Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 15 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

De acordo com a Resolução CEB nº 02/1998 a base comum nacional e a parte diversificada deverão integrar-se em torno do paradigma curricular, que visam estabelecer a relação entre a educação fundamental e a vida cidadã articuladas por meio dos seguintes aspectos, EXCETO:

Para orientar as práticas educacionais em nosso país, respeitando as variedades curriculares já existentes em Estados e Municípios, ou em processo de elaboração, a Câmara de Educação Básica (CEB) do Conselho Nacional de Educação (CNE) em seu parecer nº 04/1998 estabelece as seguintes Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental, EXCETO:

Muitas são as discussões atuais sobre o sentido da escolarização, os desafios que enfrentam os sistemas de ensino, a problemática cotidiana da educação escolar, particularmente para o ensino fundamental e médio. Basta ler os jornais diários de ampla circulação e/ou assistir os jornais televisivos para constatar a pluralidade de questões que atravessam hoje a dinâmica escolar.

Sobre os motivos pelo qual a escola encontra-se na ordem do dia, assinale V para os motivos verdadeiros e F para os falsos.

( ) Função social da escola.

( ) Gestão educacional.

( ) Sistemas de medição no plano internacional e nacional.

( ) Formação e condições de trabalho de professores.

( ) Manifestações de violência e bullying na escola.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

De acordo com Castro (2009), são princípios para uma proposta de interação escola-família, solução encontrada para tratar a equidade dos alunos, EXCETO:

Sobre o direito à educação e o dever de educar previstos na LDB/1996, assinale a alternativa INCORRETA.

Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O termo “currículo" assume vários significados em diferentes contextos da pedagogia.

( ) O termo “parâmetro" visa comunicar a ideia de que, ao mesmo tempo em que se pressupõem e se respeitam as diversidades regionais, culturais, políticas, existentes no país, se constroem referências nacionais que possam dizer quais os “pontos comuns" que caracterizam o fenômeno educativo em todas as regiões brasileiras.

( ) De acordo com os PCN, currículo pode significar também a expressão de princípios e metas do projeto educativo, que precisam ser flexíveis para promover discussões e reelaborações quando realizado em sala de aula, pois é o professor que traduz os princípios elencados em prática didática.

( ) A abrangência nacional dos Parâmetros Curriculares Nacionais visa criar condições nas escolas para que se discutam formas de garantir, a toda criança ou jovem brasileiro, o acesso ao conjunto de conhecimentos socialmente elaborados e reconhecidos como necessários para o exercício da cidadania, para deles poder usufruir.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Sobre os mecanismos de avaliação do ensino no Brasil, assinale a alternativa INCORRETA.

Sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para o ensino fundamental de 9 (nove) estabelecidas pelos dispostos na CNE/CEB nº 07/2010, é INCORRETO afirmar que:

Considerando a CNE/CEB nº 4/2010, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I- As etapas e as modalidades do processo de escolarização estruturam-se de modo orgânico, sequencial e articulado, de maneira complexa.

EMBORA

II- Permaneçam individualizadas ao logo do percurso do estudante, apesar das mudanças por que passam.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA.

A didática foi instituída no século XVI como ciência reguladora do ensino. A partir do significado atribuído à didática no campo educacional, é comum ouvir que o professor x ou y é um bom professor porque tem didática. Nos dias atuais, a definição de didática ganhou contornos mais amplos e deve ser compreendida enquanto um campo de estudo que discute as questões que envolvem os processos de ensino.

Nesse sentido, sobre a didática, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Se propõe como princípios, forma e diretrizes que são comuns ao ensino de algumas áreas de conhecimento, buscando compreender a relação que estabelece entre professores, alunos e matéria a ser ensinada.

( ) É o ramo da ciência pedagógica voltada para a formação do aluno em função de finalidades educativas e que tem como objeto de estudo os processos de ensino e aprendizagem.

( ) Trata das relações que se estabelecem entre o ato de ensinar do professor e o ato de aprender do aluno.

( ) É o ramo da ciência pedagógica que aborda o ensino ou a arte de ensinar como um trabalho de mediação de ações pré-definidas destinadas à aprendizagem, criando condições e estratégias que assegurem a construção do conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

“Entende-se por _________ natural a comunidade formada pelos _______ ou qualquer deles e seus ______________. Entende-se por ________ extensa ou _________ aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por ___________ próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade".

Assinale a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas.

De acordo com a Lei nº 9.394/1996, que dispõe sobre as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, no que tange as responsabilidades da organização da educação no país, assinale F no que for de responsabilidade Federal, E de Estadual e M de Municipal.

( ) Coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação.

( ) Assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino.

( ) Assegurar o ensino fundamental e oferecer, com prioridade, o ensino médio a todos que o demandarem.

( ) Oferecer a educação infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental, permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

Sobre as vantagens de se trabalhar com projetos didáticos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Conscientizar os alunos da necessidade de não faltar a aula.

( ) Permitir a interdisciplinaridade de forma mais flexível.

( ) Transformar o professor em pesquisador de seu próprio trabalho.

( ) Produzir atividades novas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

A imagem a seguir representa uma charge sobre a resistência do docente às novas tecnologias.

São aspectos que motivam a resistência dos docentes às novas tecnologias, EXCETO:

Sobre o Projeto Pedagógico relacione a COLUNA I que apresenta os itens que o compõe com a COLUNA II, que esclarece para que deve ser utilizado.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282