Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 15 de 35 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 15
Questões por página:
Q607638

O termo resolução em sensoriamento remoto se desdobra em diferentes (e independentes) parâmetros. Com base no termo resolução em sensoriamento remoto, indique a alternativa correta.

Carregando...
Q607640

O mapa é um tipo de representação cartográfica que retrata fenômenos em um determinado espaço geográfico. Analise o mapa temático abaixo, que representa o índice de Gini da terra e os biomas presentes no estado do Mato Grosso.

Com relação à representação cartográfica acima, assinale a afirmativa incorreta.

Carregando...
Q607645

Observe a figura a seguir:

As regiões “A" e “B" tornaram-se independentes da China no início do século XX, mas foram reincorporadas ao território chinês após a revolução socialista de 1949. Ambas as regiões estão em conflito com o governo de Pequim: “A" pela independência total e “B" pela autonomia.

Assinale a alternativa correta que correspondem as regiões A e B, respectivamente:

Carregando...
Q607652

É possível identificar vários municípios brasileiros cuja intensificação da urbanização se deve diretamente à consecução e à expansão do agronegócio globalizado (ELIAS, 2007).

Sobre a relação entre agricultura e urbanização, analise as afirmativas abaixo:

I. Nessas cidades, realiza-se parte da materialização das condições gerais de reprodução do capital do agronegócio globalizado, quando elas passam a exercer novas funções e a compor importantes nós das redes agroindustriais.

II. As demandas das produções agrícolas e agroindustriais intensivas têm o poder de adaptar as cidades próximas as suas principais exigências, em virtude de fornecerem a grande maioria dos aportes técnicos, financeiros, jurídicos, de mão de obra e de todos os demais produtos e serviços necessários para a sua realização.

Sobre as duas afirmativas, é correto afirmar que:

Carregando...
Q607657

“A água na superfície terrestre e abaixo dela circula entre os diversos reservatórios: dos oceanos, da atmosfera e dos continentes. O movimento cíclico da água – do oceano para a atmosfera pela evaporação, de volta para a superfície por meio da chuva e, então, para os rios e aquíferos por meio do escoamento superficial, retomando aos oceanos – é o ciclo hidrológico".

COLERIDGE, S. T. O ciclo hidrológico e a água subtereênea. In.: PRESS, F.; SILVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a terra – 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Com relação ao ciclo hidrológico e à dinâmica da água nos continentes, assinale a afirmativa incorreta:

Carregando...
Q607664

“A partir dos anos 70, impõem-se um movimento de desconcentração da produção industrial, uma das manifestações do desdobramento da divisão territorial do trabalho no Brasil".

Fonte: SANTOS, Milton; Maria Laura, SILVEIRA. O Brasil Território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:

I. A produção industrial torna-se mais complexa, estendendo-se sobretudo para novas áreas do Sul e para alguns pontos do Centro-Oeste, do Nordeste e do Norte. Paralelamente, as áreas industriais já consolidadas ganham dinamismos diferentes dos que defiram a industrialização em períodos anteriores.

II. As mudanças de localização de atividades industriais são às vezes precedidas de uma acirrada competição entre Estados e municípios pela instalação de novas fábricas, e mesmo, pela transferência das já existentes. A indústria de automóvel e das peças é emblemática de tal situação.

III. Considerando as sedes das quinhentas empresas líderes, verifica-se entre meados da década de 70 e final da década de 90, uma queda relativa dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro, em favor de um aumento da participação de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Bahia. Aqui, trata-se menos de deslocalização dos escritórios das grandes empresas e mais de uma hierarquização dessas firmas em função das vendas.

Estão corretas as afirmativas:

Carregando...
Q607669

“Cada mapa possui um objetivo específico, de acordo com os propósitos de sua elaboração, por isso, existem diferentes tipos de mapas. O mapa temático deve cumprir sua função, ou seja, dizer o quê, onde e, como ocorre determinado fenômeno geográfico, utilizando símbolos gráficos (signos) especialmente planejados para facilitar a compreensão de diferenças, semelhanças e possibilitar a visualização de correlações pelo usuário".

ARCHELA, R. S.; THÉRY, H. Orientação metodológica para construção e leitura de mapas temáticos. Confins, n. 3, 2008.

Indique a alternativa que interpreta corretamente a informação apresentada no mapa temático acima.

Carregando...
Q607637

“A teoria via o ser humano a partir do ponto de vista biológico (não social) e que, portanto, não poderia ser visto fora das relações de causa e efeito que determinam as condições de vida no meio ambiente. A essa concepção deu-se o nome de Determinismo geográfico, em que o homem seria produto do meio, ou seja, as condições naturais é que determinam a vida em sociedade. O homem seria escravo do seu próprio espaço".

Fonte: BRASIL ESCOLA. Disponível em: http://brasilescola.uol.com.br/ geografa/. Acesso em: 6 ago. 2017.

O texto acima trata do determinismo geográfico, teoria criada no século XVII. Assinale a alternativa que cita corretamente o pai da teoria determinista.

Carregando...
Q607644

O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) visa à formação de mercado comum entre seus Estados Partes. De acordo com o art. 1º do Tratado de Assunção, faz parte dos objetivos e princípios desse bloco econômico regional, exceto:

Carregando...
Q607649

No Brasil, a expansão industrial e a modernização do campo geraram grandes complexos agroindustriais, sobre os quais se afirma que:

I. A nova conexão entre a agricultura e a indústria, tira o poder dos grupos rurais de atuarem isoladamente, além de exigir uma maior participação do Estado como capitalista financeiro. A relação básica ocorre via capital dos grupos rurais, do Estado e de grandes grupos internacionais, que geralmente incorporam outras atividades, além do agrícola.

II. Trata-se da articulação da agricultura, por um lado, com a indústria produtora de insumos e bens de capital agrícola, e por outro lado, com a indústria processadora de produtos agrícolas, a agroindústria. A reprodução ampliada da agricultura passa a depender cada vez menos dos recursos naturais e mais dos meios de produção gerados por um setor especializado da indústria.

III. É característica do complexo agroindustrial brasileiro: um dado padrão de desenvolvimento tecnológico, que tem por referência os princípios da Revolução Verde; a desinserção da agricultura brasileira no mercado internacional, marcado pelo aumento da participação, na pauta de exportações, de produtos agrícolas elaborados; ausência da atuação do Estado como regulador financeiro na economia.

Assinale a alternativa correta.

Carregando...
Q607651

A charge abaixo ilustra uma crítica às inovações tecnológicas na agricultura brasileira, que ocorreram em torno da década de 1970.

Relacionando a charge às novas técnicas e tecnologias implementadas na agricultura brasileira em torno de 1970, indique a alternativa correta:

Carregando...
Q607656

“As águas superficiais constituem parte da riqueza dos recursos hídricos de um país. No caso brasileiro, país de extensão continental, a rede fluvial é importante recurso natural, contando em seu território com a maior bacia fluvial do mundo em extensão e em volume de água".

CUNHA, S. B. Bacias hidrográficas. In.: CUNHA, S. B.; GUERRA, A. J. T. (orgs.) Geomorfologia do Brasil – 8ª ed.. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2012.

Assinale a alternativa correta, considerando as bacias hidrográficas brasileiras:

Carregando...
Q607663

A ideia para formação do BRICS iniciou se com a publicação de um artigo por parte do economista americano Jim O'Neill em 2001 que na época era chefe do Goldman Sach. Neste artigo ele citava de acordo com estudos realizados e progressões estimadas, quais países do mundo demonstravam melhores potencias de crescimento e desenvolvimento para serem investidos e cogitou a criação do bloco por parte destes para que se ajudassem mutuamente. A sigla “BRICs" referente ao grupo de países Brasil Rússia, Índia e China, foi criado pelo economista Jim O'Neill, este “s" era apenas para dar sentido de plural, e posteriormente foi agregado o “S" de África do Sul (que do inglês é South Africa).

Sobre o BRICS assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q607668

O Estado do Mato Grosso contava com apenas 38 municípios – quando da divisão do estado em 1977. Esse número salta para 53 no final desta década e, no encerramento de 1980, já são 96 municípios. Atualmente são catalogados 141 municípios. Sobre o crescimento dos municípios que compõem o Estado do Mato Grosso, assinale a alternativa correta:

Carregando...
Q607670

“Trabalhar a ciência geográfica no ambiente escolar permite desenvolver conceitos de investigação que estão inseridos no ato de planejar. É importante a reflexão sobre o ato de planejar, bem como sobre o resultado disso, pois serve, principalmente, para facilitar os procedimentos metodológicos em sala de aula". (Adaptado).

Fonte: LOPES, J. S. F. Metodologia do Ensino de História e Geografa – professor-pesquisador em educação geográfica. Curitiba: Editora InterSaberes, 2012.

Com relação a esse processo de construção do conhecimento, atribua valores Verdadeiro ( V ) ou Falso ( F ) para as afirmativas a seguir.

( ) Em função do ato de planejar deve haver a idealização das atividades. E para conseguir um resultado no processo avaliativo deve-se trabalhar com as situações que vão surgindo na sala de aula e adaptando-as. Deve-se, ainda, aproveitar para instigar os alunos com a finalidade de conhecimento;

( ) É importante utilizar procedimentos e operações que possibilitem a explicação e interpretação dos fenômenos por meio da experimentação, ou pela observação, mas que deem suporte aos princípios da generalização que sejam suportados por leis ou sirvam de base a comparativos de análises.

( ) No sentido de dar sequência às atividades, deve-se trabalhar com hipóteses, para exercitar a utilização do método científico e a sua aplicabilidade no universo conhecido, trazendo para a pesquisa as particularidades do ambiente dos alunos.

( ) Quando surgirem novas realidades e questionamentos, deve-se trabalha-los dentro do que já existe quanto metodologia científica para a formulação de conceitos e organização de ideias, postulados e questionamentos.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.

Carregando...
GABARITO:

  • 1) B
  • 2) B
  • 3) C
  • 4) D
  • 5) E
  • 6) E
  • 7) C
  • 8) C
  • 9) B
  • 10) D
  • 11) C
  • 12) A
  • 13) B
  • 14) B
  • 15) E
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282