Carregando...
Ir para o conteúdo principal
Aprova Questões
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Use os filtros abaixo para tornar a sua busca ainda mais específica. Você não precisa preencher todos os campos, apenas os que desejar.

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.
Carregando...
Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:
Carregando...

Carregando...

Carregando...
Exibindo questões de 7 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros

Sabendo-se que a massa molar do ouro (Au) é 197 g mol-1 (gramas por mol), calcule a massa em gramas (g) de 1 átomo desse elemento e assinale a alternativa correta. Utilize o número de Avogadro como sendo 6 x 1023.

Carregando...

A água é um elemento químico muito abundante e comum, essencial para a vida, tanto na composição corporal dos seres vivos quanto na importância climática em nível planetário. Sabe-se que a molécula de água é formada por duas ligações covalentes entre os átomos de oxigênio e hidrogênio, porém não percebemos suas características incomuns (também chamadas de anômalas). Dentre as características da água apresentadas a seguir, analise as proposições atribuindo valores Verdadeiro V ou Falso F.

( ) A molécula de água é formada por duas ligações covalentes em um ângulo de aproximadamente 105 o com o hidrogênio, apresentando assim uma polaridade. E pela existência dessa polaridade, a moléculas de água diferentes são capazes de formar as ligações de hidrogênio.

( ) A formação de ligações de hidrogênio são responsáveis pela alta temperatura de ebulição, se comparado com elementos de seu grupo (ou família), como por exemplo o H2S.

( ) A água se torna menos densa quando congela.

( ) O calor específico da água é baixo, para que ocorra os ciclos hidrológicos na Terra

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:

Carregando...

Os átomos, muitas vezes não são quimicamente estáveis, necessitando combinar-se com outros átomos para fazer ligações. Essas ligações modificam suas configurações eletrônicas. Analise as alternativas e marque a que contenha respectivamente somente ligação iônica e somente ligação covalente:

Carregando...

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. Um dos problemas ambientais ocorridos nas grandes cidades é o lançamento de CO2 pela queima de combustíveis fósseis nos automóveis. O correto balanceamento para a reação da queima da gasolina, segundo a reação____C8H18+___ O2 → CO2___ + H2O é:

Carregando...

Quando observada uma molécula de H2, por exemplo, sabe-se que os dois elétrons dessa molécula estão igualmente compartilhados entre os dois átomos, formando ligações do tipo não-polares, ou apolares. Porém, moléculas com diferentes ligantes possuem comportamento diferenciado. Analise as afirmações a seguir:

I. Átomos de dois elementos diferentes podem possuir afinidades iguais por elétrons.

II. A ligação H - Cl possui carga parcial negativa no átomo de cloro.

III. Espera-se que a molécula de HF tenha uma maior polaridade que a molécula de HCl.

IV. Em ligações do tipo covalente pura, há uma completa transferência de elétrons de um átomo para outro.

Assinale a alternativa que contém as afirmações verdadeiras:

Carregando...

A água para abastecimento urbano deve passar por processos de tratamento para que se torne potável e livre de patógenos que podem fazer a população adoecer e levar a um sério problema de saúde público. As alternativas a seguir apresentam diferentes operações unitárias utilizadas para tratamento da água, assinale a alternativa incorreta sobre a propriedade química do contaminante e o tipo de processo de tratamento.

Carregando...

O Brasil é um dos maiores produtores de minério de ferro mundial, com reservas estimadas em 29 bilhões de toneladas. O processo de beneficiamento do minério até a obtenção do ferro gusa ou aço é chamado processo siderúrgico, sua obtenção ocorre através de algumas etapas. Analise as proposições indicadas a seguir atribuindo valores Verdadeiro V ou Falso F a elas:

( ) O minério de ferro para obtenção de aço a partir de processos siderúrgicos são obtidos em seus formatos oxidados, na forma de hematita (Fe2O3), Limonita (Fe2O3.H2O), Pirita (FeS2), entre outros.

( ) A redução do ferro é feita com a ajuda de elementos fundentes, como o calcário. Esse calcário reage com o minério para redução do número de oxidação do ferro. O calcário também fornece o carbono parte da composição final do ferro gusa.

( ) O ferro-gusa produzido possui um teor de carbono que varia entre 2 e 5%. Para obtenção de aço é necessário outra etapa, que é a descarbonização do ferro gusa em altos-fornos.

( ) O processo de laminação é feito a frio, para que não se diminua a resistência do aço produzido. A trefilação é feita a quente, para facilitar a formação dos fios.

Assinale a alternativa que apresenta, de cima para baixo, a sequência correta:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) D
  • 3) C
  • 4) A
  • 5) C
  • 6) C
  • 7) D
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282