • 10) D
  •  
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282