Carregando...
Ir para o conteúdo principal

Questões de concursos

Confira várias questões de diferentes concursos públicos e responda as perguntas para testar o seu conhecimento.


Minhas questões:

Questões com:

Excluir questões:


Carregando...
Carregando...
Carregando...

Carregando...

Exibindo 1 a 9 de 9 questões.

Salvar em Meus Filtros
Imprimir página - Exibindo 1 a 9
Questões por página:
Q549917

Qualquer ser humano, animal, planta, solo, ou outra matéria inanimada, em que vive e se multiplica um agente infeccioso e do qual esse depende para sobreviver e reproduzir-se de modo que possa ser transmitido para um potencial hospedeiro suscetível, é denominado reservatório. Dentre as doenças listadas abaixo, assinale a alternativa que apresenta a doença em que apenas o ser humano é reservatório:

Carregando...
Q549923

O Sistema de Informação que é utilizado em Vigilãncia em Saúde que, dentre outros, é utilizado para o acompanhamento e investigação de casos de doenças (por ex. aids, hepatites virais, etc.), controlando o registro e o processamento desses dados em todo o território nacional, denomina-se:

Carregando...
Q549916

Em epidemiologia as doenças são classificadas de acordo com seu reservatório. As doenças em que as transmissões são restritas apenas entre os seres humanos, denominam-se:

Carregando...
Q549922

Dentre os indicadores de saúde utilizados para avaliar as condições de saúde populacional, os indicadores que são utilizados para avaliar as taxas de ocorrência e o comportamento das doenças e seus agravos a uma população exposta, denominam-se:

Carregando...
Q549915

Em epidemiologia, são atribuídos conceitos sobre as propriedades que um agente patogênico possui para produzir determinada infecção ou doença. Dentre esses conceitos, o que diz respeito a capacidade de invasão e multiplicação de um agente patogênico no hospedeiro, denomina-se:

Carregando...
Q549919

A dengue é uma doença ocasionada por um Arbovírus do gênero Flavivirus, que é transmitido ao homem através da picada de mosquitos do gênero Aedes, sendo a espécie Aedes aegypti a mais importante na transmissão da doença nas Américas. No Brasil há referências de epidemias desde o século XIX. Desde então, a dengue vem ocorrendo de forma continuada, intercalando-se com a ocorrência de epidemias, ocasionando um dos principais problemas de saúde pública. Sobre a epidemiologia da Dengue, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta:
I A larvas do mosquito Aedes aegypti se desenvolvem somente em água limpa sem nenhuma matéria orgânica, tornando-se importante eliminar qualquer reservatório de água limpa para romper seu ciclo reprodutivo.
II. No combate a proliferação do Aedes aegypti, o ato de secar os reservatórios de água parada por si só não elimina a possibilidade de sua reprodução, faz-se necessário também realizar a limpeza adequada desses reservatórios, pois os ovos do mosquito podem sobreviver por um determinado período sem a presença de água.
III A Dengue possui um padrão sazonal de incidência que coincide com o verão, devido a maior ocorrência de chuva e aumento de temperatura nesta estação.
IV. As fêmeas do Aedes aegypti fazem a postura dos ovos nas paredes internas dos depósitos que servem como criadouros, próximos à linha d'água, mas não diretamente sobre água. Estão corretas:

Carregando...
Q549921

O larvicida biológico que vem sendo utilizado no combate às larvas do mosquito Aedes aegypti em alguns municípios brasileiros é produzido através da bactéria:

Carregando...
Q549920

Além da Dengue, o mosquito Aedes aegypti também é responsável por transmitir: Analise as alternativas e assinale a INCORRETA.

Carregando...
Q549918

Dentre as doenças ocasionadas por veiculação hídrica (transmitidas por água contaminada) estão, EXCETO:

Carregando...
GABARITO:

  • 1) C
  • 2) A
  • 3) B
  • 4) B
  • 5) A
  • 6) B
  • 7) A
  • 8) C
  • 9) B
  •  
© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282